Marlene Dietrich – A diva que enfrentou Hitler

|
Hoje além da história dessa grande diva, como está virando tradição aqui no blog, segue uma indicação de filme para o final de semana.
 

Marlene Dietrich nasceu na Alemanha e até os anos 20 participou de produções teatrais e estudou violino. A partir dos anos 30 atuou em alguns filmes do cinema mudo, porém sua grande chance aconteceu quando conheceu o cineasta austríaco, Josef von Sternberg, que a colocou no papel principal do filme alemão, Der Blaue Engel "O Anjo Azul", obtendo um estrondoso sucesso.

Entre 1930 até 1935 Marlene e Josef trabalharam em outras produções como: "Marrocos", "Desonrada", "O Expresso de Shanghai", "A Vênus Loura", "A Imperatriz Galante" e "Mulher Satânica".

 

Todos esses filmes foram rodados em Hollywood e Marlene acabou ganhando espaço no cinema americano e ficando por lá, sendo promovida a rival de, outra diva, Greta Garbo.

No final dos anos 30 acabou tendo de se naturalizar norte-americana, após recusar um convite de Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas.
 

Inteligente, talentosa e bela, a diva Marlene Dietrich, seria a garota propaganda dos sonhos da Alemanha nazista. No entanto, Dietrich fugiu do papel, recusando ofertas milionárias para estrelar os filmes de propaganda do Reich.

Dietrich era totalmente contra a Alemanha nazista e enfrentou a autoridade do Fürer, se recusando a ajudá-lo, o que imediatamente despertou a ira de Hitler que tomou essa atitude como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.

 

Marlene irritada com os relatos de que tropas alemãs cantam sua popular canção Lili Marleen enquanto matam civis, apresentou shows para as tropas aliadas na Europa, além de visitar os soldados feridos.

 

Marlene Dietrich foi uma mulher além de todos os adjetivos de uma diva, corajosa e a frente de seu tempo e ao fim da guerra, foi condecorada com a "Medal of Freedom", em 1947. Esse seria o único reconhecimento, já que apesar de todo o sucesso foi indicada apenas uma vez ao Oscar, por seu papel em Marrocos, perdendo a estatueta de melhor atriz.

Em 1959 Marlene, visitou o Brasil, onde se apresentou no Copacabana Palace e cantou em português, com um lindo sotaque alemão, a música Luar do Sertão.

Protagonizou em 1961 o filme "O Julgamento de Nuremberg", que falava do holocausto e do tumultuado julgamento que condenou os grandes líderes nazistas.  Em 1962, não agradou a todos quando voltou à Alemanha, sendo chamada de traidora em pleno aeroporto por nazistas remanescentes.

Em 1979, atuou em seu último filme, o alemão "Apenas um Gigolô”.  Após esse filme, passou o resto de sua vida em seu apartamento em Paris e morreu aos noventa anos de idade.

Marlene teve uma única filha, com Rudolf Sieber com quem se casou em maio de 1924. Marlene foi uma diva não tradicional e muito prafrentex, não é a toa que nos anos 20 já usava calças compridas em público.
 

Gostaram de mais essa diva que também foi cantada por Madonna em Vogue? Eu gostei de pesquisar mais sobre a vida dessa estrela!

Filme

Além de indicar os filmes de Marlene Dietrich, citados nesse post, a indicação de filme para esse final de semana, tem tudo a ver com a diva de hoje, a guerra e as apresentações para os soldados americanos. O filme é Para eles com muito amor.

Filme de 1991 que se passa em 1942, época em que o comediante Eddie Sparks encontra a novata Dixie Leonard e passam a cantar para as tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme é muito bacana, mostra o cenário de guerra daquela época, além de apresentar os bastidores e os shows que aconteciam para os soldados. Tudo isso em meio a história de Eddie e Dixie que juntos viveram várias aventuras, conquistas, algum amor, desamor, risos e lágrimas.

Com uma atuação memorável, Midler chegou a ser indicada ao Oscar como melhor atriz, mas perdeu, para Jodie Foster em O Silêncio dos Inocentes.

Abaixo um vídeo para dar um gostinho da história do filme.



  Um bom filme para vocês!

Um comentário:

  1. Muito bacana essa matéria. Realmente é notável que MARLENE era uma mulher de fibra e muito a frente de seu tempo. Parabéns pela matéria e que outras interessantes como esta venham.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger