Moda anos 60 – parte 3 (final)

|



A década de sessenta foi muito singular na história recente da humanidade, deixando até hoje – e talvez por muito tempo ainda – seu rastro de originalidade e renovação.

Esse é o último post dos modismos sessentinhas que tenho pesquisado, não duvido que ainda tenha deixado algumas coisas de fora, porém acho que é um bom resumo para conhecer brevemente a moda desse período.

 

Iê- Iê- Iê: refrão da música dos Beatles, Yeah, Yeah, Yeah o termo foi usado para descrever as roupas do início dos anos 60.

Bolero: Casaquinho de origem espanhola aberto, com ou sem mangas. Ressurgiu nas décadas de 60 e 70, sendo trajado com saias ou calças. Para noite, eram populares os boleros de veludo preto.
 

Camisetas: Camisas de algodão em forma de T, com mangas curtas, eram usadas sob a farda durante a Primeira Guerra Mundial, sendo mais tarde adotadas pelos operários. Desde a década de 60, são muito populares. São conhecidas também como T-shirt.

Catsuit: Macacão justo, em geral de mangas compridas, fechado com zíper ou botões na frente, desde o umbigo até o pescoço. Foi popular na década de 60 e costumavam ser usados com botas.

 

Gola Peter Pan: Na década de sessenta eram usadas por mulheres e crianças, em vestidos ou blusas.

Canelado: Tipo de ponto usado em malharia artesanal ou industrial provido de caneluras. É utilizado na tecelagem de acabamentos e modelos de blusas, saias, vestidos e cardigãs. A blusa justa de canelado estreito esteve na moda nos anos 60. Também é conhecido como rib.

 

Gola rolê: Muito usada na década de 60, nada mais é que uma gola alta e justa em malha ou pulôver de tricô.

Cintos: Nos anos 60 viam-se com frequência cintos de couro, de plástico e correntes douradas. Houve uma breve tendência de cinto caubói com uma fivela grande.

 

Bijuterias: Feitas de pedras falsas ou semelhantes as preciosas, seguem as tendências da moda. Na década de 20 ganhou o status de acessórios com mérito próprio, deixando de ser simples imitação. Nos anos 60 o desenhista de bijuterias, Lane, experimentou fazer bijuterias com vidrilhos utilizados para adornar sapatos toalete. O talento de Lane estava no despudor ao copiar peças valiosas e em sua maneira inventiva de misturar plásticos ou pedras semipreciosas. Suas criações continuam influenciando outros criadores de bijuterias.

Colete: Na década de 60, como parte da explosão geral da moda, as mulheres usaram o colete, preferencialmente os riscas-de-giz.

 

Meia-calça: A meia-calça colorida é um dos símbolos dos anos 60. Houve também as meias com padrões de listras, rendas e geométricas. As meias finas três-quartos, que vão até o joelho ou canela eram usadas com calças compridas.

Guarda-chuva: Nessa época tornaram-se acessórios de moda e foram produzidos em modelos de cores alegres.
 

Havaianas: No Brasil a empresa Alpargatas criava o famoso modelo de chinelos de dedo em borracha, inspirada na zori japonesa. Por muitos anos restringiram-se a calçados de baixo custo, até 1994 quando tornaram-se cultuadas também pela moda internacional.
.
.
E esse foi o fim dos modismos da década do Iê- Iê- Iê.

Acho que consegui reunir as maiores referências da década de sessenta e foi possível rever modismos estranhos atualmente e aqueles que ainda estão presentes nos dias de hoje ou aqueles que nunca saíram de moda como a mini-saia.

Se você perdeu as duas primeiras partes da moda anos 60 clique aqui: parte 1 e parte 2.

Na próxima segunda-feira, um post especial sobre a beleza dos anos 60 – cabelo e maquiagem que até hoje fazem sucesso entre as mulheres. Não vai perder!
.
.
Amanhã moda inverno 2012 e agora que o inverno, de fato, começou, nada melhor do que conhecer as jaquetas mais queridas dessa temporada. Te espero.

Obrigada pela visita.

Tchau.
.
.


Referências: História da moda no Brasil, Gilda Chataignier – Enciclopédia da Moda, Georgina O`Hara Call.

46 comentários:

  1. Olha a gola Peter Pan de novo por aqui... rsrsrs bjokas

    ResponderExcluir
  2. uaau adorei saber mais sobre a década de 60! nao sabia que nessa época surgiram as havaianas.. legal saber das golas e t-shirts tbm! mt criativo e bem pesquisado o post :D
    beijos
    www.portefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro meia calça, gola peter pan e bijoux :D
    Rafa obrigada por curtir minha página, já curti a sua tb!! E bem vinda ao clube da madrugada hahahaha!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta série de postagem sobre a moda dos anos 1960, muito do que temos hoje nasceu nesta década. E essa miscelânia de cores era o mais lindo. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Olhando as fotinhas o visual não me atraiu muito não...eu deteto gola role, canelado...mas acho incríveis os modelitos com cintura marcadinha, tecido mais encorpado...
    De qualquer forma é gostoso ver sobre a moda daquele tempo!

    bjkss

    ResponderExcluir
  6. (aqueles beijinhos lá em cima são novos????? uhuuuuu!!!)

    ResponderExcluir
  7. Rafaaa!!!!

    Adorei! Em primeiro lugar: ainda uso muito gola rolê, muito mesmo (especialmente agora, nesse inverno geladinho). Acho super funcional para colocar embaixo de casacos pesados. Adoro.

    A moda da década de 60 inspirou muitas das nossas roupas de atualmente, não?? Minha nossa, como seguem a tendência de lá...

    Estou ansiosa do nível ansiosa créu 5 para o post de segunda que vem!!! Eu passei a semana inteira tentando fazer um penteado em casa, sozinha, manualmente, sabe??? E não rolou, eu quase morri de frustração de segunda a sexta. Acharia ótimo vc testar um e colocar o passo-a-passo, hein? Eu sei que existe youtube, mas sabendo que alguém como eu sabe fazer penteado eu acredito mais. hohohohoho mas se não der para por o passo-a-passo, não tem problema algum, mostre os penteados, eu já vou ficar feliz.

    (sabe que eu me peguei pensando em como vc se autopenteou para a formatura da sua sobrinha, quando vc foi com a pantalona preta, os cabelos presos ao lado da cabeça e aquele chapeuzinho fofo que eu esqueci o nome e sei que começa com P - ou não?. Pois é, fiquei pensando, de segunda a sexta, pq é que tem gente que consegue fazer isso e eu não?????).
    =)

    Áh, outra coisa: eu acho que vou pra Curitiba com a Laura e a minha mãe, em algum fds de julho, será que poderíamos nos encontrar para um café, com as meninas? E todo mundo? Claro que seu marido seria super bem-vindo, mas já sabendo que o meu não iria nem fodendo, imagino que os maridos dazamigas tbm não curtem mto e não me importo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho uma graça essa moda das meia calças coloridas! Apesar de não usar de jeito nenhum, acho muito bonequinha quem usa!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. Gola rolê é praticamente impossível sobreviver ao inverno sem. kkkkkkkkk Eu amo!
    bjoss

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafaela.
    Muito bem relembrado estes anos 60. Ainda hoje muita coisa continua a ser usada. Como as golas peter pan, roulê e o canelado. É mesmo cíclica a moda e ainda bem. Gostei muito de ler e saber mais alguns pormenores. Vindo aqui é sempre para aprender...
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  11. Adoro!
    As meias calça coloridas eram demais haha
    Poderia voltar a usar hem ^^

    Beijos
    www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  12. Adorei Rafa!
    Post mais do que completo e fechando com chave de ouro!
    As golas Peter Pan são desejo total na atualidade né?
    E eu nem tinha ideia de que eram dessa época, adorei!

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,
    Algumas das tendências dos 60 são bem aproveitáveis, principalmente desta última fase.
    Depois que fui montando looks com preço das peças e preço total, dei para reparar o qto custa o look que estou usando no dia. Vc já fez as contas do look que está usando? Nunca é barato. A verdade é que vamos comprando aos pouquinhos e não sentimos.
    Tenha uma ótima semana!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  14. É impressionante como a Moda se renova e volta ao que era antes. A gola Peter Pan e a rolê voltaram... Amei essa tag. Beijos.

    famandmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A moda sempre se renova e tras coisas do passado! Uma delicia

    bjus

    www.coisarhyca.com

    ResponderExcluir
  16. oi Rafaela,

    obrigada pela visita no blog e ja to curtindo tua fanpage e no pinterest ;)

    adorei o post.....adoro vintage !!!

    beijo boa semana
    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. adorei a postagem, o mais engraçado são as meias, elas estão voltando né (em preto, xadrez,arrastão..),e daqui a pouco vem surgindo as coloridas também! imaginem só? rs beijos

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafa td bem? Obrigada pelo comentário lá no blog e sinceramente Harry Potter é o meu favorito, pena que pra quem leu os livros percebe a diferença entre filme e livro. Quanto a moda dos anos 60 as meia calças são lindas né? e deixa qualquer mulher mais bonita claro sem exageros. Não sou fã de golas mas confesso que adorei essa tipo peter pan. Quanto as bijus não mudou muito já que a moda vai e volta basta agente se sentir bem.

    Bjssssssssssssssssssssssss e uma ótima semana pra vocês, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  19. Eu juro que nasci na época errada! Anos 60 são demais! Beijo!

    http://www.denimfever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tudo que eu gosto kkkk: Bolero, Gola Peter Pan, Havaianas *-*

    Bjs

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olha tem uma foto onde a modelo amarra o cinto na cintura...já vimos isso nos dias de hoje hein!

    ResponderExcluir
  22. Amiga, o novo banner ficou lindo!! Ainda sou fã da gola peter pan
    Ontem assisti meia noite em Paris, já viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Cá em Portugal também se vê muita dessas golas por cá. Voltaram em força!

    ResponderExcluir
  24. t shirt, gola rola, meia calca, biju, cinto, Beatles.... Como não gostar dos anos 60??!!
    hoje vendo Ana Maria lembrei de você, estavam perguntando na rua se sabiam o que era peep toe, sneakers... Bis e boa semana.

    ResponderExcluir
  25. Nossa, quanta coisa legal saiu dessa época, e coisas que a gente usa até hoje!
    As bijoux eram lindas :~ amei os modelos de meia-calça também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Adoro a moda dessa época!
    Acho que nasci na época errada :)

    Amei as fotos, muito legais!

    Beijo!
    www.oh-myfashionblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Muitooo show a postagem. Não sei porque, mas adoro coletes, boleros e meia-calça! Amoooo demais. Se pudesse tinha milhões deles no meu armário! kkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que bacana saber que você também é de Curitiba.
    Adorei o post viu.
    Boa Semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, Rafa!

    Adorei... muitas dessas peças estão voltando, né?! Tipo a Gola Peter Pan, me lembra os colares / golas (flexíveis) que a gente adapta nas camisetas. E coletes são um charme ;)

    Muito glamour nesse época, assim como nas demais.

    Beijo Charmoso :*

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  30. Oi Rafa :)
    Amei.. Realmente o modismo dessa época foi super marcante e também super importante na construção do estilo de hoje, isso porque vimnos peças usadas com frequencia na atualidade. Estilo incontestavel! Sou fascina por esse periodo!
    Big bj ;*

    ResponderExcluir
  31. Eu amei os cabelos.
    Era época do laque né? haha
    Havaianas, bons tempos quando eram novidade e baratinhas.

    Adoramos Monster High tb!

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  32. Duas coisas que eu sou apaixonada ganharam mais força nesta época: meia calça e boleros!! ^.^ Adorei esta viagem no tempo pela história da moda, estou aprendendo muito com seus posts, beijooos e tenha uma ótima semana! http://maniadeguria.com,br

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro, mas ainda prefiro a moda dos anos 50! =)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  34. Oi!!

    Adorei!!!
    Parabéns, o post ficou show!
    ;)

    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir
  35. O seu post foi muito interessante! Deu vontade de ler esse e os outros que eu não conhecia! Adorei!!

    Beijosss

    www.isared.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, Rafa! Tbm acho q vc merecia ganhar esses selinho/prêmios, por isso te indiquei. Ótima semana!!!
    Beijos

    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Essas blusinhas caneladas de gola alta são um charme!!! Tenho algumas e adoro.
    Vc faz uns ppsts super completos e caprichados!!! Gosto muito de lê-los.
    Beijão
    Andrea

    ResponderExcluir
  38. Colorido e elegante!
    Gosto disso!
    Adorei o post!
    Super bem feito!
    Parabéns!
    Beijo!

    http://tengavolantes.blogspot.com.br
    http://tengadocumentacion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Adorei os anos 60... adoro meia calça.
    Agora na gestação, e no inverno (sim, final de gestação no inverno é o máxmoooo), dá pra abusar com os vestidos, botas, sapatilhas... fica lindo e dá um ar diferente a cada cor que se coloca.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. A gola peter pan, os vestidinhos, tudo de volta, até os acessorios grandes,
    amei essa serie dos anos 60,
    beijinhos Rafa


    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi Rafa,

    já usei muito esses looks, eu era magrela e alta e tudo ficava lindo. Que linda viajem no tempo que fiz com seus posts dos anos 60.

    Bejim e boa semana.

    ResponderExcluir
  42. Amei as t- shirts e as bijus.
    http://www.closetdetendencia.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ê época boa para a moda, né? Acho super legal ver como algumas coisas nunca mais saíram de moda desde então, e como outras, que saíram, estão voltando agora!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  44. Rafa, adorei ver todas as referências e como influenciou e influencia hoje em dia, todas essas praticamente vemos no nosso dia a dia, ótimo post

    ResponderExcluir
  45. sem duvida uma explosão de cor.... assim como agora nesta primavera também esta na moda cores fortes. bjinhos grandes

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger