Anos 70 e a música

|



Sempre que consigo, incluo referências de músicas, artes, história mundial e filmes na tag história da moda, afinal a moda é um reflexo do comportamento e da época em que está inserida.

Li em algum lugar... alguém dizendo que se você quer fazer moda, a última coisa que deve fazer é estudar apenas moda, vá beber de outras fontes, amplie o seu universo. Por isso a música, mais uma vez, está por aqui.



A década já começou com grades perdas para a música, em setembro de 1970 a música perdeu Jimi Hendrix e logo em seguida, em outubro, foi a vez de Janis Joplin, abandonar seus fãs.

No ano seguinte, mais uma baixa para o rock – morre em julho, Jim Morrison.

Para espantar a tristeza e sacudir a poeira, muitos estilos musicais surgiram. Prepare-se por que vem muito rock por aí.


Glam rock

Surgido na Inglaterra tinha uma dose de exagero nas roupas e na maquiagem. Era o começo da geração andrógena, na forma de se vestir e se comportar.


Representantes do gênero Glam: T.Rex, Slade, The Sweet, Roxy Music, David Bowie e Queen - uma das minhas bandas favoritas, marcou a história do rock com os álbuns em que estavam incluídos sucessos como Bohemian Raphsody, Somebody to love e Love of my lifeMantendo o sucesso na década seguinte.



Rock progressivo

O estilo começou a desenvolver-se em 1967 na Inglaterra, a partir de bandas consideradas psicodélicas como Moody Blues. 


O estilo ganhou força comercial no início da década de setenta com as bandas Emerson, Lake & Palmer, Genesis, Jethro Tull, King Crimson, Pink Floyd e Yes.



Soft Rock

Estilo que surgiu na década de 70, inspirado nas bandas dos anos 50 e 60 e que faziam um rock mais “inofensivo” e romântico.


Representantes do gênero: Elton John, Santana, Eric Clapton e Lou Reed, que após deixar o Velvet Underground, partiu em carreira solo, com dois integrantes do Yes como convidados.



Heavy Metal

Esse é um dos estilos de rock mais populares entre os adolescentes, sendo muitas vezes criticado por conta de seus temas místicos, como bruxaria e ocultismo.

Para variar um pouco, esse estilo tem suas raízes onde? Na Inglaterra, no final da década de sessenta, quando nomes como The Who e Jimi Hendrix começaram a tocar cada vez mais alto, com mais distorções em suas guitarras.

Representantes do gênero: Led Zepellin, o pioneiro do estilo que já trazia o lado místico em uma de suas canções, inspirada na obra O Senhor do Anéis – The battle of evermore. Assim como Led Zepellin, ganha os méritos pela criação, a banda Black Sabbath é a representação exata do estilo.


Outros representantes: Alice Cooper, Kiss (que flerta diretamente com Glam Rock), Deep Purple, Ronnie James Dio, Van Halen, ZZ Top, Judas Priest e Motörhead (que influenciou gerações posteriores, como speed metal e thrash metal) e Iron Maiden.

E da Austrália em 1973 surgia uma das grandes bandas de Heavy Metal – AC/DC – que tem como sua grande estrela o guitarrista Angus Young, tanto que o sucesso da banda não foi abalado pela troca de vocalista quando Scott faleceu e foi substituído por Brian Johnson.



Country Rock

Mais um estilo que foi grande tendência nesta década, apesar de ter seu início no final dos anos 60. Um dos discos de country rock mais vendidos foi Hotel California do Eagles. E não posso esquecer do Lynked Skiner com Sweet Home Alabama.


Outra banda que surgiu no final de sessenta e fez muito sucesso na década de 70 foi Creedence Clearwater Revival, que não é exatamente uma banda de country rock mas tem o country e o rockabilly como principais influências.



Disco Music

Estilo que surgiu nas boates gays de Nova York, no início da década e se espalhou para o mundo todo.


Representantes do gênero: Bee Gees, Gloria Gaynor, Village People e Donna Summer, que dominou as paradas desde 1974 com sucessos, como “Love to love You Baby” entre muitos outros.

Estilo sempre presente em casamentos e bailes de formatura. 


Punk

Na Inglaterra a juventude precisava de algo novo, já que as bandas da época tocavam músicas de mais de dez minutos com solos intermináveis. Então voltou-se ao passado resgatando as raízes do antigo rock, mas com músicas que não passavam de três minutos e muito rápidas pois tudo era muito urgente.


Representante do gênero: Os principais foram Sex Pistols, The Clash e Ramones.

Quer saber mais sobre o punk? Clique aqui.



No Brasil tivemos:

Entre muitas bandas e cantores, temos: Os Mutantes, Raul Seixas e os Novos Baianos, Rita Lee – que começou sua carreira solo ainda nos Mutantes lançando dois discos em 1970 e 1972.


Também teve Secos & Molhados (trio formado por João Ricardo, Gerson Conrad e Ney Matogrosso), Casa das Máquinas, Sá, Rodrix e Guarabyra ( que seria a versão nacional do country rock). Entre outras bandas e cantores.



Esse foi um breve resumo dos principais estilos musicais que surgiram nos anos setenta, espero que tenha gostado de fazer essa viagem musical comigo, eu me diverti muito. Gosta do som desse período?



E assim terminamos a década de 70, se ficou curioso para ver ou rever outros posts sobre a música clique nos links: anos 50 e  anos 60 (que veio do wordpress sem os comentários dos leitores).

Nos encontramos novamente nessa tag, na semana que vem, com a década mais colorida – anos 80. Quem lembra?




Amanhã Mundo Pop com o Rober! Até.









Referência: Almanaque do Rock, Kid Vinil, Ediouro.

31 comentários:

  1. Rafaaa, quase esqueci por completo de ti, mas agora já está na minha lista daqueles que jamais posso me esquecer :)

    Adoro música, apesar de não ser tão conhecedora.

    Tu gosta de Ramones?

    Beijo Charmoso :*

    Ótima terça!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post!
    De todos os estilos, tem sempre uma banda que eu gosto inserida neles... Muito bom saber um pouco mais sobre cada estilo... e a década de 70 foi maravilhosa nesse sentido!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa,

    A década de 70 foi uma década de libertação e revolução. O movimento musical era intenso e marcante, tanto que muitos desses artistas permanecem fazendo sucesso até hoje. A arte, algumas vezes, supera a vida física e permanece na memória.

    Adorei o post.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rafa, amei o post! Realmente essa foi uma época maravilhosa em termos de música, ouço muito meus pais comentarem. Sou de 87, mas eles falam super bem, e é a época em que aconteciam os bailes e eles amavam ir para dançar!

    Beeijos, Linda! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  5. É muito triste que não se fazem mais músicas como antigamente. Essa época era massa!
    Blog atualizado e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Fala-se mais dos anos 80... só que os anos 70 foi puro rock'n roll baby :) gosto de ouvir Creedence e Bee Gees. Aproveitou a viagem?? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Psicodelismo e punk rock são meus prediletos. Gosto de heavy metal, mas nem tanto.
    Para a música, a década de 70 foi bastante importante pois revolucionou o rock; passou do certinho pro ultra rebelde.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa!

    Amei o post, vc cita tantas bandas que amo que nem dá pra citar, hehehe!


    Beijão!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que post adorável! Anos 70 foi uma loucura, adooooro :)
    Janis Joplin é demais! Estética punk é demais! (L)

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. Convido você cara(o) leitora(o) para visitar o HBC HD, um blog de tv, que fala também sobre celebridades, novelas. Contamos com sua visita e aproveite para ser nossa(o) SEGUIDORA(o), pois já estamos te SEGUINDO. Não esqueça de deixar seu COMENTÁRIO e apertar no botão do G+1 para recomendar nosso blog ao google.Um abraço e parabéns pelo blog! http://www.hbchd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Nossa, que post completo! Já vi um assim em outro blog meu sobre a década de 80. Ai que lindo, você citou o meeeu Iron Maiden e meeeeu Dio! *-* A década de 70, sem dúvida, foi muito influente!

    Beijos
    Infinte Dreams

    ResponderExcluir
  12. Como eu queria ser dessa época... Só banda ótima, ótimo post!
    Beijos Rafaela e uma ótima semana.

    famaandmoda.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa época, ainda ouço muita coisa, muito bom este post!!
    Beijos
    Tati
    www.romantiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  14. Posso dizer que vivi isso, muito bom!adoro Janis Joplin!! Dancei muito Village People, Gloria Gaynor, Donna Summer.........amu tudo isso!!

    ResponderExcluir
  15. Que legal, adorei o post!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  16. adorei o post!
    anos 70 comandam! não só na música, mas também na moda né!

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida Rafa! Amo música dos anos 70, acho tudo de bom! Adoro seus posts estilo túnel do tempo, é demais!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Percebi mesmo que tinha sumido rsrsrsrs,mas eu também fiquei 3 dias sem internet! estou feliz por vc ter voltado kkkkkk,adoro vc!

    ResponderExcluir
  19. Ótimos posts Rafa, e é em cada figura, ano, que vamos vendo as influência na moda atual, né?! Bjss

    ResponderExcluir
  20. Gosto de muita coisa dessa década!!!
    E que bom que você voltou :D

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafaela, bom ter vc de volta:)
    Quanto coisa boa nessa década. Adoro disco music, Bee Gees, Gloria Gaynor, amo "Hotel California", enfim, uma época de ouro... saudades;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa, que bom que você voltou,
    adorei o post, uma das décadas de ouro pra quem gosta!

    beijos
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  23. OLá Rafaela. Também tenho tido dificuldade em visitar os amigos e actualizar o blog devido a problemas com o computador, mas vamos ver se se resolve de vez.
    Adorei o post. Adoro musica e os anos 70 e 80 são dos meus preferidos. Nos 70 surgiram muitas bandas que tiverem êxito estrondoso nos 80 e que ainda hoje tem êxito. Gostei de quase todos os géneros musicais, so não sou muito fã de heavy metal. Mas dancei muito disco... Fico a espera do post dos 80 minha década preferida no que toca a musica. A minha banda preferida começou nessa década e apesar de não se falar muito deles hoje continuo a ouvir as suas musicas. Não digo quem são... So para a semana.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  24. Ameei o post, muito interessante e diferente! ♥

    you-imagine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oie Rafa,Ai como eu amo esse seu blog,inteiro rs.
    Rafa,apesar de eu querer ter nascido em 1950,a década de 70 foi quando a maioria das bandas que amo até estouraram: Queen,Eric Clapton,Pink floyd e Raul Seixas e Rita Lee.
    A historia da musica e toda liberdade dos anos 70 influenciaram com certeza a moda.O mundo já nâo era mais o mesmo,depois da explosâo do rock.
    Bejuzzz
    Gi Almeida

    ResponderExcluir
  26. Oii Rafa, menina confesso que tenho uma quedinha musical pelos anos 70 rsrs, Janis Joplin mesmo é minha preferida... adorei o post.
    beijãooo

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada querida! Espero que agora esteja tudo bem :)
    Adorooo musica dos anos 70! Pink Floyd é do melhor, mesmo!
    Beijinhos grandes*

    http://freefallfeather.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  28. Olá Rafa,

    os anos 70 foram o must em termos musicais, meu namorado parece que ainda está nessa época de tanto que ele ama. Adoro todos esses que você citou inclusive os heavy metal. Elton John, Dio, Toto, Creed, Eagles e Queen são os que mais gosto. Uau, amei esse post.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafa, você ficou sumida mesmo, mas voltou com um post marailhoso! Espero que a viagem tenha sido ótima!
    Adorei essa viagem pelo mundo da música! E é real, tudo é inspiração para fazermos moda, todas as artes e cultura em geral que nos rodeia pode e deve nos influenciar na moda que fazemos e criamos!
    Beijos!
    Vivi Becker
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  30. Amei o post, anos 70 foi tudo, eu e meu marido amamos, heavy metal é tudo !
    Beijinhos

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger