Dois grandes estilistas no cinema: Givenchy e Chanel

|
Mais uma sexta-feira chegou e é dia de filme por aqui.

Como é final de mês, a grana tá curta, nada de filminho que está em cartaz no cinema! A dica de hoje será temática e tem a ver com o post, dessa segunda-feira, com os grandes estilistas da década de 50.

Dos três grandes nomes da moda nos anos 50, apenas Balenciaga não entrará nessa lista, por que não encontrei nenhuma referência em que ele tenha assinado o figurino.

Vamos começar com Chanel?

Pois é a estilista mais famosa do mundo também deixou seu nome em alguns filmes.

Essa noite ou nunca (Tonight or Never) de 1931
Figurino: Gabrielle Chanel.

Dizem as más línguas que Chanel não gostou de vestir sua primeira estrela de Hollywood, Gloria Swanson, e logo nos primeiros encontros com a atriz, soltou um: “Perca 3 kg”.

 

Swanson, não só não emagreceu como engravidou durantes as filmagens. O que não contribuiu em nada para as criações de Chanel muito menos para o papel de jovem virgem, a procura do amor verdadeiro. Seu corpo em processo de mudança teve de ser amarrado com faixas para que pudesse convencer no papel.


No filme Essa Noite ou Nunca, Swanson é quase uma versão mais rechonchuda e hollywoodiana de Chanel, pois seu figurino parece ter saído diretamente do guarda-roupa da estilista: pijamas de seda, colares de pérolas, a camisa branca, isso sem falar do corte de cabelo.



Um Homem do Outro Mundo (Palmy Days) de 1931.
Figurino: Gabrielle Chanel.


Nesse segundo filme de Chanel como figurinista, a estilista vestiu a atriz Charlotte Greenwood, porém parece não ter sido notado pela imprensa daquela época.

 



Cortesãs Modernas (The Greeks Had a Word for Them) de 1932.
Figurino: Gabrielle Chanel.


Em Cortesãs Modernas, filme que daria origem ao famoso filme da década de 50 – Como agarrar um milionário, com Marilyn Monroe, Chanel vestiu sua amiga e cliente Ina Claire e Joan Blondell.

 

Na ocasião do lançamento a Vogue América, considerou o pijama de Ina Claire uma revolução.



Ano Passado em Marienbad de 1961.


Novamente o figurino de Chanel chamou a atenção e foi parar direto nas páginas das revistas de moda.

Esse filme não é um consenso. Com seu roteiro enigmático divide a opinião dos cinéfilos, há quem o adore e considere uma das maiores obras do cinema europeu do pós-Guerra e há quem o deteste e ache seu experimentalismo pretensioso, aborrecido e sem sentido.


Outros filmes em que Chanel foi a responsável pelo figurino:
  • La Marseillaise de Jean Renoir, 1938
  • Cais das sombras(Quai des brumes), 1938
  • La Règle du Jeu de Jean Renoir, França, 1939



Vamos agora de Givenchy!

Sabrina de 1954
Figurinista: Edith Head
Figurino de Audrey Hepburn, desenhado por Hubert de Givenchy.


“Meu Deus, o que faço para consertar os defeitos terríveis dessa moça?” teria dito Edith Head sobre Audrey Hepburn para o filme A princesa e o plebeu, que estreou em 1953. Misteriosamente no próximo filme de Audrey, quem desenhou seus vestidos foi Hubert de Givenchy.


No filme “Sabrina“ no melhor estilo Cinderela, a personagem principal volta de Paris repaginada, e Audrey escolheu as roupas de Hubert pra representar essa transformação.

Dizem as más línguas que a figurinista, Edith Head, ficou mordida de inveja com a escolha do estilista por Audrey. Quando Edith recebeu o Oscar de Melhor Figurino por esse trabalho, não dividiu os louros com o francês. Pouco adiantou sua pirraça, pois teve trabalhar com a dobradinha Audrey e Givenchy no próximo filme, vamos ver?



Cinderela em Paris (Funny Face) de 1957.
Figurinista: Edith Head
Figurino de Audrey Hepburn, desenhado por Hubert de Givenchy.


Depois do sucesso de seus filmes, Audrey passou a exigir Givenchy como seu figurinista, segundo a atriz, as roupas do estilista, faziam com que se sentisse mais segura e protegida!

Edith Head, teve que se conformar e tirar proveito dessa parceria entre a atriz e o estilista.


Esse é o primeiro filme a transportar o mundo da moda para o cinema. O filme conta a história de um famoso fotógrafo de moda, Dick, que trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick acha Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village. Jo concorda em fotografar em Paris, pois lá poderá conhecer Emile Flostre, um intelectual cujas ideias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.



Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany`s) de 1961.
Figurinista: Edith Head
Figurino de Audrey Hepburn, desenhado por Hubert de Givenchy.


Esse é o filme mais famoso e lembrado da dobradinha Audrey e Givenchy. O filme é uma adaptação do livro escrito por Truman Capote. A história é sobre um escritor frustado que se muda para Nova York, onde conhece a nova vizinha, a socialite Holly Golightly. O filme gira em torno da história de como a amizade dos dois se transforma em uma relação de amor e cumplicidade.

 

O pretinho básico Givenchy, usado por Audrey em Bonequinha de Luxo, bateu todos os recordes em leilão realizado pela Christie’s de Londres, em 2006.

Ao longo dos anos, o enredo do filme foi ficando de lado, sendo a estética do filme a se consolidar no imaginário das pessoas. O vestido preto, as pérolas, os óculos gigantes, o cigarro e os sapatos de boneca tornaram-se sinônimo de elegância e luxo.

Porque pretinho básico? Porque toda mulher deve ter um?

Como sabemos o pretinho básico é criação de Chanel, mas foi no filme Bonequinha de Luxo, que Givenchy ensinou às mulheres a tirarem proveito de uma única peça. No filme quando Holly (Audrey) acorda com uma camisa de smoking, ela rapidamente fica glamorosa ao colocar um vestido preto (básico) e um chapéu exuberante. O mesmo modelo mudava de cara na festa em seu apartamento, quando o combinava com um colar exuberante, imortalizando-o como a peça mais versátil do guarda-roupa feminino.




Após 50 anos do lançamento do filme, o estilo de Holly Golightly ainda é atual.



Espero que tenham gostado de mais essa incursão da moda no cinema!

Um bom filme para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger