Anos 50 - Família e Lar

|
Já falamos sobre o período histórico dos anos 50, principais estilistas, os principais modismos, e a influência dos jovens na moda.

Entretanto, outro ponto influencia o modo de vestir - é o comportamento social das pessoas daquela época, por isso, lá vai mais um post que nos ajudará a compor e entender o porque de um desejo por uma silhueta feminina nos anos 50.

Com o final da Segunda Guerra Mundial e boa parte do período da Guerra Fria, os Estados Unidos e os países capitalistas representam a boa vida, o futuro diante do mundo atrasado e vermelho da União Soviética.

O antigo sonho americano passa a ser apresentado ao mundo como o “American way of life”, amparado pelos avanços tecnológicos, principalmente de eletrodomésticos, automóveis e cosméticos, e tudo mais que o capitalismo podia oferecer.

O “American Way of Life” da década de 1950, mostrava ao mundo como era uma vida perfeita e o que fazer para ser feliz.
.
.
Mas o que muda na moda e na vida das mulheres?
.
Se durante a guerra, as mulheres apoiavam seus maridos, pais e irmão participando ativamente da defesa de seus países, durante os anos dourados, há um retrocesso no comportamento feminino.

.
Nessa década esperava-se que a mulher fosse bela e bem cuidada, deveria casar cedo, ter filhos, ser uma boa mãe, saber cuidar bem do seu lar, ou seja, há um retrocesso ao papel da mulher no mercado de trabalho, é um retorno ao papel fundamental da mulher.

.
Porém, isso só funcionou porque não era imposto, viver dessa maneira era sinônimo de uma vida confortável para a mulher, que agora poderia cuidar da sua beleza, pensar na decoração do seu lar e nas futuras festas dos amigos.

.
Afinal, ninguém queria recordar a destruição, dificuldades e tristezas da guerra, as memórias eram enterradas com uma vida perfeita!

Lembra do filme estrelado pela Nicole Kidman Mulheres Perfeitas? O filme resgata e esse sonho de perfeição e idealização dos papéis familiares.

.
E para ajudar a mulher da década de 50, vários eletrodomésticos foram criados para auxiliá-la nessa tarefa difícil, como o aspirador de pó e a máquina de lavar roupas.

.
.
Mas vamos falar dos eletros amanhã. Espero você!
.


.

Ps1. Hoje é niver do meu pai, a pessoa mais trabalhadora e generosa que já conheci. Sou muito feliz por ser filha desse grande homem. 

Ps2. Atualizei a página de selos, pois o blog ganhou um da Lilia, uma amiga muito querida - do blog Diário de mãe e filha.

54 comentários:

  1. Eu adoro o estilo dos anos 50, foi uma época incrível. Principalmente a moda, que possuía um glamour particular. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante ver todas as mudanças que foram ocorrendo, né? E ah, parabéns pro papai! :)
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  3. Mas de bom q de um jeito ou de outro as mulheres conseguiram entrar no mercado de trabalho. Infelizmente algumas ainda tem aquela mentalidade q mulher tem q casar cedo e ter filhos logo. ¬¬ E não trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, adorei o post!!
    Quando estava lendo lembrei do filme Mulheres Perfeitas e depois vi que você pensou a mesma coisa..haha
    Parabéns pro seu pai!!
    Bjos
    www.deliriofashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que demais! Eu não sabia de onde vinha esse negócio de cuidar da casa, dos filhos, do marido, eu não sabia a origem - quer dizer, eu não sabia que em algum momento anterior, a mulher fora estimulada a sair de casa, como na guerra, nunca pense nisso. E depois do seu post, vi que elas voltaram a cuidar de casa, e não que tinham vivido uma constante nesse sentido. De qlq forma, as duas tarefas são importantes e cabe à mulher, ainda hoje, escolher ou equilibrar (quando poder optar) a carreira com a casa. Acho ótimo. E se eu pudesse, acho que ficaria em casa até todos os meus filhos (futuros included) tivessem 4 ou 5 anos. Mas não posso e tudo bem.

    beijos!

    boa semana!

    parabéns ao papai!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, como o comportamento das mulheres evoluiram ao longo das décadas. Amo os vestidos dos anos 50, acho a silhueta linda.

    http://www.closetdetendencia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!!

    Ótimo post!!
    Quantas mudanças né???

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir
  8. Eu nasci na época errada :(
    Queria tanto ser uma dessas mocinhas! hihi

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rafa não estou conseguindo comentar, já tentei mandar várias vezes... estou tentando pela última vez espero que vá...

    O post de ontem amei, não se meu comentário chegou, teve uma hora que desisti de enviar rsrs. O filme mulheres perfeitas retrata bem a maneira e a impressão que eles tentavam passar as pessoas, de que eram de fato perfeitos, adorei sua abordagem esse filme é uma ótima referência desse ideal.
    Rafa, beijão pra vc.
    http://www.makepermanente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. simplesmente encantador este post... por acaso acho que devíamos voltar a ter os mesmo valores da década de 50.. mas nos dias de hoje tem de trabalhar o marido e a esposa para terem uma vida minimamente confortável :-( enfim... bjinhos
    PS: fico encantada com as imagens

    ResponderExcluir
  11. Rafa, primeiramente parabéns para o papai que venham muitos e muitos anos de alegria e saúde. Passei a amar os anos 50 só de saber que foi nessa época que inventaram a maquina de lavar!!! Aqui em casa é minha melhor amiga! rsrs!!
    Quanto a ser chata, eu achava que não era, mas de tanto meu marido falar passei a creditar rsrs, acho que no fundo eles que são chatos! rsrs!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita lá no blog, volte sempre viu ^^
    Parabéns pelo blog, linda!
    Ótima semana flor ♥

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Rafa querida!
    Então, as mulheres dos anos 50 regrediram no mercado de trabalho e voltaram a ser a rainha dos lares, cuidando do esposo, filhos, da casa, agora com maior facilidade dos eletrodomésticos! E mais tempo para se cuidar, ficarem mais bela...
    E estou pra ser uma mulher dos anos 50! Risos. No final do ano, acho que vou parar e me redirecionar aos estudos, concluir uma faculdade. Vou contar muito com a ajuda dos eletrodomésticos. eheh '
    Uma linda e doce semana.
    Grande Beijo!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  14. amo a década de 50, queria ter nascido nessa época... bjokas

    ResponderExcluir
  15. Então, geralmente eu demoro meses para aplicar novamente. O cabelo volta ao normal, mas o frizz e volume é controlado e fica um brilho lindo.

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir
  16. Década de 50 é demais, suas histórias da época são encantadoras.. Quem viveu deve ter adorado!
    Beijos, Gabi.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rafaela.
    Muito interessante o seu post. Eu vi o filme mulheres perfeitas e gostei muito. Um excelente retrato da sociedade daquele tempo. Eu não me importava de viver naquele tempo e ter uma vida familiar assim. Só ia sentir falta da Internet:..... Parabéns pelo trabalho gostei muito.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito desta época e da american way of life!! Muito bom, gostei muito de ler :)

    ResponderExcluir
  19. Já estou ansiosa pelo próximo post! Eu não vivo sem o meu aspirador de pó, hehehe. bjo

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela visita lá no blog, volte sempre viu ^^
    Parabéns pelo blog, linda!
    Ótima semana flor ♥

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, perceber as mudanças na moda e na sociedade, e essas imagens hein Rafa, lindas.
    Bjs

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu amo conhecer um pouquinho da evolução da nossa história, é fascinante!
    Parabéns pelo post!

    Beijos,
    Luana

    www.belasperolas.blogspot.com
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  23. Moda e mundo sempre conectados.
    Estou devolta! Aparece lá. bjocas

    ResponderExcluir
  24. Amiga, a Ingrid está estudando sobre a tecnologia dos anos 50. Logo que ela me contou de quem eu lembrei, hein? É claro de você!!
    Aguardo o post de amanhã

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  25. parece que foi tempo de felicidade de apesar da guerra pelo menos para nos mulheres
    adorei conhecer mais d a histor a bjus geh
    http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Como tudo mudou e evoluiu, né? rs
    Adorei o post, aguardo o de amanhã! Bjos.

    ResponderExcluir
  27. Adoro o estilo dos anos 50, realmente acentua as curvas da mulher, tornando- a mais feminina, pena foi o rótulo que nos puseram e que até hoje não somos levadas tão a sério.Adorei o post!Muito obrigado pela visita no blog, sinta-se a vontade sempre que quiser!
    Beijos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que tudo evolui e as mulheres deixaram de ter apenas a vida doméstica e passaram também a estar no mundo do trabalho. beijinhos http://beautyandfashionalways.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Que post incrível Rafa, por isso adoro o seu blog, sempre surpreendendo!
    Eu devia ter nascido nos anos 50, por que eu adooooro cozinhar, cuidar da casa, do meu namorado, coisas de mulherzinha e dona de casa sabe? Mas nnão consigo imaginar só isso, eu não conseguiria viver só pra cuidar da casa e depender financeiramente do meu marido, ja que eu sou super consumista (eu tenho qe assumir) ;( adoro a idéia de ser dona de casa, mas porém, uma dona de casa independente com ensino superior eum emprego. haha


    tive sumida mesmo ;(( semana passada fui corriad pra mim. Mas agr to de volta com toda forçaa rsrr. Obrigada pelos comentários, eles realmente me motivam para seguir em frente com o blog. Beeijos querida, e ótima semana pra você

    agrviroumoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Nunca vi esse filme da Nicole, acredita?
    Fiquei curiosa.
    Eu tenho um pouco de raivinha dessa estética machista dos anos 50, mas gosto de algumas coisas pontuais no estilo, cores, estilos e desenhos de propagandas.

    Beijos
    http://www.brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Rafa,

    Adorei... Então foi o aspirador de pó e a lava-roupas que iniciou a evolução de aparelhos domésticos =)

    Beijos Charmosos :**

    Ótima semana, sem gripe =P

    ResponderExcluir
  32. Quando começei a ler este post lembrei-me imediatamente nesse filme da Nicole Kidman, com um fim muito interessante e que mostra bem o estilo de vida da mulher nos anos 50...

    Beijo*

    ResponderExcluir
  33. Manda parabéns para ele!

    beijos.

    ResponderExcluir
  34. Bem legal!
    Beeijo


    http://besidesthebasic.com

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pro seu Papis.
    Os eletrodomésticos foram uma mão na roda.rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Isso é tão anos 50... amei as imagens, sabe quando tava lendo o inicio do seu post, na hora me veio na cabeça o filme Mulheres Perfeitas... pra mim, os anos 50 nos EUA parecia tão perfeito... mas, sei lá, muitas vezes não era, pois nessa mesma época havia muito racismo e outros tipos de descriminação, ou seja não era tão perfeito.. Beijos :)

    ResponderExcluir
  37. Bacana demais seu blog e muito interessante o post hein?!
    Obrigada pela visita!
    Bjos!
    =)

    ResponderExcluir
  38. Oi Rafa,

    nossa como gosto dos seus posts, a gente volta no tempo e na história e estou doida para ver o de amanhã.
    Desejo muitas felicidades, alegrias, amor e saúde para seu pai, ele realmente deve de ser uma pessoa maravilhosa, sabe-se por ele ter uma filha como você.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  39. tempos de muito glamour!! eu gosto!!

    ResponderExcluir
  40. Cada post eu aprendo coisas novas, rsrsrs.
    Não sabia que o aspirador de pó , tinha sido criado nessa época :))
    Ah, e parabéns para o seu pai, ahah.
    Beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  41. Rafa, não sabia que os eletros surgiram nessa época, que legal rs :D
    Aeeeee parabéns para seu papis querida, felicidades viu!!!
    Então salto mais grosso eu tb nunca vi mas se eu achar eu algum lugar te aviso ta?!
    Tenha uma ótima semana ^^
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Essa década é mto fofa...
    Gosto mto...
    Beijos
    http://www.smooch.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi Rafa,
    Vou assistir a este filme, pois só assisti ao primeiro (e não faz muito tempo), com a katharine Ross. Este com a Nicole eu não vi, mas fiquei interessada.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  44. Gosto muitooo das postagens daqui, porque são repletas de informação! Eu gosto do modo como as mulheres se vestiam naquela época, mas viver essa vida ai...de meio que submissa pelo marido eu não iria gostar não! Iria ser meio que rebelde!kkkkkkkkkkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Que post maravilhoso!!
    Adorei tudo!!!

    Beijos

    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Adorei o post, adoro essa época... E o filme nem curti muito, mas tem muito tempo que vi.

    xx

    http://www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  47. To fora dessa época de mulher ficar em casa cuidando dos filhos :P ahahaha A moda era linda, esses vestidos lady like maravilhosos! Mas mulher tem que ter sua independência! Ainda bem que não tem mais guerra! ahahah
    ;P

    ResponderExcluir
  48. O filme retrata isto muito bem mesmo. Me dá até um pouco de agonia desta "perfeição"...heheheh Mas, não podemos negar que a moda da década é muito charmosa e bem feminina!
    bjus

    ResponderExcluir
  49. Oi, Rafa que legal esse filme ainda não vi, mas acredito que até hj muitas mães deixam suas carreiras pra cuidar dos filhos e da casa não sei se é um retrocesso ou uma evolução do que há por vir.

    Bjsssssssssssssssssssss, Dani Cardão

    ResponderExcluir
  50. Amo o design dos eletrodomesticos dessa época!
    Beeijo

    http://besidesthebasic.com

    ResponderExcluir
  51. Parabéns atrasado ao seu pai :)
    Ótimo post como sempre.
    Acredito já ter assistido a esse filme.


    Participe dos sorteios do TC:
    http://tecido-doce.blogspot.com.br/2012/03/sorteio-sapatilha-splatt.html
    http://tecido-doce.blogspot.com.br/2012/04/vivrelavie-resenha-sorteio.html

    ResponderExcluir
  52. Ronaldo Luis da Silva22 de abril de 2012 17:27

    Rafaela know it all. Rgds (Sorry for late comment)

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger