A Itália em Curitiba – Santa Felicidade

|
 

Hoje o post te dará água na boca! Vou contar para você um pouco da história de um dos principais bairros de Curitiba, conhecido por sua cultura e principalmente pelos inúmeros restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares!

Garfo e
faca
 colher na mão, prepare-se para muita massa, polenta, risoto, frango e vinho. Vamos lá?
 

Pois bem, 1897 vários italianos da região norte da Itália – Veneto e Trento - vieram para a região do Paraná, instalando-se incialmente no litoral, o que não deu muito certo, então eles novamente fizeram as malas e andaram mais um pouquinho chegando em Curitiba.
 

A maioria se instalou na região que hoje é conhecida como Santa Felicidade e ali começaram o cultivo de mate, trançado de vime, queijos e vinhos. Esse local era caminho dos tropeiros paulistas que iam para o sul do país e por ali ficavam para pernoitar ou apenas para uma refeição, talvez daí começou a tradição gastronômica do bairro.

Atualmente Santa Felicidade é conhecida por ser um bairro italiano, porém quem doou parte das terras aos italianos foi uma portuguesa chamada Felicidade e sua única exigência foi que seu nome fosse mantido no local. Os italianos que são cumpridores de sua palavra mantiveram o nome e apenas acrescentaram “Santa” ao início, já que eram muito religiosos.
 

Falando em religião, os imigrantes construíram em 1891 a primeira igreja do bairro e é uma das principais construções da colônia, com uma fachada composta de elementos românticos e clássicos. Outras construções antigas ainda podem ser visitas no bairro como: a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.
 

Santa Felicidade também é conhecida pelas lojas de artesanato e móveis que podem ser desde os rústicos, artesanais e modernos. Lá é possível encontrar móveis lindos com preços para turistas, se é que me entendem...

E onde a comida entra nessa história?

Em um dos 30 restaurantes e cantinas espalhadas pelo bairro. Todo mundo que vem até Curitiba tem que ir aproveitar o típico cardápio de frango, risoto, polenta frita e vinho artesanal. É em Santa Felicidade que está localizado o maior restaurante da América Latina!

Pensem na fila de filhos e mães aguardando para comer e comemorar o dia das mães – e o tempo de espera é longo, ainda mais quando se está com fome, rs.
 

Foi em um dos restaurantes tradicionais de Santa Felicidade a festa de meu casamento, que seguiu a linha clássica e tradicional da sociedade curitibana, ahahahah
 

Santa Felicidade também possui eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, onde servem comidinha de graça! Outra festa também faz sucesso, é a festa da uva e do vinho com várias apresentações de danças típicas, além do comércio de artesanato, queijos e vinhos caseiros – nham! Santa Felicidade é um bairro de dar água na boca!

44 comentários:

  1. Nossa que Lugar lindo é esse meu Deus, to encantandaaaaaaaaaa
    preciso conhecer pessoalmente rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, que post super interessante!!Adorei!!Pensei que somente em Sampa era forte a colônia italiana, sabe adoro comida italiana.rrs..mas me controlo, claro!!Super bjs,Elo

    ResponderExcluir
  3. Nao é a toa que todos os brasileiros que encontro por aqui vieram do Sul... rs..
    Acho que vou ter que postar algo do tipo: Curitiba na Italia... rs.

    ResponderExcluir
  4. P.S.: Vou ter que me segurar com a minha dieta quando visitar Santa Felicidade =S

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Rafa,

    Fui a Curitiba e não parei em Santa Felicidade. Estava bem desinformada e acabei que fiz outros programas. Estou me organizando para voltar a Ctba com o meu namorado, que ainda não conhece, e dessa vez não vou deixar de conhecer. Adorei conhecer essa cidade encantadora =)

    Beijos Charmosos :**

    Tenha uma ótima semana!!!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo! Quero conhecer!! E eu amo comida italiana, tá no sangue kkkk

    ResponderExcluir
  7. É de dar água na boca mesmo!!!! Adoro!!!! Além de um bairro super lindo.
    Ótima semana pra você!!!!!!
    Bjocasssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Espero poder conhecer o lugar nas minhas férias, nunca saí nem do meu estado :( quero conhecer esse pedacinho da Italia

    ResponderExcluir
  9. Rafa que lindo lugar, adorei esse momento Terra Nostra no barquinho, fofo :) a cidade é linda, quero conhecer muuito, já tinha vontade e agora aumentou *-* beijos e boa semana Rafa :)

    ResponderExcluir
  10. Pior que lembra mesmo. A arquitetura, tudo... Adorei!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  11. Rafa,
    simplesmente ADOREI a sua postagem!
    Tenho uma vontade ENORME de conhecer Curitiba e quando essa vontade se realizar 'Santa Felicidade' já está inclusa no meu roteiro.
    Não sabia desse pedacinho italiano em Curitiba.

    Uma excelente semana!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,
    Fui só uma vez para Curitiba, e assim mesmo de passagem. Adoraria conhecer melhor a cidade e este bairro, mas será que tem algum restaurante vegetariano por lá? Para mim, todo e qualquer animal morto merece um enterro com dignidade e não ser comido!
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  13. Ahh Betty, mas tem as massas italianas, com molhos deliciosos e sem levar nada de carne! E a polentinha frita? Lasanha, rondeli... É super tradicional, te digo que vale a pena ir, rs.

    ResponderExcluir
  14. Adorei as informações! estou pensando em viajar no meu aniverário em Maio, quem sabe não vou conhecer Santa Felicidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ay Rafaella! meu sonho sempre foi viajar, mas como nao posso por falta de $$ me contento em visitar teu blog, e viajar via web, rsrsrs. Muito bom post, amei tudim! sobretudo ler do frango q me deixou com agua na boca.

    Nao sou fâ nao, de polenta frita...rs.

    beijao!

    ResponderExcluir
  16. Sensacional Rafa! Delícia de post... super informativo. Tenho uma vontade imensa de conhecer Coritiba. Agora me deu ainda mais vontade.
    Desejo uma abençoada semana, repleta de muito amor.
    Beijinhos carregado de afeto!
    Lorena Viana.
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Rfa que felicidade receber sua opinião!
    Você sabe depois das fotos prontas eu reparei que o sapato era muito parecido com o short hahahahaha,essa camisa eu experimentei na loja com uma calça jeans flare que ficou linda,mas o dindim não deu pra trazer a calça!
    E sobre seu post eu viajei com suas palavras até este lugar lindo espero um dia poder ir pessoalmente!

    ResponderExcluir
  18. oi rafaela .... bonito post adorei.... um dia eu gostava de ir a italia fiquei com esta vontade depois de ler A Noiva Italiana..... e acho que a comida deve ser maravilhosa. vocês ai tem um pouquinho de Italia nsta Santa Felicidade ja da para teer um gostinho.... bjinhos e obrigada pela visita ao meu bloguinho

    ResponderExcluir
  19. muito legal o post
    adorei o lugar
    kisses

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa... muito legal saber um pouco mais de sua cidade. Tenho muita vontade de conhecer Curitiba. Estive aí uma vez, mas foi a trabalho e não deu para visitar locais como esse. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa!!!
    brigadinha pela visita!
    Tbm amei seu blog!!! Fui a Curitiba qdo era pequena, em uma viagem com a minha avó.
    Me lembro bem de como a cidade é linda!!!
    Bjs, Tatty

    http://www.suspirofashion.com

    ResponderExcluir
  22. Não conheço Curitiba, taí uma boa dica! ;)
    Bjos e obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  23. Que bairro mais lindo! Tem cara de ser aqueles bairros bem típicos ne? rs Nunca fui em Curitiba, mas tenho mt vontade de ir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Rafaela.
    Adorei o Post. Gosto muito de conhecer novos lugares e a sua história. E adoro comida Italiana deve ser por descendente de Italianos.... Sempre que posso aqui em Portugal vou ao restaurante Italiano, ou faço uns pratos italianos em casa, por isso ia adorar passar uns dias na nesse sitio lindo.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafaela,

    eu conheci Curitiba e Santa Felicidade nos anos 80, agora deve estar mais bonita ainda.
    Fiquei encantada com a beleza da cidade e nunca vi tantos moços bonitos juntos e que ainda por cima olhavam para mim. Conheci a casinha de madeira onde os poloneses moravam e tem uma santa que eu não consigo falar e nem escrever o nome.
    Em Santa Felicidade tomei tanto vinho que ria sem parar, e ainda trouxe algumas garrafas com meu nome nelas. Só não conheci o comércio local porque estava noite e estavam fechados. Um dia voltarei nesses lugares de sonho.

    Bejim e boa semana.

    ResponderExcluir
  26. Ai querida adorei o post!! Me deixou com água na boca hein? rs. Fiquei na vontade agora, haha.
    Bairro lindo!! Lindo lugar!!

    Obrigada pelos parabéns!

    Beijão
    Lilia

    ResponderExcluir
  27. Gente, adorei!!! Viajei na sua "viagem".. Pra variar! Adorei a fotinha do Mateo e da Giuliana.. kkkkk
    Bjokinhas, ANITA
    www.anitabemcriada.com
    @anitabemcriada

    ResponderExcluir
  28. ameiiiiiii, eu adoreii!
    beijinhos :)

    http://priscilalirow.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. É tipo a Bela Vista de SP né? :)
    Que gostoso!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  30. Rafa!!
    Adorei o post! Sabe que nunca fui a Curitiba, mas MORRO de vontade? Pois é... nem moro tão longe, de carro dá 4h de SP a CWB, certo? O marido tem família aí e tudo, e nóis nunca foi. =) Pode?

    Pois então que vc me deu ainda mais motivos para visitar tua terra, amei!!!!

    Em São Paulo tem o bairro Bixiga, que é bem italianão mesmo e eu e marido íamos sempre (antes de morrer as 7h da noite) .... =) Algo me diz que vamos gostar de Santa Felicidade... nhummy,

    Agora, você já foi a esse restaurante gigante??? Me deu a impressão de clausura, estou enganada?

    Adorei, as usual!

    Beijos grandes!

    Dani

    ResponderExcluir
  31. Nossa morro de vontade de visitar um lugar como este, repletar da cultura italiana, eu iria adorar, comer aquela massa toda, mesmo sabendo que depois iria ter que fazer muito exercício, para compeçar, adorei o post, mas quero te perguntar de novo, como faço para seguir seu blog? Quero muito seguir, mas não consigo!!! ://

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi Rafa, estamos sumidasdo blog por falta de tempo mto trabalho, to atrasada com os posts mas essa semana atualizo!agora passei aqui e me deparo com esse post, para quem ja estava com fome, imagina no que du né.. ai quero risoto, macarão e polentaaaaaaaaaaa agoraaaaaaaaaaaaaaa! Big bjus e boa semana

    ResponderExcluir
  33. no lugar da vírgula digitei o m....sory..

    ResponderExcluir
  34. Olá Rafam
    Amei esse post. Quanta informação bacana.. Deu até vontade de conhecer tudo isso e muito mais. O sul é demais. Sou fã dos bons vinhos e de uma boa culinária.
    Tudo de bom.
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Que bacana, Rafa! Fiquei super afim de ir pra Curitiba, poxa... Provar esses pratos todos :) hehe Gostei de saber um pouco da história, post super interessante!
    Beijo e ótima semana pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  36. Que lugar linda Rafa, não conhecia e adorei viu. Tudo muito bem feitinho rs parece desenho ^^
    E deu vontade de comer uma bela pasta..como boa neta de italiana que sou, amo :D
    Quero conhecer!!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Santa Felicidade é encantadora!! Sempre que posso vou lá!!!
    Uma das características desta bela Curitiba.
    Beijinhos
    Andrea

    ResponderExcluir
  38. Nossa que post mais interessante, muito legal. Cris

    ResponderExcluir
  39. Não conheço :(( Você só nos passando vontade. Desejo de fazer as malas Já!! bjus

    ResponderExcluir
  40. Adorei as fotos, as informações!
    Adorei viajar por aqui!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  41. E no final das contas eu ainda nao consegui usar o Workpress.. ainda estou blogando… rs… Tenho que ter um tempo para aprender a mexer aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. E no final das contas eu ainda nao consegui usar o Workpress.. ainda estou blogando... rs... Tenho que ter um tempo para aprender a mexer aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger