Capa de sofá - Como fazer, Inspirações

|
Olha eu introduzindo (uiii) mais um assunto diferente no blog! Pois é, além de moda, história, curiosidades e filhos, gosto muito de decoração. Esse blog é uma zona diversificado, assim como eu, que mudo com as fases da lua, rs.

Quando você ouve falar em capa de sofá não te dá uns dez tipos de cruz credo? E é nisso que você pensa?

 

Pois agora os tempos são outros, o conceito de capas de sofá mudou. Comecei a reparar nelas quando comecei comprar as minhas primeiras revistas importadas de decoração. Reparava que grande parte dos sofás tinha essa capa e era bonito! Contrariando todos os meus pré-conceitos.

 

Para uma capa de sofá bonita, esqueça essas coisas frouxas e coringas que cabe em qualquer sofá. Hoje as capas são feitas sob medida e quanto mais justinhas, mais bonito fica o resultado.

Você sabia que uma capa de sofá pode sair mais caro que revestir o sofá?!


Pois é... Eu te digo isso porque fui procurar alguém para concertar o estrago que minha filha vândala e anarquista Maitê fez no meu sofá!

Tá curioso para saber o que foi? Eu conto. Ela conseguiu furar o meu sofá com um lápis! Depois de tê-lo riscado com caneta, achei que lápis de cor era inofensivo, ledo engando, baixou nela o boneco Chuck (do filme Brinquedo Assassino, lembra?) e ela usou o lápis como um punhal e esfaqueou meu sofá, enchendo de mini furinhos!!!

Sim eu surtei, chorei, afinal o que ela fez não saía com um pano e álcool. Após o choque inicial, coloquei minha cabeça para funcionar e tentei disfarçar os furinhos com uma manta, bem linda vermelha. Mas a manta escorregava e ainda soltava bolinhas de tecido. Não funcionou.


Aí lembrei das capas de sofá que vi nas revistas espanholas e resolvi fazer um orçamento. Morri! Muito caro e são poucas pessoas que fazem. Isso acabou com o meu sonho de resolver meu problema de uma maneira bonita e barata.

 

Foi então que falei para minha mãe da minha ideia e contei do meu dilema. Mostrei para ela as revistas importadas e lembrei de uma edição da Casa Claudia que falava sobre as capas e mostrava os detalhes, falava dos tipos de tecido e apresentava vários modelos. E não é que minha mãe se ofereceu para fazer?!

 

Como ela já tinha feito a minha cortina da sala, resolvemos arriscar. Comprei o tecido e ela tirou as medidas do sofá. Cortou e alinhavou, foi assim que provamos e fizemos os últimos ajustes antes da costura final.

E para nossa surpresa deu certo! Ficou igual ao das revistas! Mas deu um trabalhão danado, serviço de mãe para filha! Hehehe

Vou te contar que preferia meu sofá em courino fácil de limpar e manter com duas crianças pequenas, mas a opção da capa também ficou bom, não tão prático, afinal a cada suco ou nescau derramado é preciso tirar a capa para lavar e se você for super caprichosa vai querer passá-la o que eu te digo, é uma missão quase impossível por conta de todos os recortes.


Eu desisti, lavo, deixo secar no varal e depois coloco amassado mesmo e com o senta e deita das meninas ele vai esticando sozinha e depois de uns três dias, já tá boa, praticamente igual se tivesse passado e as meninas tivessem usado! rs.


O bom da capa é que por ser clara, ela não desbota como a maioria dos tecidos do sofá e não amarela ou melhor dizendo encarde como o courino, é lavou tá novo!

E você gosta dessa opção? Já tentou limpar seu sofá? Alguma dica para limpar meus sofás em courino que antes eram brancos e hoje são amarelos? Lustra móveis já te digo que não adianta, ele serve para hidratar, mas não limpar... rs.

35 comentários:

  1. Adoro decoração, Feng Shui e coisas do gênero.

    Sofá daqui de casa bem que merecia uma capa bem lindona. Fui inventar de botar uma manta no bicho e quase surtei. Treco ficou mais quente. Numa escorregação - ainda mais com criança serelepe.. Deixa pra lá! rsrsrsrs

    Adorei a sua. Ficou pheeeeena! Com cara de international..rs

    Mãezona prendada. Minha mãe não prega nem botão.. hahaha

    Agora, fala uma coisa.... que quadro marlindo é aquele, hein??? AMEI!

    Mega beijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia, pena que meu sofá ta precisando é ser trocado, com um ano de uso.
    Odeio capa de sofá, mas assim ficou bem bacana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estava me esquecendo vi sua foto, que linda vc é!!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida ficou linda a sua capa!! Arquivem casa eu ainda não precisei modificar o sofá , mas talvez em breve !! Rsrs !! Eu tb adoro decor falta tempo para colocar os assuntos no blog. Super bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafaela,

    sua mãe caprichou heim, a capa ficou linda e prática.
    Aqui em casa temos várias capas de sofá, não por causa de crianças, mas por causa dos nossos lindos aus aus que sobem e descem toda hora.
    Duas são mais ou menos, de malha e com cores lindas, mas outras duas são lindas, estampadas e parecem ser o tecido do sofá, acho que não foram caras se não mamãe não compraria.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafaela,
    Aqui em casa o sofá também é de courino, e se visse o seu morreria de inveja rs...talvez poque a equipe de Chuck's seja 3x2 rs...tá todo furado, ja experimentou de tudo também, coitado. Eu tô aqui às voltas com o que fazer com ele enquanto fica só com uma manta, e amei sua sugestão, especialmente pq a mammy daqui também é costureira de primeira, vamos ver se ela tpa o desafio, depois te conto. Sobre o courino, aqui nós usamos "Veja", não seui falar isso sem ser usando a marca..rsrs, acho que é "limpador multi-uso, que é tudo igual, nem precisa olhar marca...enfim, qnd tá muito sujo usamos uma escova e detergente tb, e quando está "mais ou menos" só veja num pano úmido ou alcool, pena que não funciona pra furo de lapis! Bjs! depois te conto o que fizemos, mas será que vc me conta qual o tecido?

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela.
    Gostei muito da ideia. Fica muito bem e a sua mãe fez um belo trabalho. Eu qualuqer dia também vou precisar de capas mas para as cadeiras da sala que são em pele sintética e a minha gatinha achou por bem afiar as unhas.....
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. ficou bem gira a capa..... de vez em quando as crianças tem dessas coisas... tembem me lembro de ter furado a capa do sofá da minha tia... e calei-me muito calada lol.... bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  9. Ai Maitê :0.... que idade que ela tem? assim já vou escondendo todos os lápis daqui de casa (Olívia já tá com quase 5 meses)... hehehhehe achei muito engraçado tudo isso. Te confesso que tb acho um horror a capa de sofá tradicinal, mas a feita pela sua mamy ficou bem bonita. E deixa eu perguntar... teu sofá não tem como mandar trocar o tecido? é uma idéia tb! bjocas

    ResponderExcluir
  10. Rafa falou no meu ponto fraco, sofá! -Ufa... minha pequena tem 1 aninho e vivi querendo subir no sofá, ás vezes escapole e vai para o sofá, sujando tudo!
    Quer faze-lo de pula pula... e gostamos muito de receber amigos em casa, mas de vez em quando aparece uma criança e derruba um nescau, ou um suquinho, vivo tendo que lava-lo, acredita?!
    E me sai caro, pois chamo uma pessoa que sabe fazer esses serviços. Vi seu post e estou seriamente pensando em colocar uma capa.
    Acho que vai facilitar minha vida...
    Bejinhos carregado de carinho.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu particularmente não gosto,
    fica soltando o tempo inteiro.. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto, acho mais bonito sem, mas é uma coisa que evita maiores danos, rs!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  13. Um beijo à sua mãe, paciência de jó.
    Mas ficou lindo!
    =)

    Eu Não sei nada sobre sofá, pq o meu é relativamente novo e Laura ainda nem sobe nele. Falemos mais sobre isso daqui alguns meses, pode ser, Rafa??? =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom e não se gasta muito comprando uma ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Quando eu dei de cara com aquela capa amarela berrante e a de florzinha, pensei: Ela surtou!
    Não acredito que ela acha essas capas bonitas.
    Ainda bem que me enganei quando comecei a ler o post. hehehehe
    Eu acho bonito courino, mas o problema é a limpeza dele. Hidratar é fácil, mas quando se é cor clara fica marcado com a cor das "bufas" que o povo solta no sofá! hehehehe
    E eu não gosto de courino porque é quente pra caramba no calor. Prefito os de tecido que é só limpar com o aspirador ou lavar a seco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. hahaha, não acredito que sua filha conseguiu furar o sofá com um lápis!!!! mas são coisas que acontecem né.... o meu sofá está precisando de uma capa, mas estava com receio de encontrar somente aquelas capas horrendas. Gostei do seu post, pois me deu algumas ideias... e obrigada pelo carinho lá no blog. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adoro decoração também gatan. Por mim, pode continuar com muitos posts sobre o assunto haha!

    xx

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafaaaa =)

    Sou mais das coisas práticas... Creio que eu não me sairia bem com capas de sofá hehehe

    Beijos Charmosos :**

    Uma maravilhosa quarta-feira!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adoro assunto de decoração!
    Meu sofá é de courino, todo branquinho... tenho há quase 3 anos... uma vez por mês ele é quase que lavado com bucha de prato(nova) e detergente Limpol de Coco, continua branco!
    :D
    Beijos, Lu.
    http://luearu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Rafa querida, olha que ainda não tinha percebido como eram bonitas!! Realmente todos lindos!!
    Morri de rir sabendo que a Maitê furou o sofá, rsrs. Minha sobrinha já fez isso e a minha irmã ficou pra morrer, porque ela fez igual a Maitê... Muitos furinhos e não saia com alcool, rs

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  21. Não acho de todo mal não...a cor que faz ficar legal!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  22. eu adoro estas capas retas de brim claro como esta ultima, aquelas com frufrus, não gosto! até ia fazer p/ meu sofá..ou melhor mandar fzer pq não tenho maquina, mas não achei costureira que soubesse, no fim mandei forra ele de novo!

    Mudei de novo layout blog depois espia e me fala o que achou...bjus!!

    ResponderExcluir
  23. Oii Rafa! Ahh, que bacana... Gostei do post e da sua capa de sofá! Eu adoro decoração, vou amar acompanhar seus posts por aqui ;)
    Beijo e ótima quarta-feira pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  24. Ai que amo essa diversidade de assuntos do blog...
    To amando decoração, na verdade começei a interessar mais nesse assunto desde ano passado.. e lendo aqui e vendo a capa, ela ficou linda, pois sempre que eu ouvia falar em capa de sófa eu imaginava aquela sanfonada laranja huahauhauahuah! mas é uma otima opção mesmo, principalmente para o sofá branco em casa onde tem criança né amiga rsrsrsrsrs ! bjus

    ResponderExcluir
  25. Hum... amei. A boa noticia é que aqui tem umas lindas... A casa nova - sim, vou me mudar em breve! eeeeehhhhh!!!! Tem um sofà lindo, confortavel, mas desbotado. Jà estava à procura de uma capa bem bonita.. e agora me animei ainda mais... Sim! 80% das casas para alugar por aqui jà sao mobiliadas.. O lado ruim é que tenho que redobrar a atençao ao pequeno para ele nao ficar com vontade de imitar a Maite... beijos... Ah.. eu tenho que concordar que teu quadro é suuuuper!!!!

    ResponderExcluir
  26. Olha sei que canetas só sai na hora (mas isso é problemas que eu tive, suas filhotas já estão maiores...).
    Limpo com pano úmico só... cris

    ResponderExcluir
  27. Capas assim, sob medida, são bem legais!
    Gostei!
    Mãe de ouro a sua! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. oie!!! eu estou esperando o mês de Maio chegar ($$$) para trocar minha cortina e mandar fazer minha capa com almofadas combinando!!! adoroooo capas, estas bonitas , claro!
    Me lembro desta arte da Maitê, hehehehhe, lindoooo teu sofá! o meu ta com uma manta bem xexelenta...
    bjs flore!!!

    ResponderExcluir
  29. Ando procurando uma capa para meu sofá também, mas vou acabar dando um tempo e vejo se peço para alguém fazer também, porque simplesmente tá tudo um absurdo.
    Adorei a tua! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. Ahahah... eu sabia que iria pensar isso! Sou louca mas só um pouco, rs

    ResponderExcluir
  31. Não solta, não... pelo menos os feitos sob medida, mas concordo com a Thaís, eu prefiro o sofá sem capa, mas com criança... affe!

    ResponderExcluir
  32. Não só gosto, como estou precisando de uma urgente!
    Mas me diz, qual o nome desse tecido que tu usou?? Não entendo nada de tecidos!

    Bjo

    Ficou linda! Vou ter que fazer uma encomenda com a tua mãe, rs.

    ResponderExcluir
  33. Oi Rafa, vim conhecer seu blog e retribuir a visita.
    Nossa...essa capa é meu sonho de consumo, pena que minha mãe more tão longe kkkk, ficou um luxo a sua capa.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  34. Sua capa ficou linda, mas lendo o post eu resolvi te dar duas dicas:
    - Pra limpar o sofá de courino é só misturar água com um pouquinho de bicarbonato de sódio, e depois pro tecido ficar com aquela sensação gostosa, passe CREME HIDRATANTE NÍVEA, aquele da latinha sabe? (o moço que me vendeu meu sofá deu essa dica, a mãe da minha amiga tentou no dela e ficou novo)
    - Pra passar a capa, porque você não tenta aqueles ferros a vapor tipo os da polishop, tem umas versões genéricas por ai, comprei o meu no Paraguay e ele salva vidas!
    To indo morar sozinha esse ano e baixou a dona de casa em mim! HAHAH Boa sorte!

    ResponderExcluir
  35. Oi, Rafa a capa ficou ótima. Parabéns a sua mãe! Eu sempre procuro capas para o me sofá e acabo comprando aquelas mais em conta mesmo porque o Daniel suja, rabisca e já vi não dá, né?

    Bjssssssssssssssssss, Dani Cardão

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger