Carmen Miranda - Diva Nacional

|
Essa semana, além dos inúmeros besteróis que escrevi, postei sobre os anos 30 e nele eu citei Carmen Miranda.


Olha a boquinha coração dos anos 20 e já na década de 30 uma beleza mais natural.

Carmen se estivesse viva completaria 103 anos ontem, dia 09 de fevereiro. E acho que essa grande artista brasileira, não de nascimento mas de coração merece um post especial.

Atualmente muito se fala das roupas extravagantes de Lady Gaga, mas não podemos esquecer do passado e de uma das precursoras desse estilo único e porque não dizer maluco: Carmen Miranda, que acreditem vocês, trabalhou com chapéus em sua juventude, o que a ajudaria no futuro criar seus figurinos.

 

Carmen Miranda foi uma grande diva da música e do cinema e em sua época foi a artista mais bem paga dos Estados Unidos e a que mais pagava impostos também. Como toda grande artista da atualidade, Carmen também passou por um rehab no Brasil. Ficou em um quarto do Copacabana Palace para se desintoxicar por quatro meses.

Assim como outra grande diva, Marilyn Monroe, Carmen não teve filhos, porém muito católica levou seu casamento até o fim, mesmo com todos os problemas que esse relacionamento trazia não só para a sua vida pessoal, como profissional.


Carmen Miranda tinha 1.52 de altura – me senti grande agora – e como toda baixinha, abusava da plataforma e do turbante, que lhe conferiam alguns centímetros a mais. Seu estilo único era estrategicamente pensado, Carmen sentava-se em sua máquina de costura e criava seu figurino, queria ser diferente e dizia: “Se as mulheres, depois, resolvem me copiar, tudo bem. Nada tenho contra – até gosto”.

Taí
eu fiz tudo pra você gostar de mim
uma coisa que devemos aprender com Carmen – vestir aquilo que nos favorece, independente da moda! Mas com moderação minhas amigas, nada de sair com um abacaxi na cabeça, ou seremos chamadas de loucas, porque além de Carmen Miranda, acho que ninguém consegue segurar aquela fruteira na cabeça... nem Gaga.

Carmen preferia usar bijuterias a jóias – eu também, não por preferência é claro. E foi a precursora das plataformas, além de popularizar os turbantes.

Minha música favorita é Pra você gostar de mim, ou Taí, como ficou conhecida. Música de Joubert Carvalho, foi o primeiro sucesso de Carmen Miranda em 1930 e em um mês bateu o recorde de vendas com 35 mil cópias.

O estilo de Carmen Miranda ficou registrado em mais de 20 filmes entre eles “Minha secretária brasileira”. Adorei esse título, porque será? rs.

Essa diva nacional, contracenou com grandes nomes do cinema da época, porém quem canta com o Pato Donald em Quindins de yaya é sua irmã Aurora Miranda.
 

O estilo de Carmen Miranda além de ser relembrado a cada Carnaval, também já foi revisitado por grandes nomes da moda como Alexandre Herchcovitch, Carlos Tufesson, apenas para citar alguns. E não duvido que em um futuro próximo, outros estilistas também façam a sua homenagem para essa grande artista.

Realmente Carmen Miranda foi uma diva com um estilo único e inesquecível, que em 5 de agosto de 1955 deixou milhares de fãs chorosos e saudosos até os dias de hoje.

Essa é minha homenagem para nossa diva nacional, que levou o nome do Brasil para o mundo, sendo a única brasileira ter suas mãos na calçada da fama. É ou não é um orgulho nacional?

17 comentários:

  1. Olá querida. Adorei a homenagem a Diva Brasileira e fiquei conhecendo um pouco mais da Carmen. Diria até que a Gaga ( minha filha que não ouça ) é uma das que se inspiraram na Carmen. Super bjs , Elo

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer que fiquei emocionado? Eu andei assistindo a filmes dela (sem ao menos ter ideia de que estava próximo ao aniversário dela). Não pude viver os anos dourados de Carmen, mas é fácil de entender porque ela cativou a tantos, e ainda cativa (sou exemplo vivo). Lady Who? Of course que ela é uma copycat, triste é ela não assumir isso, seria magnífico se ela tivesse coragem de contar que se inspira em looks passados (e, sim, vendo filmes da Carmen eu não pude deixar de pensar na Lady Who copycat). Parabéns pelo post, Carmen ficou feliz...

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a sua homenagem à Carmen Miranda. Com certeza ela é e sempre será uma diva e orgulho nacional.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ai ela é muito diva né?

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. obrigada pela visita rafa, adorei seu blog e parabéns pelo post. Realmente Carmem foi uma mulher única à frente de seu tempo.

    beijinhos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. Linda obrigada pelo carinho tenha um final de semana maravilhoso,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito linda a homenagem.

    Querida, obrigada pelo selinho por mim e pela Ingrid também, rs. Posso te contar depois de tantos comentários ela decidiu fazer o blog, só está pensando em um nome, rs.
    Mas provavelmente ela começa hoje ainda, rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que gostoso esse post sobre a Carmem Miranda, Rafa!
    Nem imaginava que ela tinha 1,52 de altura! rs
    E as músicas? Sempre lembraremos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa!

    Ela é, sem dúvida, um motivo de orgulho para nós, brasileiros. Ganhou a vida dançando, contracenando e sendo artista, fiel, legal ao que se propôs.
    Gostei muito do texto, do post e das fotos!

    Ela era muito mais estilosa do que a Layd Gaga, essa nonsense.... muito mais espontânea, chique...

    Beijos e bom fim de semana, querida!!!

    ResponderExcluir
  10. Linda homenagem. Obrigada pela visita no blog!

    Beijos

    http://blogheloisamuller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa,
    Enquanto lia pensava que a Carmen foi mais ousada do que a Gaga, pois existe uma foto dela sem calcinha. A calcinha estava atrapalhando a coreografia da dança e ela a tirou. Um fotógrafo pegou o lance.
    Outra coisa. A Gaga tem 1,55 m, e a Carmen tem qse a mesma pouca altura.
    Adoro a Carmen, mas não gosto muito da Gaga, ainda mais depois que ela usou aquele vestido de carne (sou vegetariana).
    Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha reparado como ela era lindaaaaaaaaaa

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa!
    Adorei esse post recheado de fotos e curiosidades bacanas sobre a vida da Carmen, aprendi muuito! hehe
    Beijo e ótima sexta-feira pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  14. Olá flor, Carmen Miranda uma diva mesmo, linda, sucesso no mundo, uma artista completa com sua música e sua personalidade :) ótimo post :* beijinhos

    deborah-alana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafa.
    Ainda bem que a minha história pessoal a animou. No entanto esqueci um pormenor importante para entender melhor a história. É na França pelo menos na década de 70, no ensino publico os livros eram fornecidos pela escola aos alunos. No final do ano os alunos tinham de devolver os livros em bom estado senão tinham de comprar os danificados para substituir. E em época de actualização e mudanças de livros nem sempre eles eram fornecidos aos alunos logo no inicio do ano foi o que também aconteceu levando o engano a durar mais tempo. Mas agora em relação ao Post, claro que amei. Sou fã de Carmen Miranda e como sabemos apesar de viver no Brasil ela era Portuguesa e mais, ela era da terra da minha mãe, o Marco de Canaveses no norte de Portugal. Coisa que a minha mãe tem muito orgulho em falar. Ela foi uma actriz e cantora fabulosa e claro que o seu estilo era inconfundível. Obrigado por relembrar esta fabulosa artista.....
    Beijinhos muito grandes e bom domingo.

    ResponderExcluir
  16. Realmente Carmen era portuguesa de nascimento e imagino que não só nós brasileiros tenhamos orgulho dela, como também os portugueses! Difícil não gostar dessa diva totalmente a frente do seu tempo.
    Procurei fazer esse post de uma maneira diferente das biografias que encontramos por aí e depois de pronto, também senti falta, no texto, da sua nacionalidade portuguesa.

    ResponderExcluir
  17. [...] Personalidades: Katharine Hepburn, Ingrid Bergman, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Rita Hayworth, Carmen Miranda. [...]

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger