Moda anos 80 – Uma visão geral

|




A geração dos anos 80 acreditava e agia como se o futuro fosse agora, ou melhor eles eram o futuro.

As músicas com seus sintetizadores reproduziam sons de naves espaciais, as roupas eram prateadas e com muita cor, além das ombreiras que mais pareciam armaduras saídas de filmes sobre o espaço.




A moda ditou tendência entre as roupas de ginástica e dança, foi o tempo das polainas, legging, conjuntos de corrida e das luvinhas que deixavam o dedo à mostra.

Para as mulheres a década de oitenta foi de ascensão profissional, foram anos competitivos em que o visual executivo predominava.


Esse novo estilo envolvia os ombros largos, as calças começavam a ganhar espaço entre as mulheres nos escritórios, entretanto o tailleur era a opção mais segura. 

Para rebater a seriedade no corte geométrico das roupas, a alternativa eram os acessórios grandes, maquiagem carregada e cabelos que mostrassem poder e sucesso.


Essa foi a geração que deu início ao culto das supermodelos e manequins, foi em 1988 que Beth Lago desfilou em Paris para a Chanel.




Foi também a década da invasão japonesa na moda, que trouxe um frescor para a alta costura, com modelagens mais folgadas, valorização dos materiais e grafismos orientais. Destacam-se: Issey Miyake (1938), Yohji Yamamoto (1943) e Rei Kawakubo (1942).



Os anos 80 marcam a profissionalização das inúmeras carreiras ligadas à moda: modelistas, cortadeiras, costureiras, passadeiras, além de feiras internacionais do setor, que vinham agregar os desfiles com os lançamentos das coleções.

Essa foi a década dos Fashion Victims, do in e do out que dita o que já é ultrapassado usar. Teve também a popularização das grandes lojas de departamentos e o início das cópias descaradas de ideias consagradas.



A década de oitenta foi marcada pelo deslumbramento e da busca pelo sucesso, a moda ajudou a afirmar o estereótipo do visual de sucesso e surgiu então a ideia do “parecer bem sucedido” que evoluirá para a época em que vivemos hoje, onde o parecer é mais importante do que ser. Uma pena.


Espero que tenha gostado dessa pequena introdução sobre a história da moda nos anos 80, ainda falaremos sobre os estilistas, os modismos, a moda brasileira, beleza, fechando com a música e bandas que marcaram o período.


Já estamos na reta final dessa categoria história da moda, por isso a tag moda (tendências) de terça-feira, estará também na segunda-feira, deixando a terça-feira livre para uma nova categoria.




Então te espero amanhã com novidades. Até.









Referências: Breve História da Moda, Denise Pollini – História da moda no Brasil, Gilda Chataignier – A moda do século XX, Valerie Mendes e Amy de la Haye – O livro negro do estilo, Nina Garcia –Enciclopédia da Moda, Georgina O`Hara Call.

47 comentários:

  1. Olá Rafaela.
    A época das permanentes das franjas levantadas. Era tempo de muita cor e nó na t-shirt comprida. Bons tempos lembro-me muito bem. Foram anos marcantes em tudo. Adorei ler o post e relembrar bons tempos.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse post flor, vivi essa época e devo dizer que fui muito feliz..rs
    Boa Semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa nos anos 80 eu tava ligada na Xuxa, Menudos, Mara Maravilha rsrs New Kids kkk este era meu mundinho, mas lembro de mamãe usando roupas parecidas com estas e lembro de achar a Cindy a mulher mais bonita do mundo, ela continua linda!!

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, Rafa! Eu vivi um pouquinho dos anos 80, mas era novinha, pois nasci em 1987, mas o que pude ver, uns anos depois, é que a tendência dessa época era bastante ousada, e original. Amei.

    Beeijos, Linda! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, mas detesto anos 80, em praticamente tudo. Gosto só das músicas brasileiras... a moda e a ideia que gostariam de difundir vão na contramão do meu gosto....

    De qlq forma, sempre vale a pena dar uma olhada e conhecer o que motivou tamanho mal gosto na história da humanidade.

    Beijos
    =)

    ResponderExcluir
  6. Rafa, que saudade da Mesbla!!! Eu amava quando minha dizia que iríamos passear por lá e fazer umas comprinhas!! Eu enlouquecia na parte dos brinquedos, com aquelas mil Barbies espalhadas e todos os acessórios! Tempo esse, viu?!

    ResponderExcluir
  7. Eu vivi a adolescência e fase adulta nos anos 90. Mas lembro bem dos anos 80. Muita cor, cabelão, batons fortes... e como vc disse: os jovens viviam o futuro hoje. Aconteceu muito problema com doenças, drogas... foi uma década para se viver livre. Mas muita gente morreu depois em consequência disso.
    A moda era colorida e gritante. e agora mutias coisas estão voltando...
    Adorei o post!
    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Quantas descoberta. Adoro esse ar de superioridade, de executivo... hoje, muito me agrada ainda, maquiagens bem marcantes!

    A moda achei bem séria e marcante.

    Beijo grande!
    Uma semana de coisas boas.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses seus posts!!
    Beijos, Renata
    www.garotasurbanas.wordpress.com
    @garotasurbanas1

    ResponderExcluir
  10. Mesmo nao sendo dos anos 80, sou apaixonada por essa década!!
    bjs
    www.sugarblog.net

    ResponderExcluir
  11. Adoro a década de 80. Parece ter sido bem colorida e alegre.
    Mas "entre" estas décadas mais novas, prefiro anos 90...
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. adoro essa década colorida *-*

    te segui, Me segue, por favor?
    http://porquesozinhaanaturezanaodaconta.blogspot.com.br/
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Rafa, bacana como a inserção em massa da mulher no mercado de trabalho refletiu na moda. Da época curto especialmente os maxi acessórios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafa... eu era meio que criança ainda nessa época, mas me lembro perfeitamente das minhas irmãs nessa onda de roupas coloridas, ombreiras, polainas... e lá na cidade onde eu morava tinha uma Mesbla e me lembro quando eu ia lá com a minha mãe! Esse post me fez recordar de muita coisa boa! bjo e boa semana

    ResponderExcluir
  15. Amei! Você escreve super bem,
    fica leve saber sobre a história da moda por aqui!

    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post,eu não sabia que a Beth Lago era tão poderosa assim rsrsrs!

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, já tive contato com esses aspecto na faculdade e você falou sobre o assunto de forma super leve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post, não sou tão fã assim do estilo de vestir dos anos 80. Mas curto músicas dos anos 80, tenho um cd e tudo, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Muita coisa mudou no mundo fashion a partir daí. Eu gosto do jeito ousado mas, acho que as vezes as roupas eram meio exageradas demais. Amei o post. Beijos meusalto20.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho um compadre é anos 80 na veia, a época que ele curtiu mesmo, então quando a gente vai na casa dele rola muita musica dos anos 80!!!
    Confesso que a moda nao me faz a cabeça, já as musicas, embora enjoei um pouco, rs... são boas! Boa semana e já que sexta-feira esta em aberto, eu adoro decoração ;)

    ResponderExcluir
  21. Quando fui a Santiago tive a sorte de ir no museo da moda e lá ver a exposição de algumas coisas dos anos 80 e confesso que não usaria quase nada das roupas, mas os acessórios usaria com certeza!


    Beijos Mulher Antenadíssima ♥♥♥

    ResponderExcluir
  22. adorei, achei super bacana o post! E amei o nome do seu blog, queria muito um barbarelando.com com o meu nome mas não rolou hahahahha
    Adorei mesmo o seu blog, quero voltar sempre! Já seguindo e fico te esperando!
    beijos
    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gosto desta época até porque nasci em 84 rs
    Adorei o blog já estou seguindo.

    http://garotadeconteudo.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Rafa!

    Essa época para a moda foi muito estranha e exagerada, tanto nas roupas qto na make! :D Não me lembro muito da época, já q nasci em 84, hehehe!


    Beijão e bom início de semana!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ahhh os anos 80!
    Época única hein. Cheia de cores e exageros!
    Eu era criança mas lembro bem das roupas, dos cabelos e das makes que as mulheres usavam.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. A época do exagero!
    Tudo era demais, tudo significava muito.
    Não fiz parte, nem de longe, da época e mesmo se fizesse seria difícil para meu eu, hoje, aceitar tantas tendências extravagantes. rs
    Mas foi uma parte muito importante da moda. Foi onde a moda pode se mostrar conceitualmente.
    Ótima matéria, aguardo a continuação.

    ResponderExcluir
  27. Olá! É um prazer te conhecer, saber um pouco dos seus gostos...eu adoro a década de 80, nasci em 78, mas pra mim não tem década melhor, engraçada, colorida...foram os melhores anos de minha vida. Sem contar que nessa década surgiram as melhores músicas, filmes e seriados! Adorooooooo. Beijinhos, Alessandra.

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro os anos 80, Rafaela:)
    Post bacana, back to the 80's;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo post , foi tudo isso mesmo ......minha adolescência foi anos 80 e sinceramente época melhor ainda não há....
    Beijos Patrícia
    patriciajorge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. sempre fiquei triste por não usar polainas haha, acho tão fofo mas nunca voltou a moda.
    Tá rolando uma promoção no blog, pra ganhar uma case de notebook.
    Não precisa seguir ninguém só mandar uma foto linda pra gente se inspirar e está concorrendo.
    Kisses

    ResponderExcluir
  31. Anos 80, recordar é viver! Época da minha infância!
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Não vivi na época,
    mas tem muita coisa que adoro!
    Os post do blog estão cada vez mais lindos e elaborados, parabéns!

    beijão
    blogagendafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oie :)

    Nossa ADOREI!!!!
    Thanks pela visitinha ... adorei!!
    Volte sempre que quisér .. tá !?!

    http://quero-ser-ryca.blogspot.com.br/


    bjão Gatona

    ResponderExcluir
  34. Era uma década de muita cor, exagero e ombreiras enormes! E com ctza houve mesmo essa explosão das top models...
    Beijos
    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Poxa, Rafa...
    Olhando o teu post, vejo que não seria tão ruim ter nascido na década de oitenta. Muitas coisas legais aconteceram e acho que a mulher daquela época se valorizava mais...

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  36. A epoca do meu nascimento realmente foi bem marcante, principalmente por suas cores e exageros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Rafaela, fui muito na Mesbla no RJ... adorava... bjokas

    ResponderExcluir
  38. aaah, eu adoro a moda dos anos 1980, cores e mais cores *-* demais hahaha
    adorei
    =)

    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  39. Fantástico este post!!! amei <33

    Beijinho*
    IV
    www.ivaniadiamond.com

    ResponderExcluir
  40. Olá minha querida Rafa! Amo seus post vintage, para mim são super únicos e incríveis! Ah, estou aqui para agradecer pelo apoio e desejo de melhoras para mim, já estou super bem e de volta com força total nos posts!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. AMOOOOOO ANOS 80 e todo seu legado! Que post lindo, Rafa, adorei.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  42. Vim retribuir a visitinha e já estou seguindo :)
    Ótimo post, deu pra conhecer um pouquinho sobre os anos 80.

    beijinhos :*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Gostei mt do teu blog. E se nos seguissemos? =)

    ResponderExcluir
  44. Amei esse post, adorei conhecer mais sobre esses anos! <3
    Deixaram muitas heranças para nós não é!? :)
    Beijos queridaa! <3

    Tem post novo no blog e participa do sorteio de cartelas de adesivos Bakanas!

    Sorteio || FanPage || Blog || Instagram: srtanath22

    ResponderExcluir
  45. Obrigada pelo coment. lá no blog, Rafa!
    Tenha uma ótima quarta!!!
    Beijos

    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Essa década foi a de músicas boas! Já as roupas....Deus me livre! kkkkkkkkk
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger