O mundo pop e a polêmica do playback

|
.
Há os que detestam, os que são indiferentes, os que não veem problema nisso e os que defendem o seu uso. Mas o playback existe desde que o mundo é mundo.
.

.
Quando artistas vão se apresentar em programas de TV, geralmente usam playback, quero dizer, dublam o CD na cara dura. E quando fazem isso em programas como VMA, EMA ou outras premiações ao vivo, causam certa frustração nos fãs e deixam os haters com mais munição para detonar o cantor ou cantora.

Há os que usam com moderação, há os que usam como apoio e há os que usam porque não tem voz mesmo. E quando se fala em playback vêm logo nomes como Madonna e Britney Spears.
.

.
A diferença entre essas duas cantoras é que enquanto Britney simplesmente dubla o seu CD por onde quer que vá, Madonna usa uma base pré-gravada ao vivo e coloca de fundo, então canta por cima durante a apresentação, nem sempre se ouve a voz natural e é claro que tem momentos em que ela está só dublando mesmo, mas é uma música ou outra.

Não é porque gosto dela, mas todos sabem que Madonna canta ao vivo sim, mesmo sua voz não sendo das melhores. Tanto que ela precisou ser dublada na edição do DVD da turnê de 2008 - Sticky & Sweet -, porque deu umas desafinadas no show.
.
 

.
Há também os que não usam playback, mas usam backing vocals: como a Beyoncé. Voz ela tem, mas quando resolve dançar, deixa o microfone de lado e as suas backing assumem os vocais enquanto ela se acaba no palco.

Não sei se o motivo é deixar a performance impecável em meio a tantas coreografias, saltos, giros e luzes, mas sabemos que se tem cantora pop toda serelepe no palco, com certeza teremos algum tipo de recurso ajudando. Essa lista vai além de Britney Spears e Madonna, confere aí:
    • Caiu a casa de Whitney Houston no Super Bowl de 1991 quando descobriram que ela usou playback.  Veja aqui.

.
    • Já Faith Hill foi pega na mentira no Super Bowl de 2009. Veja aqui.

.
    • Rihanna deixou a desejar em 2006 na premiação do Teen Choice Awards. Veja aqui.

.
    • Mariah Carey deu aquele sorriso amarelo quando a base de “Touch my body” deu problema e ficou pulando. Ainda bem que foi só um pedacinho, o resto ela segurou no gogó mesmo. Veja aqui.

.

.
    • Katy Perry foi traída pelo playback, pois fazia seu solo de flauta e esqueceu que ainda tinha mais um pedaço de música para “dublar”. Ela disse que foi uma pegadinha e é bem a cara dela fazer isso. Mas há quem não acredite. Veja aqui.

.
    • Claudia Leitte foi descarada na final do programa “Ídolos” em 2011. Veja aqui.

.
    • Shakira e Wyclef Jean também aproveitaram o lip synch (ou playback) na Copa de 2006. Veja aqui.

.
    • E até 50 Cent (que não é diva e nem do mundo pop) foi pego no flagra dublando. Percebam que ele vai cantar e só fica a base da música. É logo no comecinho, depois que ele tira a jaqueta. Veja aqui.

.
As justificativas são várias, e incluem: a banda não cabia no palco ou é mais prático sem a banda. Mas o fato é que pré-gravar a música a ser apresentada nesses programas é muito comum, e parece também que não é muito escolha do artista em fazer isso.

De acordo com os organizadores de eventos grandes, como o Super Bowl, ter a base pré-gravada é uma questão de precaução, pois qualquer falha seria devastadora.

E aí, o que você acha disso tudo? Paul McCartney e Elton John não curtiram.
 

.
.
Até semana que vem com mais Mundo Pop por aqui.

Amanhã os últimos recortes da revista Capricho de julho de 1995.

Tchau.
.
.
.


Referências: musica.terra.com.br / theboot.com
Imagens: popline.mtv.uol.com.br/ revistavoid.com.br/ sonaovendeamae.com.br/ vipsemfoco.com.br

35 comentários:

  1. huahauhaua me diverti com este post, vou assistir os videos, nada melhor do que pegar as celebs no pulo do playback hehe querendo ou não é benéfico para os que são muito performáticos como brit-madona e beyonce.... pois elas dançam muito, e haja folego para cantar e dançar! beijokas!! maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  2. playback é mesmo uma questão complicada... A pobre da Beyoncé que dança demais eu entenderia usar playback rs e a Britney, na época em que os shows eram bons, acho que também... Em compensação a Pink fez aquele show em que ela girava de ponta cabeça cantando (não era playback era??) -adorooo ela :D rsss

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E a verdade é só uma:Quem canta de verdade dá pra contar nos dedos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rober, não sou a favor do playback, mas também não sou contra! Acredito que deve ser usado com moderação, quando realmente for necessário.
    Muitas vezes uma artista que faz diversas coreografias no palco, precisa se concentrar na dança e usar mais o playback... mas, também em certo momentos os fãs precisa escultar a voz, então ela deixa a dança de lado pra cantar um pouco!
    Não sou contra usar o playback em casos necessários, que o artista se encontre impossibilitado de cantar...
    Mas o bom da música é ouvir a voz, sentir, se encantar... Então mais voz e menos playback!!!
    Muita paz e luz nesta quarta-feira.
    Grande beijo!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  5. Rafa querida, não sei se é só comigo, mas sempre que venho ao teu cantinho tenho uns probleminhas. Primeiro a pagina sempre falha quando vou acessar o blog, tenho que recarregar novamente. Depois quando vou comentar, no mínimo demora uns 10 min, o carregamento da página falha, aí tenho que voltar no blog e postar novamente para ter sucesso!!!
    =/
    É só cmg, ou tá acontecendo algum probleminha aqui?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o comentário da Rejane: os que cantam são poucos. Só sei que não gosto de nenhum deles e agora começo a entender o porquê: gosto de cantores que cantam.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou totalmente contra, eu acho que é falta de respeito com as fãs que pagam tão caro para ver eles CANTANDO!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, play back é muito chato pra quem paga pra ver e escutar ao vivo!!!!! Uma ótima semana pra vc!!!! Cris

    ResponderExcluir
  9. kkkkkk é verdade o playback é super comum né... adorei o post, putz cantar de verdade é pra poucos, a maioria finge que canta e o público finge que acredita rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de playback não...eu sairia muito frustrada de um show que usasse playback, olha...ia querer meu ingresso de volta!

    ResponderExcluir
  11. Ainn Rafa... meu coments foi errado!
    Mas... ACREDITO que tenham momentos...
    Tudo é válido...
    Mas ao vivo é bem melhor né?
    =)
    Vou no show do Maroon 5 aqui em SP!
    Espero que seja AO VIVO!!!rs

    Beijos
    CS
    @BlogCarenSales
    http://blogcarensales.com.br/
    https://www.facebook.com/blogcarensales

    ResponderExcluir
  12. Por favorr né?!! ir em um show com playback ninguém merece! hahaha
    adoreiii o post!
    Beijosss
    http://blushcomsaltoalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quem nunca, né? Acho que a maioria dos artistas já teve que passar por isso. Eu de-tes-to, fica muito falso!!!

    ResponderExcluir
  14. A D O R E I o post!!!
    Acho uma puta sacanagem pagar uma bica no show e o artista cantar play back!!!
    Decepção neh?!
    Besos
    Lidi
    http://viciosedesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. É realmente uma falta de respeito com os fãs, falta de amor, e pra piorar, falta de talento! :
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Imagino que não deva ser fácil para uma cantora fazer toda aquela apresentação, interagir com o público e ainda cantar muito bem. Mas tem umas que se superam, posso citar até a Ivete Sangalo, que arrasa nesse quesito... ela tem um pique de deixar qualquer Britney no chinelo ahahah adorei o post *-*

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  17. Complicado falar disso, né?!
    às vezes acho necessário,mas não é justo... concorda?

    Beijo!
    www.oh-myfashionblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. ixi flor, este assunto é mto sérioooo
    é que, as vezes penso que o pop busca mais “entreter” do que mostrar o talento do artista sabe? Então as danças, luzes e o espetáculo em si é mais importante do que mostrar a potencia de voz do cantor, entende o que eu digo?
    Sei la, acho que shows tem que ser ao vivo mesmo, pq escutar musica gravada, escuto em casa…
    por isso eu entendo os dois lados :/

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! que deemais haha
    adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Essa é uma questão bem complicada mesmo. Acho que em alguns casos é super justificável mesmo, como por exemplo a Beyoncé que dança muito durante o show, mas nas músicas mais tranquilas ela mostra que tem uma super voz e canta ao vivo. Agora quando o show é menos performático aí fica decepcionante ser playback.
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  21. Também concordo que é algo complicado, mas não acho legal pagar ingresso para ouvir playblack.

    ResponderExcluir
  22. aah, eu acho que é válido quando a produção do show compensa, estrutura, iluminação, coreografia, dança, etc. Mas quando o artista não faz nada e é exclusivamente conhecido por sua voz, não tem como aceitar.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho um absurdo quando usam playback em um show, poxa a pessoa não paga super caro para ficar ouvindo o CD né? Acho que se é cantora, tem que cantar oras, não devia existir isso de playback. Se quer dançar, vira dançarina, eu gosto de ir num show para ouvir as pessoas cantando, ... Beijos
    http://www.trendtotal.com.br

    ResponderExcluir
  24. Acho que não é legal o playback, a pessoa paga para ver o seu artista ao vivo e ele está dublando, é bem feio... Fui assistir o vídeo da Mariah Carey e não consigo pegar o erro mas no começo dá para perceber que é playback... Acho que a Beyonce está certa... Também falaram que J.Lo cantou playback aqui no Brasil. Katy é uma fofa e achei bem divertido o jeito que ela tratou o erro... Ótimo post, beijos.

    famaandmoda.com

    ResponderExcluir
  25. Eu tb não curto. Jamais pagaria pra ir à um show da Katy Perry, por ex, que sei que é puro playback. Mas pagaria o preço que fosse pra ver Elton John, por ex. Não pelo tipo de música, mas pelo artista e pelo show em si. A voz conta muito, né? ;)

    ResponderExcluir
  26. Eu não sou a favor do uso mas em alguns casos é até justificável pois qndo a muita performance no palco fica difícil fazer tudo ao mesmo tempo e a voz não falhar né .. mas olha qndo fui no show da Madonna fiquei frustrada hahaha, ela não canta nada bem..deu umas desafinadas hahahaha :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Muito bom o post!
    Bom, sei dos prós e contras, mas acho até que é cabível!
    Detesto quando vou a um show em que o cantor e/ou a banda muda o ritmo da música e não dá pra gente acompanhar, ficando como se fosse outra música.
    Aí parece que a gente foi a um show de um desconhecido.
    É minha opinião!
    Beijo!

    http://tengavolantes.blogspot.com
    http://tengadocumentacion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Rafa!
    aah, eu não sou nem contra nem a favor ao uso!
    Em alguns casos, como já falaram aqui que tem a dança e tal é justificável. mas em outros não há necessidade e fica até feio né rs.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. Playback ainda vá lá...
    Mas dublar um show do CD, poxa, o fã paga uma nota pelo
    ingresso do show, chega até a ser falta de respeito né?

    Bjs, Dane
    @Boatoschics

    ResponderExcluir
  30. Não gosto de playback não. Mas fazer o que né?
    Vou no show da Madonna em dezembro, espero que ela não faça isso.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  31. Acho que em programas como de tv pode sim usar playback, mas pagar caro para ir em um Show e ver a pessoa duplando ai ninguém merece, a Madona está mesmo com a voz diferente, também sou fã e esses dias estava ouvindo um cd antigo e caiu a ficha de quanto dua voz está melhor!!
    Já tem post novo no blog e não deixe de acessar a loja virtual, todos os dias tem novidade!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  32. acho que a maioria dos cantores fazem isso! mas é péssimo =/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Rafa adorei seu post, ontem me computador travou no meio da página e nem consegui comentar. Na minha opnião não é legal os artistas usarem playback, mas quem nunca teve uma dor de cabeça, rouquidão ou até mesmo cansaço por tantos shows. Só acho que não deve ser usado em excesso, pois é tão bom ouvir uma pessoa cantar de verdade né?

    Bjssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom o post, adorei o tema. Em um show, uma ou duas dubladas por causa das coreografias vai, mas no máximo.... Show que e show tem que ser ao vivo mesmo!!!

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger