Significado do nome Maitê

|

Muita gente me pergunta o significado do nome Maitê já que esse nome não consta na maioria dos dicionários de nomes e também por se tratar de um diminutivo de Maria Teresa, o que em alguns lugares não é visto como nome, mas sim um apelido.

Pelas minhas pesquisas, o nome Maitê tem origem na Vasconia região da Espanha e França, onde o seu dialeto é o Vasco ou Basco. O vascunse é a única língua pré-romana que possui vigência na atualidade. É falado em algumas províncias espanholas: Vizcaya e Guipúzcoa.

Em Vasco se utiliza o nome Maitê como variante de Encarnación. Seu significado em vasco é "amada". Então Maitê em vasco significa: amada.

Mas também gosto da união de Maria Teresa, como se um único nome pudesse reunir as qualidades desses dois lindos nomes: Maria – hebraico: senhora, soberana-  é o nome de grandes mulheres e Teresa é a união de duas palavras gregas: Tereo - guardar, vigiar, observar e Téresis - vigilância, precaução, prudência, observação.

Maitê, a nossa amada, senhora de nossos corações, te guardamos e vigiamos para que se torne uma grande mulher.


É isso. Estou em contagem regressiva para o quarto aniversário dessa "pimentinha" ou "pinga-fogo" apelido novo que ganhou de uma senhora muito simpática, que conhecemos nesse início de ano em Gramado.


10 comentários:

  1. Ah eu acho o nome Maitê um nome LINDO e ainda nem sabia o significado. Agora que eu descobri acho mais lindo, kkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tem um significado muito bonito :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu amo este nome, lindo e simples. 4 anos já, nosssaaa como voa o tempo.
    Amigaaaaa, como foi Gramado? aonde vcs foram, viram a programação de Natal? escreve sobre isto!!!
    Bom retorno de férias viu? amei a receita abaixo...vou tentar fazer, hehehehe
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Ola querida,minha Maithe tem 15 dias de vida e o nome eu escolhi 15 meses antes dela nascer quando vi uma linda menininha com esse nome no shopping;Diversas vezes pensei em mudar pq odiava a cara que as pessoas faziam quando eu respondia como seria o nome dela,as pessoas tem mania de torcer o nariz para o novo,preferem seguir tendências ou optar pelos nomes corriqueiros,mas mantive minha escolha e pretendo afastar o quanto puder apelidos como May ou Tete,aff...Será que consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle! O nome da minha filha também é Maitê que está com 6 anos!!! Sua história é beeeeem parecida com a minha!!! Quando engravidei pensei nesse nome, só que ninguém gostava. Nem minha família nem a família do meu esposo. Minha mãe não gostava de jeito nenhum!!!!!! Ela sempre dizia: vão chamar a menina de Tetê. Aí eu respondia: EU MOSTRO A SENHORA QUE NÃO VÃO! Aí toda hora vinha uma pessoa e dizia: coloca marcela, maria eduarda etc. Enfim, coloquei esse nome mesmo e nunca a chamei de Tetê. Na escola dela sempre a chamo de Maitê e como os coleguinhas dela escutam, então a chamam de Maitê também. Quem colocam apelido nos filhos na realidade são os pais. Se as pessoas de fora escutam os pais chamando os filhos por apelido, automaticamente passaram a chamar a pessoa pelo apelido!!! Então, os segredo é chamar o filho pelo nome!!!!

      Excluir
    2. Oi Danielle! O nome da minha filha também é Maitê que está com 6 anos!!! Sua história é beeeeem parecida com a minha!!! Quando engravidei pensei nesse nome, só que ninguém gostava. Nem minha família nem a família do meu esposo. Minha mãe não gostava de jeito nenhum!!!!!! Ela sempre dizia: vão chamar a menina de Tetê. Aí eu respondia: EU MOSTRO A SENHORA QUE NÃO VÃO! Aí toda hora vinha uma pessoa e dizia: coloca marcela, maria eduarda etc. Enfim, coloquei esse nome mesmo e nunca a chamei de Tetê. Na escola dela sempre a chamo de Maitê e como os coleguinhas dela escutam, então a chamam de Maitê também. Quem colocam apelido nos filhos na realidade são os pais. Se as pessoas de fora escutam os pais chamando os filhos por apelido, automaticamente passaram a chamar a pessoa pelo apelido!!! Então, os segredo é chamar o filho pelo nome!!!!

      Excluir
  5. Lindo, será o nome da minha filha, escolhi vendo uma mãe conversando com sua filha quando ela chegara da escola, mãe disse assim : " Filha, você brincou hoje com a Sabrina e a Maitê?" Achei tão lindo a pronúncia, e é simples e diferente, como eu gosto. Ainda tem outra coisa,eu AMO de paixão o nome Maria Teresa, era o nome da minha boneca, mas meu namorado não gosta do nome, achei o máximo que Maitê seja a abreviação de Maria Teresa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Danielle! O nome da minha filha também é Maitê que está com 6 anos!!! Sua história é beeeeem parecida com a minha!!! Quando engravidei pensei nesse nome, só que ninguém gostava. Nem minha família nem a família do meu esposo. Minha mãe não gostava de jeito nenhum!!!!!! Ela sempre dizia: vão chamar a menina de Tetê. Aí eu respondia: EU MOSTRO A SENHORA QUE NÃO VÃO! Aí toda hora vinha uma pessoa e dizia: coloca marcela, maria eduarda etc. Enfim, coloquei esse nome mesmo e nunca a chamei de Tetê. Na escola dela sempre a chamo de Maitê e como os coleguinhas dela escutam, então a chamam de Maitê também. Quem colocam apelido nos filhos na realidade são os pais. Se as pessoas de fora escutam os pais chamando os filhos por apelido, automaticamente passaram a chamar a pessoa pelo apelido!!! Então, os segredo é chamar o filho pelo nome!!!!

    ResponderExcluir
  7. Hoje minha Maitê já tem seis anos e em nenhum momento ela recebeu apelidos, na escola, amiguinhos ou dos familiares. Acho que por se tratar de um nome curto os apelidos não surgiram, como é o caso da minha filha mais velha que se chama Isadora, mas a maioria se refere a ela por Isa.
    As vezes me pego chamando a Maitê de Má, mas o tetê nunca saiu por aqui, rs.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger