Mesa oval não tem toalha

|
Pois é, como gostaram do post sobre decoração, resolvi fazer um repeteco nessa semana e o tema é a mesa oval que não tem toalha.

Eu explico!

Antigamente era comum mesas de jantar ovais nos lares, mas atualmente com a redução de medidas nas casas e a arquitetura moderna, esses modelos estão meio fora de linha e entraram as mesas triangulares e quadradas para se juntar com as antigas retangulares.

Talvez essa seja a razão de não encontrar toalhas para a minha mesa oval.

A minha inspiração para esse tipo de mesa veio dessa imagem:
 

Repararam que ela não tem toalha?

A minha mesa foi de uma tia do meu marido, passou para a mãe dele e quando veio para mim, foi reformada e ganhou a coloração branca. Eu fiz isso, porque a minha sala de jantar é muito escura, a iluminação natural vem de uma sacada que só bate sol no período da manhã e apenas por alguns minutos, então uma mesa escura deixaria o ambiente mais cavernoso.

Ela era parecida com essa:
 

E ficou assim:

Antes de mudar para esse apartamento eu morava em um sobrado beeeem grandão e lá eu tinha uma mesa quadrada para oito pessoas, que obviamente não caberia dentro de um apartamento no padrão normal.
 

Foi então que passei uma cantada na minha sogra e fiquei com a antiga mesa dela!

A mesa ficou do jeito que eu queria e ficou linda com a pátina provençal. As cadeiras medalhão que adquiri separadamente completaram o cenário que eu imaginava para essa sala. Esse é o meu cantinho antigo da casa.
 

Ainda falando dessa minha mesa, o mais legal dela, é a abertura central que permite transformá-la de seis para oito lugares! Assim continuei tendo os mesmos oito lugares de antes, mas com uma mesa que no dia-a-dia ocupa um espaço menor.

O pequeno infortúnio foi descobrir que a maioria das lojas, não vendem toalhas para mesas ovais. Você encontra toalhas redondas, quadradas e retangulares, mas oval é muito difícil. Outro detalhe é que quando encontra a tal toalha oval, é preciso definir qual o comprimento você vai querer, se é para seis lugares ou oito, uma não serve para outra, sabe como?

A primeira toalha que comprei foi uma retangular que minha mãe teve trabalho para transformá-la em oval. Ficou ótima, porém devido ao grau 10 de dificuldade e chatice, desisti de pedir para minha mãe fazer esse tipo de reforma.

Aí comecei a reparar nas revistas de decoração europeias e vi que lá, eles usam bastante a mesa oval e a toalha utilizada é a retangular. Eles não usam toalhas ovais, aí chutei o balde de vez e decidi usar as retangulares que possuem mais opções de estampas e preços. E fui ser feliz, rs.

 

Eu gosto de móveis antigos e em estilo provençal, acho que transmitem aconchego e passam uma história para o ambiente, porém a casa toda com essa decoração, ao meu ver, torna-se um cenário de filme e não um lugar habitável, entretanto uma casa muito modernosa parece show room de loja, por isso acho legal mesclar os estilos, que pode ter os dois elementos em um mesmo ambiente ou então com decoração diferente para cada cômodo da casa.

E você sabia desses detalhes? Gosta do estilo provençal ou prefere o moderno?

26 comentários:

  1. Pretendo mudar em breve, ai sim minha casa vai ter minha cara!
    Aqui o único cantinho que ficou igual eu queria foi o quarto da Emilly!
    Adoro dicas de decoração, adoro também decoração de ambientes externos!
    Sou louca por jardins!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. gostei da mudança da mesa ficou giriisima e as cadeiras são muito bonitas
    bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  3. OLá Rafaela.
    Adorei o estilo da sua mesa e não é que o post que publiquei hoje tem uma mesa e cadeiras no estilo da sua e a toalha é rectangular... Eu gosto de mistura de estilos mas tenho paixão por estilo provençal com toque contemporâneo.. Os quartos das crianças estão já nessa linha. O resto da casa ainda não. Adorei o post como sempre.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha reparado nisso, acho que só quem tem esse tipo de mesa pra saber esse detalhe sobre as toalhas, mas achei bem bonita com toalha retangular.

    Achei bem mais bonita essa mesa nova com essa carinha retrô, junto com as cadeiras lindas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que post incrível!, Rafa! Nunca havia reparado, mas agora relembrando, vejo que realmente nenhuma mesa oval que vi tinha toalha!

    Seu decor é lindo, pura inspiração.

    Super beijos,
    Blog Glam Press
    Twitter Glam Press

    ResponderExcluir
  6. http://blogdamamaedanny.blogspot.com/14 de março de 2012 06:45

    Oi flor, obrigada por seu comentário lá no blog, então me tire algumas dúvidas sobre as apostilas, como elas são passadas pras crianças? Suas meninas levam lição pra casa com frequência? Elas já fazem letra cursiva e sabem ler? Já me falaram que o método de ensino Positivo é excelente, mas na minha opinião tem que ter pessoas capacitadas para ensiná-la aos alunos né, ai guria, tô tão preocupada. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. amei sua mesa, linda!

    também sou como você adoro um provençal, mas gosto também de algumas coisas modernas.
    mas como você disse é legal cada comodo de um jeito diferente, porque tudo só moderno parece show room e também tu estilo antigo me dá uma depressão!

    estou adorando post de decoração.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha reparado nesse "problema", acho que é porque aqui em casa todas são retangulares. Mas gostei da ideia!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. Rafa, a sua mesa em estilo provençal ficou lindaaaa!!! Parabéns pelo bom gosto.
    Bom , tenho um problema parecido com o seu. A minha mesa de jantar é triangular. E nunca encontrei toalhas de mesa nesse formato.
    Já cansei até de procurar.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  10. Não me toquei que mesa oval não tem toalha ou se tem é difícil de encontrar ou fazer como você explicou D: aqui temos uma mesa quadrada,então é fácil de achar algo pra cobrir, hehe' Mas amei sua mesa oval e no estilo provençal *O* Sou apaixonada por estilos assim, eu amaria ter uma casa toda assim, ou pelo menos meu quarto, com escrivaninha/estante/armário/cama, tudo no estilo provençal, me sentiria em outra época <3 Mas tens razão, tudo nesse estilo vai parecer um museu, gostei que você tem esse cantinho que tá a sua mesa nesse estilo e o resto da casa diferente, é bem original <3 Mas ainda sonho com meu quarto do século XIX. rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafaela,

    eu acho mais romântico o estilo provençal, além de ser mais chic.
    Sua mesa é muito linda e eu não gosto de toalhas retangulares, prefiro as ovais,
    acho que tira todo o tchan da mesa.

    Beijim.

    ResponderExcluir
  12. Uma mudança de cor e fez tudo ficar mais harmonioso :D bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah amiga, voltei para te agradecer o carinho de sempre comigo e com meu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amiga, sua mesa é muito fofa! Eu prefiro o estilo provençal vou ser sincera. Acho lindo esse estilo. Mesmo assim achei legal e assino embaixo o que disse "móveis antigos e em estilo provençal, transmitem aconchego e passam uma história para o ambiente,mas a casa toda com essa decoração, torna-se um cenário de filme e não um lugar habitável, entretanto uma casa muito modernosa parece show room de loja, por isso acho legal mesclar os estilos"

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafa a minha mesa é parecida com a sua só que é só para seis lugares e quanto a toalha é muito dificil mesmo de achar e compro mesmo a toalha de mesa retangular e fica bem melhor.

    Bjsssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, realmente nunca tinha parado pra pensar nisso. Acho lindo demais mesa oval, diferente né? As mais comuns são retangular e quadrada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafaaaaaaaa!!!

    Adoro móveis antigos e EU QUERO UMA MESA IGUALZINHA TUA, quando tiver a minha casa heheheh.
    Ela é linda de morrer!!!!

    No meu quarto, que é minha parte na casa, a única coisa moderna que tenho é a cama. Tenho o guarda roupas antigo com um espelho no meio com detalhes esculpidos na madeira e uma penteadeira, sabe aquelas com espelhos e cadeira? assim... com umas gavetinhas também ;-)

    E tinha uma escrivaninha que era do "conjunto" que não coube mais no quarto ai passei pro meu irmão, mas já fiquei com vontade de pegar de novo hahahaha.

    Beijos Charmosos :**

    Uma ótima quarta chuvosa desde o Sul =P

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Rafa, concordo em gênero, número e grau com vc. A casa inteira em provençal não parece real... parece mto antiga, não é tão aconchegante como só uma ou outra peça em provençal. Tanto que eu ia fazer o quarto inteiro da Laura em provençal, mas mudei de ideia - e hoje ele tem formas totalmente quadradas, inclusive. Acho mais prático o moderno, pq contém mais espaços, é mais cheio de lugares para colocar as coisas, mas o provençal é lindo, chique, antigo, gostoso, ... e caro!
    =)

    Amei a sua mesa, linda, linda, linda. E nunca tinha parado para pensar em pano para mesa oval.................. sério. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Rafa eu nunca tinha feito essa observação! A mesa da sala de jantar aqui de casa é redonda e já é difícil achar imagina as ovais!!
    ótima dica :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. AMEI! Gosto muito mais de mesa oval ou redonda do que as famosas quadradas ou retangulares. São lindas, claro, mas não são minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  21. Não sabia que não tem toalha oval no mercado... curioso isso!
    Ficou linda a mesa.
    Eu tb tinha uma quadrada que tive que me desfazer pelo tamanho...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  22. Olá Rafaela, adoro o estilo provençal... preciso dizer que essa mesinha ficou linda? Essa estampa com azul e branca, babei!
    Beijinhos pesado de carinho!
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Acho lindas mesas ovais, ficam charmosas.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  24. Acho linda a provençal, mas tem que ter estilo! A minha é daquela triangular, sem opção de toalha, eu pelo menos nunca vi :( Só pra dizer, minha Maitê tá cada vez mais sapeca, será que toda Maitê é assim hehe.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho 03 modelos de Toalhas de Mesa Ovais se interessar segue o link abaixo.
    http://www.mallumodamaster.com.br/mesa/toalhas-doversas.html

    Obrigada!

    OBS: Sua Mesa Ficou Linda!

    ResponderExcluir
  26. Mallu, tudo bem? Minha filha comprou recentemente uma mesa oval e eu gostaria de fazer uma toalha para dar de presente. Vc pode me passar as medidas por favor? Obrigada. Maria Rita.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger