Anos 50 e a moda

|
Essa é uma série de postagens que tenho feito sobre a evolução da moda. Comecei a partir dos anos 20 e agora chegamos a minha década favorita, os anos 50!

Porque demorei para continuar as postagens dessa série?

Porque inicio com a leitura e pesquisa de cada década em livros que tenho, passo para revistas e por fim dou uma vasculhada na rede para saber se tem algum fato interessante que eu não tenha em nas minhas referências e só então começo a escrever.

E assim, nascem, a cada post um breve resumo da história da moda. Espero que gostem!


Dadas as devidas explicações, esse post irá apresentar apenas um pedaço dessa década. O restante virá depois.

Maiores nomes da moda na década de 1950:
 

Chanel – Coco Chanel marca seu retorno após a guerra e mantém a resistência ao New Look de Dior.

Entretanto seu retorno não foi fácil, Coco tentou reabrir seu atelier no final da guerra, mas não foi aceita pelos franceses, que se recusavam a frequentá-lo, por causa de seu envolvimento com os alemães. Esse foi um período difícil em que Coco passou por uma grande dificuldade financeira.

Coco era uma mulher de fibra e não se dava por vencida, então vendo-se nessa situação, começou a vender roupas para o outro lado do Atlântico. A primeira coleção pós-guerra, não obteve sucesso, já a segunda, ajudou a se reerguer e criar o novo tailleur.

Graças a admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy, Chanel começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs, assim, voltou a residir na França.

Sua grande contribuição para esse período da moda foi o famoso tailleur, bijuterias, botões com monograma, bolsa acolchoada com corrente dourada, além de ver seu perfume o Chanel nº 5 (lançado em 1921) ser eternizado pela diva Marilyn Monroe!


Em 1955, Marilyn foi questionada por um jornalista sobre como ela dormia, ao que prontamente respondeu: "com duas gotinhas de Chanel nº5". Deixando a imaginação dos homens florescer, se é que essa é uma boa palavra para descrever o burburinho que tal declaração causou na época.
 

Givenchy – Sua grande contribuição para a história da moda foi a criação de peças avulsas, independentes e coordenáveis, além de imortalizar o conceito do “pretinho básico” - vestido preto de estrutura minimalista e curinga para qualquer ocasião - criado por Coco Chanel nos anos 20.

Um casamento entre um estilista e uma estrela do cinema, Givenchy e Audrey Hepurn, se conheceram no ano de 1953. A partir daí o jovem estilista Hubert de Givenchy passou a criar modelos para seus filmes, como: Sabrina, Cinderela em Paris, porém o mais famoso e inesquecível com certeza foi Bonequinha de Luxo, que traz a imagem mais inesquecível da atriz norte-americana, com um vestido preto longo, piteira e colar de pérolas.


Uma curiosidade: Givenchy esteve no Brasil na década de 50, para o lançamento de uma coleção encomendada pela fábrica de tecidos Bangu.

 

Balenciaga – estilista espanhol, conhecido como o arquiteto da alta costura por conta de seu perfeccionismo e de sua arte que estava na solidez de suas linhas clássicas. Deixou sua marca nessa década com o vestido balão, vestido túnica, vestido chemisier e a linha império.

Chanel uma vez disse que "Só Balenciaga é um verdadeiro costureiro. Só ele é capaz de cortar bem um tecido, de montá-lo e costurá-lo à mão".

Em 1951, Balenciaga transformou totalmente a silhueta feminina, alargou os ombros e removeu a cintura de suas criações. Em 1955, desenhou o vestido de túnica, que, mais tarde, se transformaria no vestido chemise de 57. Em 1959, apresentou os vestidos de cintura alta e casacos cortados como quimonos. Tais criações são consideradas obras-primas da alta costura das décadas de 1950 e 1960.

"Não acrescente detalhes inúteis a um vestido. Não coloque uma flor simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, mas para indicar o centro da cintura, o ponto final de um desenho" Balenciaga.

Espero que tenham gostado de conhecer os três grandes nomes da moda nesse período. Até os próximos posts!

42 comentários:

  1. Hey Rafa
    Amei seu post, as bonequinhas e alguns modelitos.

    Tenho que assistir aquele filme da Audrey sobre Coco Channel. Nem ligava muito pra moda, depois que fiz conta no Polyvore comecei a me interessar mais. haha

    O filme Qual o seu número? é bem diverto, Chris Evans deixa suas fãs suspirando haha

    beijos e uma ótima semana
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  2. rafaela, adorei o post, gosto muito de história da moda.
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa adorei ver como era a moda naquela época e ver que algumas nunca saem de moda.

    Bjsssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafaela.
    Adoro historia da moda. Aliás sempre que posto sobre um estilista procuro sempre por um pouco da sua história. Ainda não conhecia a história de Balenciaga e gostei de conhecer um pouco mais especialmente a frase final. Agora espero ansiosamente pela continuação da história.... Parabéns pelo trabalho Rafaela. E aproveito também para agradecer as suas visitas e carinho la no blog.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Rafa!!! Adorei!

    Quero mais da década de 50... mas adoro a 60!!!! Ebaaa, tá chegando!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah, tá. Entendi o porquê de vc gostar tanto da década de 50... eu também gostaria, de fosse sócia-majoritária da Chanel. E viva o aniversário!!!!
    =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Rafa, adorei o post, uma verdadeira viagem pela história da moda. E Chanel hein, mulher de fibra.
    Feliz Aniversário (tô atrasada né haha).
    Bjs

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O que eu mais gosto é ver que a moda nunca criou realmente coisas novas, apenas se adaptou!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, sou apaixonada por história da moda.
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, adorei saber mais de cada um... bjokas

    ResponderExcluir
  11. Adorei! A Givenchy e a Chanel na minha opinião, estiveram em alta nos anos 50 e ainda hoje continuam em alta. beijinhos http://beautyandfashionalways.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. querida adorei o post alias como sempre já que tem um jeito natural para a escrita....
    um bjinho grande e votos de uma boa semana

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?

    Passei pelo seu blog e curti muito!!!

    Quero aproveitar e convidá-la a participar de um sorteio que está rolando no meu blog. Acesse:

    http://conversandosobreesmaltes.blogspot.com/2012/01/primeiro-sorteio-do-blog-participem.html

    e se gostar, participe!!!

    Boa sorte, parabéns e sucesso com o blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post!!!
    Adorei o apanhado! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei este post. Gostei muito de ver como era a moda nesse tempo, de aprender algumas coisinhas que não sabia e de ver que a moda foi-se adaptando ao longo do tempo! Muito bom :) Boa semana! Beijinhos*

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa,
    É uma época muito rica na moda! Eu estou lendo "Dormindo Com o Inimigo - A Guerra Secreta de Coco Chanel", que trata do envolvimento de Chanel com os nazi. Recomendo.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii Rafaela, adorei sua visita já estou te seguindo por email, seu blog é lindo demais.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  18. Rafaeeela menina, eu tava por fora total..nao sabia de nenhuma dessas historias hahah...eu sou tao matuta!kkkkkkk
    Gostei do post!
    beeeijinhos

    ResponderExcluir
  19. Admiro bastante a fibra de Coco Chanel.
    Adoro essa retrospectiva "fashionística", acho que já falei isso por aqui.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  20. Amei bastante esse post! Sou mega fã da Chanel e do Givenchy. Também gosto muito do Cristobal Balenciaga, mas um pouco menos. Outro estilista que gosto dessa época é o Charles James. O cara era um gênio. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Antigamente as mulheres se vestiam bem mais elegantes do que hoje em dia né. Nunca fui muito ligada em moda, mas estou adorando saber mais a respeito. bjo

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa,

    estou adorando seus posts das décadas, essa de 50 é muito especial e se eu tivesse a oportunidade de usar um Chanel eu iria rir de orelha a orelha e ia ficar muito mitida.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  23. as décadas que eu mais gosto é a 50 e a 60, até voltam algumas coisas a moda de novo, acho bem legal e interessante ! Beijoos

    ResponderExcluir
  24. parabéns, felicidades e saúde, atrasado!

    estou adorando anos 50!

    boa semana

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu amo demais a moda anos 50! Amei o post bjsss

    ResponderExcluir
  26. Adoroooo todas as grande "invenções" dos anos 50 =D

    Beijooo*

    ResponderExcluir
  27. Rafa,

    Adoro conferir esses seus posts tão ricos e tão informativos...
    A gente sente como vc pesquisa p/ fazer o melhor e arrasa!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  28. Nossa eu adorei o post,eu estou com muita vontade de comprar livros,eu tenho medo de sair pesquisando na internet e acabar colocando erros no meu blog,então livros são mais seguros,por enquanto não posso comprar mas é um desejo,então você acredita que até começar com meu blog eu não sabia nada sobre a Chanel hoje vejo como meu mundo era pequeno e fechado,tenho tantas coisa para ver ainda a cada dia aprendo mais,eu só tenho a agradecer a blogueiras como você que dedicam seu tempo em dividir conhecimento!beijosssss

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post! São estilistas maravilhosos mesmo. O filme Bonequinha de Luxo eu vi mas ainda quero ver o filme sobre a Coco Chanel. bjs

    ResponderExcluir
  30. Olha que época divina!!!

    Tudo maravilhoso , glamouroso e charmoso =)

    Rafa... não viva só de banana hahahahahahaha brincadeira

    Beijos Charmosos :**

    Ótima semana colorida e cheia de alegria!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Não e para menos ne Rafa esse perfume Chanel n° 5 é simplesmente maravilhoso, eu tenho e adoro, um clássico!
    Adorei o post, sou fã de muitas dessas tendências como o pretinho básico, colar de pérolas, bijuterias e dourado..tudo bem que era só no cordão, mas na minha vida vai para tudo hahahaha :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. A moda dos anos 50 é maravilhosa, acho tudo tão lindo!
    Da muitas inspirações para os dias de hoje :D
    Beijos
    http://theblackice.blog.com/

    ResponderExcluir
  33. Rafa esses seus post de moda são incríveis! Essa década contribui muuuito para a nossa atualidade, a marylin enlouqueceu a imaginação com esse resposta, hehe! Adorei conhecer mais sobre a Balenciaga, conhecia pouco das história :* beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Adoroooo seus posts. Dá pra fazer uma viagem. Parabéns!!! O dozinha da Maite... Mas coloca ela pra fazer algo legal, ou muda de escola quem sabe não acha garotas no judô... cris

    ResponderExcluir
  35. Uau!! Legal, eu não sabia da metada das coisas que você falou.
    Não visito seu blog á muito tempo, mais estou gostando muito :)
    Beeeijos.

    www.osuperblogparameninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Amei esse post, muito esclarecedor!!! Amei!
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Adorei Rafa!
    Vou adorar conhecer a década de 50 com vc!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  38. Uma belíssima aula de história da moda,
    adorei.
    beijos e continue assim, com posts fantásticos.

    ResponderExcluir
  39. Oi querida, obrigada pela visita... amei sua matéria.

    http://universodeumcloset.blogspot.com.br/ Beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger