Eletrodomésticos e a década de 50

|
Foi uma década de transformações e importantes acontecimentos políticos, culturais e sociais. E no plano familiar não era diferente.
 

Vários equipamentos, como rádios, televisores e máquinas, foram criados seguindo a fórmula de durabilidade e equilíbrio.
 

A televisão se popularizou e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life e permitia que as pessoas comuns assistissem aos fatos e acontecimentos dos ricos e estrelas de Hollywood, como o casamento da atriz Grace Kelly com o príncipe Rainier de Mônaco.
 

Esse foi o período da popularização da televisão e milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia e, para nossa alegria, a tv desembarcou no Brasil com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand.



Acho que por muito tempo a tv era a rainha do lar e ao longo dos anos a tv foi ganhando vários cômodos da casa e poucas famílias se reuniam em um único local para juntos assistirem tv, como na década de 50.

Entretanto essa evolução, também aconteceu com as refeições que antes eram feitas com toda a família e com o passar dos anos, cada um tem seu horário, seus compromissos e por isso comem quando dá e onde dá e o hábito de fazer as refeições juntos ficou para ocasiões especiais.

É a evolução do mundo, que se reflete na maneira de se relacionar, se vestir e se comportar.

Propagandas

Todos os eletrodomésticos serviam de garotos propagandas para ilustrar o capitalismo e o American Way of Life. As esposas perfeitas da década de 1950 eram retratadas nas típicas propagandas do período.
 

As mulheres e esposas estavam sempre sorrindo e felizes com as novas descobertas da tecnologia que prometiam facilitar suas vidas e deixar os maridos satisfeitos depois de um duro dia de trabalho.

Esse foi o período em que as mulheres precisavam cuidar da beleza, da casa, do marido e dos filhos, mal sabiam elas que essa jornada no futuro só iria aumentar, somado a essas atribuições da década de 50 - atualmente elas teriam de incluir: estudos, viagens a trabalho, emprego e vida social. Será que daqui há alguns anos ainda aparecerão mais atribuições? Cansei só de pensar.... ahahaha.

Até amanhã, com um post sobre decoração retrô.

58 comentários:

  1. Acho lindo!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa que legal você pesquisou bastante né? Minha mãe conta que em casa eles tinham uma tv e que eram 5 irmãos fora pai e mãe então imagine a briga, pois cada um queria assistir um canal. Acredito que por isso cada um tem uma tv em casa pra assistir até porque Daniel não pode assistir a alguns programas e estamos cansados de ver somente desenhos.

    Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafaela.
    Muito bom, você fez um retrato fiel da família dos anos 50. E realmente houve muitas mudanças hoje. Algumas para melhor mas outras muito questionáveis. Como você disse hoje as famílias poucas vezes tomam uma refeição juntas e no futuro o que virá... Eu também me lembro de só ter uma TV em Casa (Não nos 50 claro...) Mas quando era pequena nos 80 por exemplo só tinha uma TV em casa e as vezes era difícil o consenso. A minha mãe e eu queríamos ver a novela e meu pai o filme no outro canal... Agora já é comum ter mais do que uma TV em casa...
    Os electrodomésticos dos 50 eram muito giros e agora algumas marcas tem alguns bem giros nesse estilo....
    Gostei muito e parabéns pelo trabalho.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, tenho viajado literalmente a cada postagem sua..Estou adorando cada imagem,cada texto!Parabéns!!Super bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,

    nossa, esses eletrodomésticos eram fantásticos e lindos, gastavam muita energia mas nós nem sabíamos disso. Parecia que as pessoas eram mais felizes.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  6. As televisões eram bem legais,haha

    Obrigada pela visita, volte sempre <3
    http://agoratopronta.blogspot.com/
    Beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  7. fantástico realmente muitos progressos nesta época, só é pena que á medida que a humanidade vai evoluindo tecnologicamente, socialmente cada vez mais está pior. como disseste bem no teu post as refeições em família praticamente foram desaparecendo, as famílias em vez de conversarem põe-se em frente à tv agora neste momento além da TV podemos acrescentar os computadores e na minha opinião caminhamos cada vez mais para a solidão.
    bjokinhas

    ResponderExcluir
  8. Rafa que sensacional essa sua abordagem... querida, adoro assistir e fico atenta a ver e saber histórias dessa época. Minha linha de pensamento é essa, acredito que tudo antes era mais simples, menos complicado, a modernidade aos poucos ia se instalando nas casas, as mulheres eram satisfeita, por dá conta de casa, ter tempo de se arrumar, de se paparicar, tempo restava para família, para o lazer com a televisão! Tudo simples, mas com uma enorme felicidade... as músicas? Que delícia, devia ser escultar sobre Elvis, ouvir Elvis, até hoje, imagina naquela época.
    Só motivo de felicidade, acredito que até os problemas elas enfrentavam mais felizes. Acho que minha alma é dos anos 50. Risos.
    Hoje não, a modernidade toma conta do mundo, são descobertas por cima de descobertas, às vezes quando penso que tenho um celular bom, já tem milhares na frente, quando penso que meu note está atualizado, tem centenas na frente é sempre assim, gosto de sentir o gosto da descoberta e não ser tudo muito avançado, um dia após o outro. Claro que tem seu lado bom, vários descobertas de medicamento, de tratamentos... mas tantas doenças chegaram com a modernidade, será que se fosse td mais simples, não seria melhor? Essa é a pergunta que me faço tds os dias.
    Fico deslumbrada e encantada com as pessoas simples que conheço, muitas chamam de atrasada, por não acompanhar a tecnologia, mas elas tem um sabedoria interior, trata gente com a maior sofisticação do mundo, respeita, ajuda, nos faz nos sentimos bem.
    Ás vezes penso em me refugiar e ir para fazenda, ficar lá, cuidar do mato, mecher com a terra, fazer intensas colheitas da vida.

    Valhia, estou fazendo aqui de diário, desculpa...
    Mas sempre me encanto com os anos 50, 40... assim vai!
    Uma linda e abençoada terça-feira.
    Desculpa por essa amiga doida que você arranjou... ehhehe

    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  9. As geladeiras são as mais fofas, parece até que saiu de uma casinha de boneca. E são bem essas que estão voltando agora, né? :)
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  10. Há um tempo atrás quando fiz um curso, a professora tinha um livro só de propagandas antigas. Eu adorava ficar olhando. kkkk Mto bom!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!

    Mt legal ver como as coisas mudaram né??
    Adorei!

    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir
  12. Estou adorando esta série de entradas sobre a década de 50. Os eletrodomésticos eram lindos. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, adoro ler os teus posts!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/bloggers-dinner.html

    ResponderExcluir
  14. As propagandas dessa época são muito fofas!
    Bjks, Tatty

    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa é verdade nossa jornada aumentou e muito... tem dias que no fim do dia estou até descabelada kkkkkkkkk Adorei mais este belo post, muito bem escrito Rafa. E que bom que meus comentários estão indo, sou persistente rsrs.
    Beijos no coração
    http://www.makepermanente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Até propaganda de cigarro, né? Jesus... que péssimo. Mas podia, era moda e era bom!
    Daria de um tudo para ter sutiãs bem pontiagudos hoje em dia... hahahaha Madonna "lançou" moda, mas não pegou... hoje eu ficaria MUITO feliz em usar um desses, nem te conto!

    E os eletrodomésticos redondos, que lindos! EU AMOOOOO!!! Pedi ao marido uma TV vermelha, bem retrô, para deixar na cozinha, mas ele me lembrou que eu não cozinho nada, então não precisamos ter TV na cozinha. O que é uma pena, pq a da sala é moderna e eu prefiro as antigas.

    E a geladeira, que sonho! Tipo geladeira da Minnie, sabe? Já foi no Magic Kingdom, que tem a casa da Minnie e do Mickey? Amoooo aquela geladeira. E a máquina de costurar.

    Adoraria ter tudo retrô em casa, vou amar o post de amanhã, aposto!!!!!

    Beijos, beijos, tô AMANDO a década de 50, quero voltar pra lá!

    ResponderExcluir
  17. Ronaldo Luis da Silva17 de abril de 2012 08:40

    Muito interessante este trabalho. Foi bom eu ter nascido naquela década.

    ResponderExcluir
  18. Legal demais!
    Já viu a linha retrô que a Brastemp lançou recentemente?!
    Doido demais!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Eu amei o texto,e as imagens são fofas...adoro o universo vintage!! =))

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito dessa década! As roupas, as músicas, as propagandas, os filmes...apaixonante!!

    ResponderExcluir
  21. Que coisa fofa esse pan cake! Eu quero =)

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://www.retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que lindos! Por mim, minha casa seria toda decorada com inspiração nos anos 50 e 60! Acho demais! Nasci na época errada... =)

    Beijo!

    http://denimfever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito legal! Em relação a TV, acho que ela foi responsável por unir a família (reunir em torno dela) e ao mesmo tempo, com a variedade e opções que há hj em dia...cada um vai para o seu quarto: um assiste jogo, outro a novela, outro vai pro video game...enfim...as opções são cada vez mais individualistas...
    Bjs,
    Shirley Mello
    www.todabeleza.blog.br

    ResponderExcluir
  24. Rafa, cada vez mais estou amando os seus posts sobre os anos 50... Muito legais e bem escritos!!
    Aqui em casa temos da minha sogra uma revista cheia de propagandas dos anos 50 que a Ingrid ama ver.

    Ai ai pelo jeito vou amar o post de amanhã sobre decoração retrô

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  25. Nossa, amei, amei, AMEI seu post!!! Eu adoro seu blog porque eu acho ele cheio de informações muito legais e interessantes, a gente aprende com os seus posts!!! Amei! Parabéns!! Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossa, amei, amei, AMEI seu post!! Eu amo seu blog por causa disso: é sempre possível aprender com seus posts recheados de informações!!! Amei, parabéns!!! Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Rafa pelo amor de Deus que nos próximos anos não suja mais nada para nós mulheres,eu mal estou dando conta do que já tenho!
    Eu adorei as fotos,que mal te pergunte de onde você tirou? A geladeira foi minha preferida! beijosssssss

    ResponderExcluir
  28. É muito legal de ver como as coisas evoluíram né!
    Mas também tem o lado negativo de todas essas mudanças, afinal as pessoas não se reúnem mais para jantar ou ver tv como antigamente, hoje em dia é uma correria só.
    Bjos
    www.deliriofashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Acho muito lindo esses objetos. Se eu pudesse tinha uma aqui em casa nem que seja só para decorar.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  30. Cada dia estou mais apaixonada pelos seus textos Rafa!! Já posso te chamar de amiga ?!
    Então vc já é minha amiguinha virtual tá ?! ahaha.

    Eu queria que as refeições em família voltassem, não gosto de comer separada da família, ahaha. A década de 50 foi mesmo muito importante!! Hihihi, as mulheres são muito importante mesmo, olha tudo que a gente fazia, e ainda faz née ?! hahaha.
    Beeeijos ;*

    http://princesa-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Obrigada pela visita ao meu blog!!
    Adorei o post!!! Eu super me inspiro nessa década de 50... acho que as mulheres eram mais femininas e mais mulheres, acho que precisamos resgatar isso um pouquinho!!
    Beijos

    www.danifreitas.com

    ResponderExcluir
  32. Que post maravilhoso =D
    Adorei conhecer toda essa informação adicional sobre os anos 50!

    Beijo*

    ResponderExcluir
  33. Década de 50 é tão maravilhosa *-*

    Amei seu blog, super fofo!

    Bjonas e fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  34. Rafa viu rsrs sou super persistente, fico enviando até a página carregar sem erro kkkk
    beijãoooo
    http://makepermanente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Rafa viu rsrs sou super persistente, fico enviando até a página carregar sem erro kkkk
    beijãoooo

    ResponderExcluir
  36. Oi Rafa,
    Adorei o teexto e as propagandas da época. O cigarro ainda não era pecado, como é hj!
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  37. Mas tudo que é bom volta. Não ver tanta tendência Vintage hoje em dia1
    Beijos
    www.casapraquetequero.com.br

    ResponderExcluir
  38. Adoro moveis e eletrodomesticos retro acho lindo demais <3 ainda bem q muitas marcas estão investindo neh ??

    ótima terça linda

    bjs
    kah

    ResponderExcluir
  39. Quero uma geladeira dessa, acho linda.

    ResponderExcluir
  40. kkk Eu tbm cansei só de pensar em mais afazeres para nós! Nas fotos as mulheres estão sempre tão belas e felizes trabalhando em casa...Eu odeio limpar casa! Não que goste de casa suja...Deus me livre! Mas, os produtos e poeira atacam minha sinusite bonita! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse tempo antes da TV, onde o rádio era o Rei e as famílias jantavam reunidas escutando A voz do Brasil deveria ser um bom tempo...Até q TV se "baratear" foi uma longa jornada ainda na mesinha ouvindo rádio! kkk Custou, mas aqui estamos em outra época com tudo de mais moderno para comprarmos. Se pensarmos bem esse toque capitalista não mudou muito,não!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. OI Rafa,
    Como tudo mudou heim!!! Adorei o post, beijocas
    www.marinaliberman.com.br/blog

    ResponderExcluir
  42. Acho essas propagandas da TV dessa época tão interessantes, amo as ilustrações *___* Mas enfim, é legal ver toda a evolução vinda com a TV e os eletrodomésticos em geral em nossas vidas e como a vida da mulher mudou não?! Espero que não venha mais atribuições, teremos que nos tornar mulheres maravilhas para agradar essa sociedade que tanto já exige de nós. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Que propagandas mais lindas!!!!!!! Sou apaixonada....adoro as histórias que minha vó e mina mãe contam de antigamente. bjs

    ResponderExcluir
  44. as propagandas são bem American way of life mesmo! só de olhar dá para imaginar como era o pensamento. Acho muito engraçado ver as caras de felicidade com os eletrodomésticos hahaha
    as propagandas de cigarro eram muito muito muito atrativas! nossa, eu que não fumo fico vendo uma imagem quase de status da época com o ato (que hoje é quase banido em muitos lugares).

    ResponderExcluir
  45. Não sabia disto! :) Adorei as propagandas da época.. bjus

    ResponderExcluir
  46. Levei um susto com a geladeira com a primeira imagem, HAUHA. Gente, que... estranha! haha
    Gostei de conhecer ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Oi, Rafa!!!

    Tu emagreceu 40kg????
    É teu mesmo aquele comentário????

    Se isso é verdade fiquei boba agora, jamais imaginaria!!!

    Mas vamos juntas alcançar os objetivos... Tu já está tão perto da meta, só mais um pouquinho!!! Não desiste =) Eu tenho que emagrecer 42kg e não desisti hehe

    Beijos Charmosos :**

    Ótima noite de terça!

    ResponderExcluir
  48. Oi amada,

    Obrigada pela visita ao IM. Seja bem vinda e volte sempre.

    Bjs bjs bjsssssss,

    Camilla Marins
    www.inventandomoda.com.br
    @InventandoModa_
    Instagram: Inventando Moda

    ResponderExcluir
  49. Guria, só posso ter errado na digitação, o máximo que eu perdi foram 10kg em um ano. hehehe

    ResponderExcluir
  50. Oi Rafa, minha mãe disse que na época eles foram os primeiros da rua que tinham uma tv, era uma galera na sala para assistir rsrs. Mesmo na década de 50 as mulheres já disfarçavam bem, sorrindo e limpando a casa. Ahã tá!! kkk.Bjs.

    ResponderExcluir
  51. Tudo de bom! Vintage is cool! E saber um pouco da história sempre é maravilhoso! Adorei as imagens! Era assim mesmo, a tv era tudo no meio de estar das familias, e hoje em dia acho que é o computador né Rafa?! Guria, queria muito uma geladeira igual da primeira imagem! Beijokas, Vivi Becker http://maniadeguria.com

    ResponderExcluir
  52. Oi querida, obrigada pela visita, volte sempre.
    Beijos

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Hahahahahaha olha a geladeira que diferente rs, adorei :D
    Nossa confesso que eu não sei o que seria da minha vida sem tv, sou muito viciada..sempre que estou em casa ela está ligada!!! O invenção mil kkkkk!!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Hahaha Por isso que perguntei esse era real =P

    ResponderExcluir
  55. Oi Rafa... já chega né! A mulher hoje em dia já tem tarefas demais para uma pessoa só. E ainda bem que surgiram eletrodoméstico para nos auxiliar nessa vida dura de dona de casa. bjo

    ResponderExcluir
  56. Fico pensando como a vida devia ser dura antes desses inventos.. se para a gente ja fica dificil, imagina sò no tempo da nossa vovozinha... rs...

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger