Top 10 Filmes de mulheres fortes

|
Pensou que eu tinha esquecido o dia internacional das mulheres? No, no, no...

Eu só deixei para hoje, porque sexta-feira é dia de indicação de filme para o final de semana e em homenagem ao dia internacional das mulheres, os filmes indicados de hoje, são de grandes mulheres, que com suas histórias deixaram sua marca no cinema.

Como eu já fiz uma lista de filmes mulherzinhas, hoje a história é diferente! Ao invés de histórias melosas e altamente românticas, selecionei 10 filmes com histórias de mulheres fortes, de garra, fibra, mulheres que fazem acontecer, que lutam, batalham e sabem o que querem.

Contagem regressiva dos melhores desse final de semana:

10 – Menina de Ouro (2004)

Vou ser sincera, esse é um filme que eu particularmente assisti só uma vez e não fiquei com vontade de ver de novo, mas ganhou Oscar de melhor filme, Clint Eastwood levou a estatueta de melhor ator, Morgan Freeman levou o Oscar de melhor ator coadjuvante e Hilary de melhor atriz. Não tinha como não indicá-lo.

Hilary Swank interpreta Maggie Fitsgerald, uma garota obstinada em atingir o seu sonho de ser lutadora profissional. Clint Eastwood, dirigiu e atuou no filme como Frankie Dunn, treinador que recusa-se a ajudar Maggie, mas no fim é conquistado pela jovem que não se deixa abater e mantém o foco em seu sonho.

Por tudo isso Menina de Ouro leva a décima posição!

9 – Anna e o rei (1999)

Este livro serviu de base para o roteiro de três filmes: Anna and the King of Siam, de 1946, O rei e eu, de 1956, e Anna e o Rei, de 1999, com Jodie Foster no papel de Anna.

Anna Leonowens é uma professora Inglesa que vai ao Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut e acaba envolvendo-se nos assuntos reais, muitas vezes causando problemas ao tentar ajudar naquilo que não concorda ou não compreende pela diferença cultural. Sua inteligência e personalidade acabam influenciando o Rei, e Anna teve papel importante inclusive em situações políticas.

Por influenciar um rei, Jodie Foster dá o nono lugar para Anna e o Rei.

8 – Olga (2004)

Esse filme assisti logo que a Isadora nasceu e me acabei de tanto chorar! A história é triste mas vale cada lágrima!

Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.

Todas as lágrimas dão ao filme Olga a oitava posição.

7 - Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Mais um filme ganhador de Oscar, dessa vez Julia Roberts abocanhou a estatueta de melhor atriz.

O filme conta a história real de uma mãe solteira que consegue um emprego como assistente de um advogado e praticamente sozinha, sem formação nenhuma na área, derruba uma companhia que poluiu a água de uma cidade. Teimosa, forte e determinada, conseguiu com muita luta deixar para trás a vida difícil, sem nunca saber como pagaria as contas.

Por ir atrás de justiça, não ter medo de colocar a cara a tapa e ter um homem apaixonado cuidando de seus filhos em casa, enquanto ela conquista o mundo, Erin Brockovich leva a sétima posição.

6 – Presente de grego (1987)

Esse filme é muito bacana e aborda o assunto maternidade e trabalho de uma maneira leve e divertida. Um ótimo filme para uma sessão descontraída em casa.

Em Manhattan J.C. Wiatt (Diane Keaton), uma executiva de meia-idade que está prestes a atingir um dos postos mais altos da empresa na qual trabalha, tem sua vida profissional e pessoal totalmente alterada quando "herda" a guarda de Elizabeth, uma menina que é filha de um parente distante que morreu. Gradativamente J.C. se envolve com a criança e resolve assumir sua educação, mas acaba perdendo o emprego. Ela então se muda com a filha para o interior, disposta a recomeçar do zero e compra uma casa com diversos problemas. Aos poucos ela contorna as dificuldades e se envolve com Fritz Curtis, um veterinário da região. Mas o que J.C. não poderia imaginar é que indiretamente a criança seria responsável por um sucesso que ela nunca tinha alcançado.

Por apresentar um assunto tão comum para muitas mulheres – maternidade e trabalho – de uma maneira sessão da tarde, Presente de Grego fica com a sexta posição.

5 – A Outra (2008)

Eu particularmente adoro a história de Ana Bolena (mãe da rainha Elizabeth I), a mulher que fez com que o rei Henrique VIII da Inglaterra rompesse com a igreja católica e criasse uma nova religião só para poder casar-se com ela. Se eu pudesse indicaria a série The Tudors, ao invés do filme, mas como série não vale, vai essa versão da história dessa mulher marcante na história da Inglaterra.

Baseado em uma história real, o filme mostra duas irmãs, Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) Bolena que, conduzidas pela ambição da família e na busca pelo poder e status, se envolvem em um jogo, onde o amor e a atenção do Rei da Inglaterra são o objetivo. Jogadas na perigosa vida da corte, o que era para ser uma tentativa de ajuda à família, transforma-se em cruel rivalidade entre irmãs. Ana, faz de tudo para conquistar o rei e dominá-lo a ponto de em alguns momentos influenciar as decisões do rei até o seu final trágico.

Como adoro a história entre o rei Henrique e Ana Bolena, eles ganham a quinta posição.

4 – Tomates verdes fritos (1991)

Já indiquei esse filme e indico de novo, pois sempre que passa eu paro para assistir a história dessas duas amigas que se mostram firme na busca de liberdade.

Evelyn, uma dona de casa infeliz, conhece Ninny, uma velha senhora que mora num asilo, e fica encantada com as histórias que ela conta sobre Idgie Threadgoode, uma jovem da década de 1920, do Alabama. Inspirando-se na vida de Idgie, Evelyn aprende a ser mais assertiva e constrói uma forte amizade com Ninny. Esta relação proporciona ao espectador uma trama emocionante cheia de surpresas e segredos, vivendo o passado no futuro.

Por narrar duas histórias em épocas diferentes de mulheres que decidem mudar suas vidas para encontrar a felicidade e autoestima, Tomates Verdes Fritos leva a quarta posição.

3 – Julia e Julie (2009)

Adoro esse filme, pois conta a história de duas mulheres comuns, igual eu e você que buscam  apenas passar o tempo fazendo o que gostam e acabam encontrando muito mais do que imaginavam para suas vidas.

Julie & Julia retrata a vida de Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana, e a tentativa de Julie Powell (Amy Adams) de cozinhar todas as 524 receitas de Julia Child (Meryl Streep) do livro Mastering the Art of French Cooking.

Amy Adams e Meryl Streep conseguem a terceira posição para Julia e Julie.

2 – O diabo veste Prada (2006)

Um dos meus filmes favoritos, primeiro por contar a rotina de uma secretária - alguma semelhança com o que já vivi nessa profissão é mera coincidência – e a sua chefona, a toda poderosa Miranda, editora da revista Runway.

Com estilo interiorano e inocente, Andy Sachs (Anne Hathaway) parece ter caído de pára-quedas na badalada revista de moda Runway Magazine, comandada pela impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly (Meryl Streep) considerada a Dama de Ferro da moda mundial, ao lado de Ellen.

Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, ela consegue o emprego, em razão de seu "excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho" como afirmado pela própria Miranda Priestly.

Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, se pergunta se é essa a vida que quer para si e precisa tomar a difícil decisão de continuar ou recomeçar.

Mais uma vez Meryl Streep traz mais um filme para a lista e fica com a segunda posição.

1 – E o vento levou (1939)

Meu filme favorito de todos, não poderia ter uma heroína frágil e chorona, tinha que ser uma mulher como Scarlet O’Hara, que mesmo errando, se colocava a frente e fazia acontecer. E a cereja do bolo, fica por conta de nada menos do que 10 estatuetas no Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Edição e Melhor Roteiro, além um Oscar honorário para William Cameron Menzies e um Oscar técnico, para Don Musgrave.

Narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor.

Por ser o filme do meu coração, por ter a heroína mais errante e forte do cinema. Scarlet O`Hara leva com honras e glórias a primeira posição dessa lista. Porque amanhã será um novo dia...

Juro que tento fazer posts curtos e rasteiros, mas não consigo... conforme eu começo a escrever eles ganham vida própria e fogem do meu controle, rs.

Divirta-se!

42 comentários:

  1. Já vi quase todos. Os que ainda não vi já estão na fila.heheheh
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Rafa assisti uns 5 dessa sua listinha, Julie e Julia me encantou, mais sem dúvidas o meu favorito é o Diabo veste Prada, fantástico!
    Espero que seu dia tenha sido ótimo e muito iluminado :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa alguns filmes dessa lista eu já assisti e concordo com você o meu favorito desta lista é E o vento levou porque sempre fico torcendo pra ela ceder e ficar com ele no final mesmo sabendo que não vai acontecer.

    Bjsssssssssssssssssssssss, Dani Cardão

    ResponderExcluir
  4. Lindo Post Rafa ... adorei mesmo alguns filmes eu tambem gosto muito como o Erin Brockovich e o Diabo Veste Prada. gostei muito
    bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  5. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma super sexta.
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com
    Estamos com a campanha Googel +1,contamos com a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Amo Julia e amo muito ela no filme Erin Brockovich...Amo as mulheres do Diabo veste Prada, Olga - ótima escolha e eu ainda listaria Joana Dark.
    Beijos cinéfilos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela.
    Grande selecção de filmes fantásticos vi quase todos e concordo. E tudo o vento levou é fabuloso mas os outros não ficam atrás.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. E o Vento Levou também é meu favorito. Lembro até hoje que, há uns 20 anos atrás, eu lá pros meus 13 ou 14 anos (putz! Entreguei a idade hehehe) minha mãe comprou nosso primeiro vídeo cassete. Para testar, ela gravou esse filme que estava passando na TV.

    Eu assisti o filme enquanto gravava, na manhã seguinte, assisti de novo para testar se tinha gravado direitinho e à tarde, minha mãe foi mostrar para não sei quem e acabei assistindo novamente. 3 vezes em menos de 24 horas. É muito bom!!! Eu estava ontem catando no Netflix, mas não tem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Adoroooo o Diabo Veste Prada!
    Bom fds gatona!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Se eu não me engano vai passar no canal TCM nesse domingo às 15hs. E a Americanas tem o dvd super baratinho tbm!

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa lista! Fiquei orgulhosa de mim, muitos filmes daí eu já vi e realmente valem a pena assistir!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  12. Que ótimas dicas de filmes,
    adorei,.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rafaaa =)

    Já olhei alguns dessa lista... Acho que O Vento Levou também, mas não lembro.
    Ótima pedida para o final de semana ;-)

    Será que tem na net?

    Beijos Charmosos :**

    Ótimo final de semana!!!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei a seleção...
    acho que tem uns 3 que ainda não assisti! :D
    Os outros, adorei tooodos!
    :D

    Beijos, Lu.
    http://luearu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. AMEI a lista! A maior parte dos filmes eu não vi, mas entre a primeira e a quinta posição, só não vi "Tomates verdes fritos".

    xx

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa,
    Assisti a todos! Não saberia dizer de qual gosto mais, pois amo estes filmes.
    Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  17. Eu já vi alguns da lista,óóóóótima por sinal,Rafaela!Mas eu acrescentaria um que adoro:Thelma e Louise!

    Bjs!
    Tô te seguindo!

    ResponderExcluir
  18. Rafa, acredita que ainda não vi nenhum desses?? Preciso ver fiquei empolgada com Julie e Julia. Parece ser bem divertido, vou ver se vou amanhã a locadora com a Ingrid

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Belas dicas amiga!

    Bjus e um lindo fim de semana

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  20. ótima seleção de filmes, adorei! Meu preferido é A Outra, a força e história da Ana Bolena é impressionante.
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  21. Olá minha querida,tudo bem? passei aqui para conferir seu espaço virtual,e já comecei gostando do post sobre os filmes acredita que já assisti todos eles,gostei muito de seu post é bem cutural.Parabéns um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  22. Só não assisti dois, mas ao contrario de vc adorei o menina de ouro!
    Vou ler o outro post, adoro filmes água com açúcar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Assisti semana passada o Julie e Julia, muito bom evale a pena ver. Esta semana assisti um muito bonitinho você já viu Winter o golfinho?? Acompanhei o Bruno e gostei. se não viu olha o trailler lá no sodistracao.blogspot.com. Bjim e bom final de semana. cris

    ResponderExcluir
  24. De todos estes, vi apenas 3, vou tentar ver os demais.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  25. Rafa muitos filmes bons, gostei de Olga, menina de ouro, A outra, filmes ótimos *-* com muita história boa, beijinhos amiga e adorei as dicas

    ResponderExcluir
  26. Rafa,

    É!!! as mulheres marcam presença e como marcam... Elas deixam tudo mai lindo!!!
    Um post lindo e completo...
    Vc arrsa nas composições e nas escritas!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Rafa minha querida, passando para te desejar um ótimo fds, aproveita muito :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Rafaela... adorei sua visita lá no blog e corri pra ver o seu... Que delícia me deparar com uma homenagem tão linda "pra gente".... Eu vi todos os filmes e adorei seu ponto de vista... Menina de Ouro eu amei e vejo sempre que tá passando por aí, choro toda vez....Beijão.... e Apareça sempre lá no meu cantinho, vou adorar...

    ResponderExcluir
  29. Estou revendo Ana dos Mil Dias no Netflix. Tive que parar no meio por motivo de forças maiores ... ou menores (minha filha de 2a6m hehehe). O caráter da protagonista é discutível, mas é ainda assim um exemplo de mulher forte, afinal, ela mudou a História. O filme é baseado em fatos reais, conhece?

    ResponderExcluir
  30. Agora que eu vi que é a mesma Ana Bolena do filme a A Outra. Vou correndo assistir esse também. Vai ficar faltando Olga e Julia e Julie. Ambos já foram recomendados pra mim. Eu AMO esse tipo de filme. A gente termina com disposição para mudar o mundo. :)

    ResponderExcluir
  31. Que ótimo post!!!
    Um brinde a nós!!!
    E adoro mesmo clogs!
    São super confortáveis!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas! De todos esses eu assisti 2 apenas, e o meu preferido é O diabo veste prada. Um luxo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Rafa, fiquei feliz que da sua lista eu já vi os dez!!! Belas escolhas e excelentes observações.
    Bjim, ANITA
    www.anitabemcriada.com
    @anitabemcriada

    ResponderExcluir
  34. Adorei a sua seleção, Rafa! Já assisti praticamente todos!
    Adoro particularmente O Diabo Veste Prada, A Outra e Anna e o Rei, especialmente pelos seus figurinos.

    Amei seu blog.


    Super beijos,
    Blog Glam Press
    Twitter Glam Press

    ResponderExcluir
  35. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui.
    Viemos agradecer por estar nos ajudando em nossa campanha clicando Google +1,obrigado
    Super domingo repleto de paz e muito amor.
    http://sbrincos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Amei amei amei a lista de filmes,já vi Olga,O diabo veste Prada e E o vento levou, com certeza filmes ótimos e dá pra se espelhar nas mulheres deles, elas nos ensinam coisas importantes, ah também vi Menina de ouro. Os outros filmes não vi,mas vou procurar vê-los :}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela visita no Embalaço...fiquei muito feliz em te ver por lá ^^

    Queria te convidar para ver o novo post fresquinho:
    http://embalaco.blogspot.com/2012/03/ficha-5-ben-barnes.html#more

    Acho que vai amar S2
    Fique ligada pois nova tag está por vir ;)

    Bjinhus, tenha ótima semana ^^

    ResponderExcluir
  38. Rafa, arrasou nas indicações. Os filmes são verdadeiramente bárbaros. bjo

    ResponderExcluir
  39. Rafa,
    adorei as indicações de filmes.
    Da lista os meus preferidos são: Menina de Ouro e Tomates Verdes Fritos.

    Abraços carinhosos,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  40. Já assisti todos. kkkkkk
    Amo mto Erin Brockovich, Julie e Julia, Menina de ouro, Tomater verdes fritos e O diabo veste prada.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger