Filme De volta para o futuro – Curiosidades

|



Você já pensou na possibilidade de conhecer seus pais na sua idade e ainda por cima ficar amigo deles? Será que seriam amigos? Seriam da mesma turma?



Foram exatamente essas perguntas que deram início ao roteiro do Filme De volta para o futuro de 1985.

Sinopse

O filme conta a história de Marty McFly, um adolescente que acidentalmente volta no tempo de 1985 para 1955. Ele conhece seus futuros pais no colégio e acidentalmente faz sua futura mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e com a ajuda do Dr. Emmett Brown, encontrar um modo de voltar para 1985.


O filme é muito legal, não só pela a história que é bem amarrada, pela direção de Spielberg, quanto pelo figurino que é perfeito, além das referências do ano de 1955!

A época, como já vimos por aqui, marcou a ascensão dos adolescentes como um importante elemento cultural, o nascimento do rock n' roll e a expansão dos subúrbios, acrescentaram um sabor a mais ao filme.

Nas cenas em que Marty volta para o passado de seus pais, além das roupas, é possível perceber o comportamento dos jovens, da família e os valores daquele período. Sem falar das músicas, já que uma parte do filme se passa no baile de formatura de seus pais, então é possível observar as roupas do dia-a-dia dos personagens como as roupas de baile.

 

Curiosidades

Vários estúdios recusaram o roteiro, a época era de sucessos como Porky’s e De volta para o futuro era considerado muito inocente. Então a dupla de criadores resolveu levar o filme até a Disney, porém uma mãe que se apaixona e beija seu próprio filho, não era coisa de filmes Disney. Até que a Universal aceitou produzir o filme.

Eric Stoltz foi contratado para interpretar Marty McFly e até iniciou as filmagens, porém, o ator e os cineastas concordaram que o papel principal deveria ser de um ator mais jovem. Foi então que os produtores foram atrás de Fox, que aceitou e refez as primeiras cenas.

 

Para alegria de quem apostou no roteiro, o filme quando lançado se tornou o maior sucesso daquele ano, arrecadando mais de US$ 380 milhões em bilheteria. Isso sem contar no sucesso de crítica.

O filme faz parte de uma trilogia de sucesso contando com os filmes: De volta para o futuro II e III e posteriormente virou desenho animado.

Marty originalmente viajaria no tempo dentro de uma geladeira e teria a ajuda de uma explosão nuclear para isso, entretanto os produtores ficaram com medo que as crianças começassem a se trancar dentro das geladeiras.

O bad boy Biff Tannen, ganhou o sobrenome de um executivo da Universal Pictures, que se comportou muito mal durante a primeira reunião com os criadores da trilogia.

 

Christopher Lloyd inicialmente recusou o papel, mas por influência de sua esposa, acabou lendo o roteiro e aceitou o trabalho. Lloyd se inspirou em Albert Einstein e no maestro Leopold Stokowski.

 

As cenas dos anos 50 foram gravadas nos estúdios da Universal e foram as primeiras a serem gravadas. E depois de 100 dias de produção a equipe técnica teve de correr para conseguir estrear em 3 de julho como era a vontade de Spielberg.  Mais de 8 minutos foram cortados, como quando Marty vê sua mãe colando em uma prova e várias tomadas de efeitos, ficaram prontas a uma semana da data de finalização do filme.

 



Prêmios:

Foram várias as indicações, mas levou mesmo o Oscar de Melhor Edição de Som.

Por que assistir:

Foi reconhecido como o 10º melhor filme do gênero de ficção científica, pela American Film Institute.

O filme ocupa a 28ª posição na lista dos 50 Melhores Filmes Colegiais, da Entertainment Weekly.

Faz parte da lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos" da Total Film.

É um dos filmes selecionados para preservação da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante".

Foi eleito o 56º melhor roteiro da história pelo Writers Guild of America.

 

Tá bom ou quer mais? Espero que tenha gostado de saber um pouco mais desse clássico do cinema.

Volto amanhã com a minha tag favorita – Revista Capricho de 90's – vocês não vão acreditar, mas eu consegui a edição de abril de 1995 que faltava na minha coleção!!!

Até breve!



Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse filme, clique aqui. Mesmo pesquisando no livro: 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, na Wikipédia tem muito mais informações, que os fãs foram complementando de várias fontes.

59 comentários:

  1. Eu assisti esse filme na minha infância. Adoro *-*
    Nem precisava recomendar porque já sei que ele é bom
    Sobre essa coisa do roteiro ter sido recusado.
    Aconteceu com outras obras que se mostraram boas depois de aceitas.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb fiz acho q parte ou de uma parte q assistiu esses filmes, e realmente foram bombásticos na época, um show e todo mundo amava, Realmente vale a pena assistir.
    bjsjjsjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, adoro esse filme!!!!! Fui na Universal, tem uma réplica de parte do cenário, é tãããooo bacana!!!

    Antes as pessoas se preocupavam com a mensagem que estavam passando, olha que bacana. Eles se preocuparam com as crianças, de não se trancarem nas geladeiras.... hoje em dia ninguém avaliaria isso, só colocaria um letreiro dizendo que não é recomendável fazer isso em casa.

    Agora, cá pra nós, que hr vc posta os seus textos? Entrei às 7h no trabalho! E já tinha texto teu!!! =)

    Feliz pela capricho encontrada!!! Quero saber tudo! Adorava.....

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. adorooo esse filme!!!!! Vi quando era bem novinhaaa! preciso ver de novo, é engraçado como as perspectivas sobre alguma coisa mudam conforme a gente vê mais vezes... Ele é ótimo!!! :D

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal, eu adorei, preciso ver!

    Obrigada pela visita, volte sempre <3
    http://agoratopronta.blogspot.com/
    Beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  6. nossa eu ainda não vi esse filme, quero ver haha
    obrigada pela visita flor, beijos
    http://chequematte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro este filme, os três. Tenho eles guardados aqui em casa. A temática é muito empolgante e interessante. Beijinho.
    http://universodeumcloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo!! Tenho DVD da triologia em casa!

    ResponderExcluir
  9. AMO esse filme! É muito bom!
    Eu lembro bem da parte que ele volta pro passado e a mãe dele vê ele com uma cueca da Calvin Klein e pergunta se é o nome dele ahahah

    Beijos
    http://www.brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  10. Só foi ver esse post e lembrei que vi o carro e a jaquete dele lá no Museo de la Moda no Chile, demais!! <3

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  11. belo post, adorei :))))
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafaela.
    É um dos meus filmes preferidos Já vi várias vezes. Gostei das curiosidades que não conhecia. Também recomendo.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente um dos meus filmes preferidos!
    Amooo o enredo, os personagens...os looks! <3
    Já me deu vontade de assistir de novo!!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiiiiiiiii, tô sumidinha sim do meu blog, mas sempre estou por aqui no seu.
    Essa semana mesmo assisti esse filme na TV. Adooooro!!!
    Beijocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Eu ameiiiii, é do meu tempo rsrs. Muito bom assisti a todos eles e volta e meia assisto novamente. Assim como os outros filmes da minha época, Indiana Jones (toda série), Goonies, Vivendo a vida adoidado,Dirty Dancing, Férias frustradas kkk ... e por aí vai é muito filme que até hoje ainda assisto kkkkkkkk tempo bom né rsrs.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  16. O tão amada regresso ao futuro.... tantas vezes vi quando era miúda e mesmo assim na altura já era um filme antigo.... bjinhos grandes bom fim de semana

    ResponderExcluir
  17. Eu AMO esse filme!!! *-*
    Tipo marcou a minha infância!
    Assisti todos várias vezes. Hehehe...
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir
  18. Rafa, faz meses que não consigo postar no seu blog. Como não tenho seu e-mail, não tinha como te avisar disso. Mas desde que migrei não consegui mais acessar dois blogs que acesso (o seu e mais um). Aí ontem, a programadora do blog sugeriu que eu logasse via face. Então estou tentando para ver se dá certo! Bjokas, ANITA
    www.anitabemcriada.com
    @anitabemcriada

    ResponderExcluir
  19. Nossa que legal esse post!
    Faz um tempão que eu não vejo esse filme, mas já assisti várias vezes.
    Um ótimo fim de semana pra vc!
    Bjos
    www.deliriofashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Este filme é um marco na história do cimena, mas confesso que eu não tenho a mesma curiosidade, só se eu fosse uma mosquinha... hehehhehe
    Tem sorteio lá no blog! Um vestido lindo! aparece por lá.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  21. meu namo é fa desse filme!
    amei sua visita
    bjaoo

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito desse filme porque a ideia central é muito bem elaborada. Tipo...eu não sei como seria voltar no tempo dos meus pais, deve ser muito estranho! kkkkkkkkkkkkkkk Sou doida! Boa sexta, flor!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu amo de paixão esse filme.
    Me apaixonei de primeira pelo teu blog, a primeira visita e ja encontro um de meus filmes favoritos <3

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post!
    Vi esse filme tem um bom tempo, nem lembro direito. Deu uma super vontade de assistir de novo. Lembro que eu tinha gostado bastante!
    Beijocas ;)

    ResponderExcluir
  25. Rafa, adorei o post e eu sou fã de carteirinha dessa trilogia. Assisti não sei quantas vezes, hehehe... já estou ansiosa pelo post de amanhã. bjo

    ResponderExcluir
  26. Eu adorei o de volta para o futuro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH não acreditei quando li o nome do post *O* Amo esse filme, por mais que eu não tenha visto muito ele :/ O que me faz querer (e muito) os dvd's da trilogia *O*
    Amei saber mais sobre o filme, a produção e os atores que participaram, com certeza é um ótimo filme <3 E desculpa a empolgação no comentário. rs

    ResponderExcluir
  28. Já assisti!! Um clássico!!
    Ah já sei que o post de amanhã será mais que especial,rs

    Tem desafio pra você lá no blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Adorava assistir esse filme...

    Ahh!! e revista capricho dos anos 90.. com crtz foram as melhores né?
    Se eu ía bem na escola, toda semana eu tinha a minha garantida rsrs..

    E boa sexta-feira, com feriadão \º/

    ResponderExcluir
  30. Oii Rafa,
    Este filme é muito legal! Seria ótimo assistir novamente.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
    http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

    ResponderExcluir
  31. Ótimo post,eu já vi o filme faz um tempinho mas é muito legal. Já notou como as pessoas sempre recusam as coisas sem saber que vão ser geniais depois? Esse filme é um bom exemplo!
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post =D eu amo esse filme, não sabia que tinha arrecadado tantos milhões O.o
    Bjoss

    ResponderExcluir
  33. Adoro o filme, mas não sabia muito, até fiquei com vontade de ver novamente.

    beijos.

    ResponderExcluir
  34. Nossa, voltei no tempo agora. Eu era criança e, claro, assisti quando passou na Grôbio que saudades

    ResponderExcluir
  35. Adoro esse filme. Foi graças a ele que comecei a me interessar por anos 50 e vintage. O figurino é tudo de bom.Até acho que vou assisti-lo hoje... valeu pela dica! Beijos :)

    ResponderExcluir
  36. Amo esse filme, muito legal :)
    Beeijo

    http://besidesthebasic.com

    ResponderExcluir
  37. ADOREI o post sobre o filme. Não estava sabendo dele (acredita ?) !
    Com certeza vou assistir. A idéia dele é super legal. Amei (:

    Ótimo post Rafa, arrasou !


    Bjs,

    Nicolas Pinheiro,
    Blog Café Insano

    ResponderExcluir
  38. Como é bom vir aqui! A gente volta no tempo literalmente. Consigo lembrar a primeira vez que vi esse filme!! Adoro demais. Só lembranças boas. Obrigada, Rafa, por proporcionar isso pra gente.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  39. Rafaela, perdi a conta de quantas vezes assisti este filme... eu amava.... bjokas

    ResponderExcluir
  40. Menina, esse seu blog é um achado mesmo, AMO todos os temas que você aborda!
    Esse filme marcou minha infância, adoreii conhecer um pouquinho a história dele!

    Beijos,
    Luana

    www.belasperolas.blogspot.com
    www.facebook.com/blogbelasperolas
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  41. Assisti todo e posso te falar que estão ótimos, adorei todos

    Você pinta a unha do pé? esse é o assunto de hoje lá no blog, visita lá,
    Bjs da Ana

    ResponderExcluir
  42. Nossa, Rafa!

    Me fez voltar ao passado. Meu pai AMA demais! Foi através dele que olhei =)

    Ótimo final de semana!

    Beijos,
    Poli

    ResponderExcluir
  43. Minha mãe já falou desse filme, ela diz que é muitoo bom e tal rs Deve ser bom mesmo, pelos comentários aqui e sua recomendação. Nunca assisti, mas assistir ele seria uma boa hein ! Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Rafa, que delícia relembrar esse filme! eu amava assistir e ainda amo.. não canso nunca!
    Simplesmente marcou a minha adolescência... e de muitos da minha idade! :)
    Beijos e bom findi pra vc!

    ResponderExcluir
  45. oi querida,
    a temática desse filme é ótima, sempre quis assistir *-*
    depois veja se já consegue acessar meu blog direitinho :((
    boa semana
    ;*


    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Adoooro esse filme!
    Vi todos e sou uma cinéfila de plantão rsrs
    Uma delícia de filme e sempre que posso eu vejo ele novamente ;)

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  47. Adoro estes filmes, adorei ler as curiosidades!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/birthday-girl.html

    ResponderExcluir
  48. passando para desejar um ótimo fim de semana :)

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Amiga, estou passando pra te desejar um Bom final de semana!!
    Ah acabei de ver ali do lado, você tem nascimento no nome também? Que legal!

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  50. Este filme é basico né..tem que ver mesmo...é muito bom!!
    Legal saber das curiosidades!!!

    bjkss

    ResponderExcluir
  51. Eu era muito pequena na época, mas eu me lembro de ter assistido.
    Adorei o post, me deu at've bontade de rever nesse feriado.

    ResponderExcluir
  52. Nossa, nunca assisti esse filme :/
    Mas fiquei com vontade rs ^^

    Beijos
    www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  53. Já assisti ao filme e também recomendo :)

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  54. Rafa, arrasou no post como sempre!
    Já assisti, e amo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Nossa, meus pais com minha idade?
    Esse eu vou assistir no feriado com certeza ;D
    Beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  56. Rafa querida, mesmo com muitas coisas (boas, assim espero), acontecendo na minha vida, não deixo de passar rapidinho, nem que seja para olhar e ler o assunto do novo post, pois sei e estou acompanhando sua trajetória aqui, todos seus post leva muito empenho e o principal amor. Sem falar que adoro ver as curiosidades dos anos passados, acho muito divertido relembrar, ficar mais informadas, saber um pouco mais da nossa história.
    Sexta-feira, fui a locadora ai lembrei dessa sua indicação e trouxe para assistir, amei! Meu esposo que é fiel companheiro de filmes, adorou... a gente não relembrava mais o filme!
    Beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  57. Esse filme é maravilhosooo e fantástico! Gosto muito e gostaria de ver de novo! É um clássico, inovador na época dele....com um enredo tudo de bom! Beijos!
    http://maniadeguria.com

    ResponderExcluir
  58. Filme delicioso!!! Vi várias vezes e marcou a minha infância.
    Fiquei um pouco nostálgica agora....risos....vou ver se assisto novamente qualquer dia desses.
    Beijão
    Andrea

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger