Valentine`s Day

|
Dia 14 de fevereiro é comemorado o dia dos namorados, ou Valentine`s Day, nos países do hemisfério norte e é uma data para a troca de presentes entre os apaixonados.
 

E porque no Brasil comemoramos no dia 12 de junho?

A versão oficial é de que comemoramos no dia 12 de junho porque é a véspera do dia de Santo Antônio, santo português e com tradição de casamenteiro.
 

Agora existe a versão não oficial que diz que os comerciantes, da época que instituíram a data no Brasil, preferiram mudar o dia 14 de fevereiro, porque é muito próximo do carnaval, para junho por ser um mês sem nenhum apelo no comércio, o que favoreceria o aquecimento econômico nesse período do ano.

Você escolhe a versão que mais gostar, para explicar o porque comemoramos o dia dos namorados depois da maioria da população do mundo!

Agora não pense que só nós brasileiros estamos comemorando em uma data inventada e mantida pelo comércio. Sabe porque?

São Valentim, que deu origem a celebração do dia dos namorados, foi um suposto mártir cujo aniversário a Igreja Católica deixou de celebrar a partir de 1969 por duvidar de sua identidade e até de sua existência.

E os namorados estão preocupados com isso? Claro que não! O que todo casal apaixonado quer é um motivo para celebrar, confirmar que se ama, trocar presentes e por aí vai.
 

Então esquecendo se é verdade ou não a história de São Valentim, deixo aqui o registro mais divulgado da lenda desse santo dos enamorados:

Valentim teria sido um sacerdote cristão detido e torturado até a morte por ordem do imperador romano Claudio II, que naquela época tinha determinado que os soldados romanos não poderiam se casar, porque como homens casados, seus soldados iriam querer ficar em casa com suas famílias ao invés de lutar nas guerras.

Valentim, ou Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. O padre foi preso e na prisão se apaixonou pela filha cega de um dos seus carcereiros, a quem curou. Antes de morrer enviou uma carta apaixonada e assinou como "do seu Valentine", dando origem à tradição das cartas com esta frase. Valentine morreu em 14 de fevereiro.

Essa história foi transmitida oralmente e sobre a qual não há nenhum testemunho, e dizem ser uma mistura de duas outras histórias sobre Valentine.

No entanto, vários poetas enalteceram o amor nessa data, interligando essa história com época em que os pássaros começam a formar casais no hemisfério norte. Isso alimentou as versões de que se tratava de um santo vinculado ao amor romântico.
 

E então gostou da história?

Que tal um vinho, ou se estiver muito quente, uma cervejinha, um suquinho – se você é light – para comemorar informalmente junto com o resto do mundo o dia dos namorados? Afinal, todo dia é dia de dizer o quanto se ama, já dizia Renato Russo “... é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã...”

27 comentários:

  1. Vale lembrar que lá nem só os amantes podem celebrar, mas também amigos e familiares. Eu explico, posso mandar um cartão de Valentine's para um amigo ou amiga, para um parente que eu goste muito, etc. Claro que o foco é nos lovers néam. E as lendas sobre o dia 14 e sobre o Valentine também são diversas. O que importa mesmo é que se ame, como diz a canção "let's do it, let's fall in love" e não importa qual é o santo... hehehe. Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, adorei a postagem.E por aqui comemoramos com o namorado, ou marido, ou amigo da escola, do trabalho..e as meninas japonesas trocam presente ente si também..E em 14/3 é o dia de retribuir, o White Days..ou seja, nem é tanto pelo sentimento, seria mais uma troca de presentes.rsrs..Super bjs,

    Ps..Estou aguardando a sua mensagem para saber se você tem FB!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Rafa, é isso mesmo!!! Adoro as histórias do valantines day, tanto daqui quanto de lá! Teve um 14.02 que eu passei o dia inteiro na imigração de Miami, tentando entrar nos EUA e comemorar com o marido, que estava lá me esperando... resultado, saí da salinha de imigração perto da meia-noite, cansada, estressada, querendo matar um.... o meu valantines day ficou pro dia 15...

    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história sim! Eu não conhecia como havia sido a história de São Valentim. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sei explicar mas, acho o Valentine's Day mais romântico que "nosso" dia dos namorados. Acho que podia ser comemorado aqui no Brasil também.
    bjuus

    ResponderExcluir
  6. Vou comemorar 2 vezes!! Adoroooooooo <3

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela, adorei saber a história *-* vou começar a fazer duas comemorações por ano, prefiro a nossa data brasileira mesmo *-*hihi , beijinhoooos ;)

    deborah-alana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a história do dia dos namorados, fofaaaa!!
    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
  9. Linda essa história!! Adorei, rs.
    Ah querida, concordo com você e com o Renato Russo também “… é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã…”
    Obrigada pela sua super presença lá no blog!! Adoro!! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Bonito texto! E feliz dia dos namorados!

    Beijos

    http://blogheloisamuller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi linda vc sempre com uns post maravilhosos super amei esse do Valentine’s,flor obrigada pelo carinho no meu cantinho,tenha uma semana maravilhosa,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,
    Eu acho que seu blog deveria ser divulgadíssimo, pois é muito bom! Não estou adulando, estou falando a verdade: Seu blog é ótimo!
    Mais uma vez vc arrasou no post.
    Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  13. Compartilhei no meu FB. Sou nova no FB, as acho que já é alguma divulgação.

    ResponderExcluir
  14. Puxa vindo de vc que tem um blog que eu admiro, daqueles do tipo "quero ser quando crescer" rs.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá querida eu vim retribuir sua visita no meu blog e dizer que fiquei muito feliz por ter gostado do meu blog,eu tambem amei o seu,voltarei mais vezes com certeza,bjo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  16. Bacana a história do dia dos namorados. Eu li essa semana por aí :) Mas, a verdade é que um casal apaixonado não tem nada pra comemorar, né? É todo dia! :)

    Beijos, Maria Luiza
    http://www.batomnosdentes.com/

    ResponderExcluir
  17. super informativo esse blog to adorando! se conseguir voltar pra casa com milhares de carros nas ruas devido a greve dos ônibus vamos comemorar! bjus

    ResponderExcluir
  18. Na verdade o motivo não importa né? hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Rafa é sempre legal saber a histórias das coisas. bacana seu post. boa semana e obrigada pela visitinha

    ResponderExcluir
  20. Ai! Que fofas as pombinhas! Impossível não sorrir no final desse post. :)

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa! Todas as celebrações ou as datas comemorativas são comerciais, tudo devido ao mundo em que vivemos ser capitalista, nos contam histórias e nós caímos nelas... faz parte.
    bjocas
    Dani

    ResponderExcluir
  22. Rafa, que lindo o teu blog! Estou adorando as tuas dicas de filme.

    Quanto à história do valantines day eu não conhecia e confesso que só comemoro a brasileira mesmo.

    Beijo, parabéns pelo blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Rafa! Se eu tivesse namorado, comemoraria as duas datas :)) hehe
    Adorei saber sobre a história...
    Beijo e boa noite pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  24. Rafa adorei o post!!!
    Que data mais gostosa.
    E valeu a historia, adoro historias!

    ResponderExcluir
  25. Olá Rafa.
    Gostei muito do Post. É interessante conhecer a origem das festas e tradições. Esta história é muito bonita. O seu blog é realmente muito bom, parabéns.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei curiosa quando vi a data na net, desconhecia a origem da data no Brasil.
    Acho que vou mudar minha comemoração.
    *))
    hihi.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger