Moda anos 50 no Brasil

|
Meu marido disse que eu já devo ter cansado você com informações dos anos 50, eu espero que não! rs. Tenho dividido os posts por temas, para ficarem gostosos de ler.

E prometo que faltam poucos para passar para a década de 60. Agora vamos mais uma vez entrar no túnel do tempo e saber o que a mulherada no Brasil usava nesse período.

 

O que se usava?

Coitada da moça que não tivesse uma saia godê bem ampla, no estilo New Look, essa era a moda das moças burguesas e aristocráticas de todo o país. O palco da maior parte da moda era o Rio de Janeiro, lá a sensação era comprar os moldes originais de grandes costureiros, que eram comercializados nas luxuosas lojas de tecido.



Quem eram as inspirações?

Se na América existiam dois tipos de beleza – as ingênuas (Audrey Hepburn) e as sensuais (Marilyn Monroe), aqui no Brasil elas estavam dividas entre as vedetes – que se assemelhavam as pin ups – e as das elegantes – que andavam com roupas de grife, seguindo o modismo da alta costura europeia.

 

Vedetes, usavam roupas justas, com fendas, brilhos, decotes e um arsenal de beleza, apostavam em cílios e unhas postiças, batom vermelho e muito de salto alto.

Elegantes, usavam as famosas saias rodadas e godês, muito tailleurs bem cortados, saias lápis com blusas brancas, muita renda e nervuras para um ar fofa e delicada, joias em ouro com pedras coloridas, bolsas feitas de crocodilo – que feio! – luvas e chapéus com abas largas.

Além desses perfis, as novelas de rádio lançavam moda e os concursos de Miss Brasil eram a grande sensação do período – Aguardem o post de Marta Rocha!



Indústria da moda

Com a moda sendo destaque na mídia, algumas lojas e indústrias de tecido surgiram no Brasil e se destacam a Casa Canadá, que vestia as mulheres mais elegantes do Rio de Janeiro e já inseriam elementos nacionais em seus modelos New Look, como bordados com motivo de flores locais.

 

Já no final dos anos 50 a fábrica de tecidos Bangu, realizou alguns desfiles de moda no país e também na Embaixada do Brasil em Paris, apresentando a nossa moda para o mercado internacional, com a beleza brasileira, estampas tropicais e tecidos finos e leves, como o 100% algodão.

Em São Paulo a indústria Matarazzo também despontava na moda com tecidos voltados para o mercado das tendências do período.



Curso para moças e manequins

Na década de 50, no Rio de Janeiro surgiu o Socila, um curso inédito voltado à educação social, que incluía: etiqueta, postura, elegância e aulas de maquiagem e cabelo. Logo o curso se desdobrou em formação profissional para manequins.

 

Vinte anos depois, aqui em Curitiba, existia o Espaço Socipar (1972-2002), com o mesmo currículo do Socila, era uma parceria com o já famoso curso da década de 50. Foi criado para auxiliar na transição entre o rural e urbano que o estado do Paraná passava e as moças daqui precisavam daquele It, que as moças do Rio de Janeiro e São Paulo já desfilavam a tempos.

Eu fui uma das moças que frequentou esse curso quando tinha 13 anos!

Hoje sei para que serve cada copo na mesa, que talher se deve usar para cada alimento, tive meu primeiro curso de maquiagem, trabalhei muito a postura desfilando em uma passarela e tive aula de moda e elegância, com prova prática: do que usar em cada ocasião e lembro de ter perdido pontos por montar um look sem o cinto, em uma calça que tinha passador!

Agradeço a minha mãe por ter me proporcionado esse aprendizado de origem cinquentinha em plena década de 90. Fui uma moça moldada na elegância do Socila dos anos 50! Que chique!

Até amanhã!



Ps.: Meninas não se esqueçam, arrume a postura, encolha a barriga, levante o queixo, pose de miss e sorria – gargalhar jamais, pois isso é coisa de pistoleira, ou perigueti como se diz hoje. Que conselho mais fora de moda, esse meu... é meu passado Socila/Socipar voltando, hahahah..

56 comentários:

  1. Bom dia, Rafa!!!

    Adoro seus posta da década de 50, por mim pode ir longe ainda... Muita coisa par se aprender. Quanto glamour, né?!

    Pode deixar que encolher a barriga e se policiar na postura já estou fazendo... E vou te dizer hein... é difícil para quem não tem o hábito!

    Uma ótima e maravilhosa semana =D

    Beijos Charmosos :**
    Poli, diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela.
    Muito bom o post. E não cansa nada.... Adorei as fotos. Tão elegante que a mulher era. Gostei de saber do seu curso. Deve ter sido bem interessante e acho que todas deveríamos fazer um. Eu pelo menos gostava.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ter nascido nessa época!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafaela. Este post ficou incrível, os anos 50 foram uma época de ouro. Mal posso esperar para o post sobre a Marta Rocha. Beijos.
    http://universodeumcloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. várias coisas pra dizer rsss primeiro, quero ver aquelas mulheres da primeira foto tirarem a areia daqueles vestidos rss
    adorei as fotos que vc selecionou! adorei o exemplo de vedete :D
    e, não em entenda mal, o post é ótimo, mas a melhor parte foi o conselho do final rsss fui lendo e automaticamente arrumando a posturs rs mas quando chegou no "nada de gargalhar que é coisa de pistoleira" não consegui segurar o riso :D adorei!

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Rafa, eu amo ver como as coisas funcionavam antigamente, como as pessoas eram mais bonitas né...seu site é cheio de conteúdo e dicas legais!!!
    É...o tempo passa os termos mudam, mas as pistoleiras-piriguetes nunca deixarão de existir...rs

    Obrigada pela visitinha no blog!

    bjkss

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ver a moda no Brasil já ter um papel maior nessa época. Esses seus posts sobre a década de 50 tem até me inspirado nos meus trabalhos da faculdade, acredita?! rs!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  8. Essa sim foi uma época chique né? Quem dera eu...

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Antigamente as pessoas eram mais elegantes e mais bem educadas.
    bjoss

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante cada época com seu encanto, lindas imagens.

    ResponderExcluir
  11. Que lindos esses vestidos!! Super elegantes!!

    Beijos, Delne.
    www.amigaseafins.com
    @amigaseafins

    ResponderExcluir
  12. não cansa nada os seus posts são magníficos e então as fotos... adoro ver as fotos
    bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de ver essas fotos antigas, é engraçado ver como era antes né
    Ótima semana pra vc querida!
    Beijossss

    Bruna
    www.deliriofashionista.blogspot.com
    @delirio_fashion

    ResponderExcluir
  14. Quando eu digo que esse minha amiga é super bem "prendada" (aqui no meu interior prendada é um elogio, que sabe de tudo um pouco), não é exagero, adoro esses cursos de etiqueta e não acho que é só pras socialites, acho que todos deveriam ter aulas de elegância, postura, comportamento, educação tbm (está em falta). Acho lindo e admirável as pessoas que tem uma postura exemplar, eu preciso, pois tenho problema de coluna, estou tentando corrigir mais é difícil. Há... quando fiz meu curso de Turismo, na escola técnica, aprendi a função dos talheres, como se arrumar uma mesa, qual a ordem que se coloca copos, pratos e suas funções. Como são servido, por qual lado... isso e muito mais!
    Extrema importância, pois hoje sei como me servir em qualquer ocasião.
    Os anos 50 é uma década da luz, cheia de intensas descoberta e quem a conhece, dá para entender o fascino por esse período. Uma bagagem de informações e conteúdos.
    Lembro que minha mãe está me pondo louca por um seriado dessa época e vou ter que olhar sites e mais sites para ver onde tem.
    Hoje meu estilo está pras Vedetes (se mainha me ver escrevendo isso), hahah, mas concorda que elas eram mais sedutoras, com o olhar mais atraente, mais marcante. Poxa, tem dia que quero ser sensual e é engraçado, no colegial tive em uma peça dos anos 50, adivinha o que fui eleita, Marilyn Monroe. As meninas adoravam como eu a interpretava e a base de estudo sobre essa figuraça.
    Eu amava a saia dela, aquele olhar fixo, acho marcante. Até hoje, o olhar me diz muito.
    Os anos 50 é a época da beleza, vestido chiques, bonitos, rodados, bem trabalhados, minha tia até hoje vivi nessa década, pede muito pra fazer umas roupas nesse estilo bem rodadas para as criança...
    Rafa, eu na minha infinita falação, surgiu uma ideia, depois encaixa um post na moda de criança, queria relembrar algumas roupinhas, mas claro sem sair do seu roteiro.
    Também o que me chama atenção, era a escolha das Miss! Sabe algo que valorizo muito nessa época, em que não tinha tantas cirurgias plásticas, elas eram ícones mais naturais.
    Valorizo muito a mulher que ainda é bela, sem essas plásticas e talz. Não que tenha preconceito, só apenas acho mais bonito.

    Sempre que venho aqui, meus dedos fluem em uma intensidade incrível, vou escrevendo e ideias surgindo.
    Uma semana com muita luz e paz.
    Beijinhos cheio de carinho!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  15. Lorena, adoro seus comentários! Obrigada por compartilhar suas ideias comigo! Sua sugestão está anotada, vou dar um jeito de colocar no cronograma, rs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post!
    As mulheres nessa época eram tão elegantes né!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. No caso a mulherada da época era pura classe, né?!
    Nossa, só coisa glamurosa e elegante. Engraçado ver algumas dessas peças adaptadas pro século XXI. Curto muito!
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Daí que nasceu a música dos Anos Dourados do Tom Jobim..

    :)

    ResponderExcluir
  19. Rafa, seu blog é pura cultura. Adoro vir aqui e ver como você consegue me surpreender a cada post.
    Eu adoro esse estilo anos 50, adoro a cintura marcada com a saia rodada, as makes. Acho que os anos 50 foram os anos em que a moda teve o seu auge no glamour.
    AMOO os seus posts, de verdadde. Sou SUPER FÃ do seu blog flôr.
    beijos e ótima semana pra você.

    agrviroumoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. hahahahaha sua elegante!!!
    Eu nunca fiz um curso desses e hoje eu morreria para fazer (no bom sentido), pq gostaria muito de saber certas coisas báááseeecas, que não sei, apesar de ser da classe ALTA de SP (faz-me rir). Eu sou mto mais do elegante, acho lindo mulher elegante, lindo mesmo, e, talvez por eu ser baixinha, adore vestidos acinturados e coisinhas bonitinhas assim. Mas nada com cara de baixa renda, não. Basta eu.
    Quero um curso desses, de moda, postura, elegância, onde eu possa encontrar mais gente chique e fina por aí.

    Beijos grandes, querida, boa semana!

    ResponderExcluir
  21. Adoroo vir aqui e me deparar com essas fotos..
    dessa epoca q deve ter sido demaiss..!


    Beijoquinhas :*
    Ótima Semana ")

    ResponderExcluir
  22. Rafa, seu marido está enganado viu, eu adoro esses posts, adorei o look da moça que representou a elegância, e você com esse curso que chique hein, faça um post com as dicas que foram passadas lá =)
    Bjs

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Rafa, tem post novo... meu post saiu atrasado e está explicado... zica do brás, meu. cansaço eterno.

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. As vedetes eram bem ousadas praquela época, imagina então se usassem as roupas de hoje nos tempos de 50? Ia chocar geral -q

    Tenha uma ótima semana!

    Bjonas e fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  25. Hoje pela manhã terminei de ler o livro "O Brasil Tem Estilo?" da Ruth Joffily, que é um apanhado geral sobre a moda no Brasil. Tem 67 páginas e é super tranquilo de ler. Acho que até farei um post no meu blog! Recomendo.
    Eu li bastante sobre o que você escreveu hoje, a Casa Canadá e tudo o mais. :)

    Beijos
    http://www.brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  26. Ahh, eu amo seus post da década de 50, por mim pode continuar :) mais já estou curiosa para a década de 60, ahahhhaha.
    Eu preferia as elegantes do que as vedetes com certeza, ahhaha.
    *Que chique que não deveria ser esse curso que você fez hein? ahaha.
    Beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  27. E muito complicado para mim falar de Moda por aqui...é como se houvesse um longo caminho...acho que as mulheres eram mais glamorosas no passado...é uma opinião...adorei!!
    beijokas!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei ver a diferença entre as mulheres elegantes e as vedetes aí do Brasil! Que engraçado! As vedetes eram extremamente sexys! beijinhos http://beautyandfashionalways.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Adoro estes posts, sao tao interessantes!!! =)


    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  30. aaaah,minha mãe tinha um monte de livrinho de boas maneiras, etiqueta, elegância haha
    li vários desses quando era criança. Bem, não lembro muita coisa, só o essencial, li com uns 5, 6 anos.
    Sobre as roupas de criança que li em um comentário aqui, minha mãe é costureira então ela tinha várias revistas de moda, de várias épocas, tinha umas dos anos 50 e uma infantil que era releitura dessa época. Então basicamente TODOS os meus vestidos de festa/para passear eram estilo anos 50. Até uma ou outra roupa comum era. Achava lindo pq como era nos anos 90 ficava uma coisa bem diferente do resto, quase roupa de boneca.
    Adorei o post e eu seria uma vedete elegante, ou uma elegante vedete haha

    ResponderExcluir
  31. Ola Rafaela! Mais que belo post é uma viagem no tempo! Eu acho as décadas de 20, 30, 50 e 60 as mais elegantes na minha opinião. Cintura fina valorizada, busto impecável, saias volumosas e vestido tubinho até mesmo as vedetes conseguiam ser chic! Obrigada pela visita no blog volte sempre! Beijos e tenha uma ótima semana! Márcia http://coisabasicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adoreeei o post, Rafa!
    Acho que eu teria seguido o estilo das elegantes e Audrey Hepburn! hahaha
    Ótima semana pra vc!

    Bisous!

    Chez Carolinette | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  33. É o máximo essa moda dos anos 50, tudo lindo!!!
    Bjs...

    http://perfumesdapam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Rafa,

    eu estou adorando os anos 50, foi um ano muito rico e premiado com o meu nascimento quase no finzinho dele, também participei da Socila e lá aprendi até a fazer xixi sem fazer barulho. Quase fui expulsa porque sempre fui atrapalhada e avoada e não conseguia ficar séria nunca.
    Essas roupas é que são adoráveis, elegantes e repolhudas. Ah é foi uma década de sonhos.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  35. Tao chique!Hoje em dia..é tudo tao sem elegancia sei la...
    beeijos

    ResponderExcluir
  36. Não me canso dos seus posts sobre essa década, haha'. Acho lindo e fascinante saber mais sobre Moda nessa época, amei as saias godê *O* Os vestidos das fotos. E que chique mesmo você ter um aprendizado de origem da década de 50, queria eu ter tido essa oportunidade *_*

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Quando leio essas postagens fico feliz em saber mais sobre nossa moda!

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Eu amo os anos 50! Com certeza meu favorito
    Ótimo o seu post, parabéns :)
    Beijos
    http://danischwanke.wordpress.com

    ResponderExcluir
  39. So Chic!!!
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Engraçado o final do post, fui arrumando minha postura, fez efeito, rs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  41. Peço que ignore o "Para ler mais sobre mim clique aqui." acima, fui colar o endereço do blog e estava com algo que usei nele antes, hahahahaha perdão! Correto agora...
    theblackice.blog.com

    ResponderExcluir
  42. To adorando esses posts de época, acho tudo tão lindo! rs
    Beijos e boa semana.
    Para ler mais sobre mim clique aqui.

    ResponderExcluir
  43. MUIIIIIITO BOM!
    Adorei o que você disse no final! Hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Nao esta cansando nadaaaaa!! Eu estou adorando!! Mal posso esperar para ver os anos 60!!
    Beijos

    www.danifreitas.com

    ResponderExcluir
  45. Huuum sua chic! Legal, acho muito importante uma mulher saber ter postura e saber se comportar, pelo menos perante a sociedade, em casa pode dar umas gargalhadas kkkk.

    ResponderExcluir
  46. Fale pro teu marido que ele está redondamente enganado...rs...seu blog é quase um curso de história da moda a distância, eu fico só esperando para ver o "próximo capítulo"...rs...AMO os seus posts, sempre recheados de informações e curiosidades. É um blog que a gente lê e saí com algo acrescido! Continue assim :-) Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Realmente a déca de 50 é maravilhosa... tudo de bom!!!!
    E cada post tra mais e mais informações... pura cultura.
    Beijos e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  48. Rafa e melhor ir contando aos poucos assim vamos aprendendo por tema cada época sem confundir as bolas hahahaha!!! Adorei a frase final, já sentei na cadeira direto kkkk :D
    Tenha uma ótima semana querida!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Informação nunca é demais, Rafa! Agora, fico imaginando usar estas roupas neste calorzão de meu Deus que faz no Brasil. Tinha que ser muuito elegante mesmo, né? heheheh bjus

    ResponderExcluir
  50. É uma época com lindas referências e que merece muitos destaques. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  51. Amei o post, a moda das antigas era linda,
    eu realmente amo,
    obrigada pela sua visita,
    beijinhos

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  52. Como disseram ai em cima, informação nunca é demais! hahaha
    Estou adorando esses posts ^^ Gosto de saber como se vestiam antes; apesar de sempre achar que prefiro, com certeza, agora! hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  53. sabe rafa acho muito lindo o vestidos dos anos 50 ,
    a virgina lane mora aki na minha cidade deve ano que foi homenageada no carnaval daki bjus geh
    http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Está bem longe de nos cansar com suas informações, eu pelo menos AMO tudo relacionado a essa época! Falando de moda então, não tem como não babar!
    Parabéns pelo post, super instrutivo!

    Beijos,
    Luana

    www.belasperolas.blogspot.com
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  55. que pena que nao vivi esta epoca tudo era maravilhoso

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger