Moda anos 80 no Brasil

|


Já estamos na reta final da nossa volta pelos anos 80,como em outras épocas que já passaram por aqui, falamos sobre o cenário histórico, dos estilistas, dos modismos, beleza, moda brasileira e música.


Hoje chegou a vez de falar sobre a moda no Brasil, uma época bem ambígua em que o mundo estava inserido em uma forte onda capitalista em que dinheiro e poder marcavam o período e no Brasil enfrentávamos uma forte crise econômica e a redemocratização com a queda da ditadura militar.

A moda nacional teve influências de áreas e personagens não percebidas em nenhuma outra parte do mundo. São as particularidades nacionais que vamos ver agora.


As novelas e a moda

A moda é retratada e reproduzida nas novelas, ainda que espelhada pela ótica de figurinistas. Esses profissionais criaram várias manias e maneirismos, anteciparam tendências, além de criar coleções que ainda não se encontravam em lojas ou nas revistas de moda.

Com o imenso apoio das mídias, as peças e modelos criados nas novelas invadiram os guarda-roupas dos brasileiros em um comportamento tipicamente nacional. Foi através das novelas que a moda foi popularizada.

Entre as novelas que marcaram a moda nacional, tanto pelo enredo, manias e modismos foram: Roque Santeiro, com Regina Duarte vivendo a viúva Porcina, com turbantes e enormes bijuterias (figurino de Marco Aurélio); E Ti Ti Ti que mostrava a moda na visão de dois estilistas.


Quem também fez moda foram as apresentadoras infantis, sendo que Xuxa capitalizou o desejo de compartilhar seus figurinos com seus baixinhos, lançou a grife infantil O Bicho Comeu. As meninas eram vestidas como mini adultas, usando muitas penas, ombreiras, penduricalhos e rosa shocking. 

Em contrapartida lojas tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro apostavam em vestidos e aventais bordados, tudo muito tradicional e chique.




Culto às marcas

O desejo criado pelas marcas na década anterior segue nos anos 80 e os jeans, assim como a moda praia se fortaleceram como os mais importantes produtos nacionais. Zoomp de Renato Kherlakian e a Forum de Tufi Duek colaboraram para consolidar esse fenômeno e sucesso das marcas.



Publicações

A moda ganhou mais espaço e as revistas e publicações foram se adaptando a esse novo cenário, o destaque fica para a Claudia Moda, que teve a direção de Costanza Pascolato.



Ao fim de todas essas retrospectivas, fica a pergunta:


A moda copia moda?

É perceptível que sim. 

Segundo estudiosos da área, esse tipo de fenômeno tende a se repetir de vinte em vinte anos, em alguns casos podendo levar um tempo maior. Entretanto vinte anos é o tempo mínimo que o inconsciente coletivo leva para esquecer, descansar e renovar as mesmas formas e cores.


É curioso notar que o retorno de alguns modismos dos anos 80, mesmo que adaptados estão voltando à moda e caindo no gosto dos jovens que não viveram esse período. 


Espero que tenha gostado de mais esse passeio, desta vez em terras tupiniquins. Segunda-feira que vem, veremos as músicas, bandas e artistas que embalaram essa geração.


Até amanhã com Vilma e suas histórias.

Esperamos você.











Referências: História da moda no Brasil, Gilda Chataignier – A moda do século XX, Valerie Mendes e Amy de la Haye - Revista Claudia, acervo pessoal.

60 comentários:

  1. Adoreeei!!
    De tudo que vc mencionou, só lembro da Xuxa haha
    bjs, Rê
    www.garotasurbanas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela.
    Roque Santeiro foi um marco em Portugal não havia ninguém que não comentasse até o meu pai gostava de ver e é um bom exemplo dos exageros dos 80, especialmente a fantástica viúva Porcina. E hoja está a ver-se muitas tendências dessa época como as cores e alguns estilos, alguns até gosto.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, é isso ai.. a moda vai e volta e sempre vem repaginada...A viúva Porcina foi um exagero de moda, mas que funciona em alguns detalhes, adorei reviver tudo.

    Bjokas e uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Rafa sexta-feira estava conversando com uma amiga sobre os artigos que saem de moda e daqui alguns anos volta novamente...

    Falávamos de uma pulseira e anéis que são simbolo de rock e que eu usava por demais e um dia uma pessoa me disse que aquilo já tinha saído de moda e eu sempre ignorando opiniões desconstrutiva, usava e guardava... pois não é que as danadas voltaram. Então comentávamos que a moda é um ciclo, roda, esquecemos, mas depois volta ao mesmo lugar. Porém, com inovações para a época atual!!!

    Beijo grande e abraço apertado!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  5. Gente, Ti Ti Ti foi uma das novela mais gostosas que eu assisti! Gostei muito! E olha que eu só vi a regravação, imagino só a original o quanto era boa! :]

    Vem participar do sorteio que tá rolando no blog!
    ;*
    Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. não vi a primeira versão de TiTiTi ... já a Xuxa, eu fui baixinha dela sim!

    ótima semana!
    bjo bjo
    coisas de gi

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Rafa! Obrigada pelo imenso carinho lá no Blog, você é um doce. Amei o post! Me fez lembrar muitas coisas! Nasci em 1987, mas sou da época da Xuxa, que era minha paixão (novidade), gentem eu amaaava ela, não que não ame hoje, mas era uma febre, fui até no show dela, acredita? Tinha 3 aninhos, meu Pai fala que se eu não fosse nesse show eu ia ter um infarto. Hahaha! Repare que a moda volta, e como volta, vejo fotos de minha mãe, nessa época, com esses corpetes, tipo bustiê... era um arraso, e agora estão de volta! Amei tudo. Ahh, e o Roque Santero? Ahhh, meu sonho era ser a viúva Porcina, ela é muito chic. Hahaha! Tenha uma segunda abençoada.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  8. É verdade Rafa, a moda tá sempre voltando, como um círculo vicioso, porém sempre um pouco mais renovada, as mesmas peças mas com um ar diferente! E isso é gostoso de ser ver, pois tem peças maravilhosas que muitas vezes a gente deixa de lado por que "não está mais na moda" ! O bom é guardar mesmo, um dia só você vai ter aquela peça linda e que vai demorar um pouquinho para chegar no Brasil! Depois os homens reclamam que a gente tem muita roupa! Hehehe A gente tá guardando para uma próxima estação!
    Adorei o giro pelos anos 80!
    Beijos e ótimo inicio de semana!
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  9. A moda sempre se reinventando né?! Incrível! rs
    E esse penteado da Xuxa?? UÓ kkkkk

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa,

    quando lembro que já usei os turbantes enormes da Porcina, e só usava blusa prá dentro nas minhas calças da Forum e da Zoomp, só prá marca aparecer, dou gargalhadas de mim mesma. É muito bom relembrar tudo isso.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. As apresentadoras infantis eu viaaaaaaaaa
    amava a Mara maravilha hahaha

    Beijos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,a moda sempre voltando,inovando o passado!
    Eu lembro dessa novela, viúva porcina e seu coronel...eu vi no vale a pena ver de novo :)
    Achei super bacana a calça estampada ter voltado,só o top cropped que não vou usar né kkkk tenho barriga!!!

    ResponderExcluir
  13. Super legal o post!

    Nossa, lembro das makes da viúva Porcina, com sombra metade rosa e metade azul, hehehe! :D


    Beijão e bom início de semana!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adoreeeeei o post!
    É sempre bom ter referencias assim.
    Os anos 80, pra mim, marcaram muito! Foi quando a maquiagem começou a ser mais colorida e as roupas mais ousadas :D
    beijos
    www.seminovando.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!!! Nada mudou muito neh? As revistas de moda continuam com o mesmo formato! Nada se cria, tudo se inspira huahauahu!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann

    ResponderExcluir
  16. Amei!!!
    Não tem como pensar nos anos 80 e não lembrar da Xuxa!
    Hehehehe...
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Adoro Roque Santeiro:) Ótimas recordações dessa época na TV;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha uma boneca da xuxa que me dava medo rsrs
    Mas era uma boa época
    kisses

    ResponderExcluir
  19. Rafa, o seu blog é um dos melhores blogs que eu conheço. Tanto pelo conteúdo quanto pela organização das postagens...dá pra ver que é tudo pensado com muito carinho e profissionalismo. Vim dar os parabéns, de coração!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, procuro buscar assuntos e imagens interessantes, ganhei o dia com o seu comentário e da Anne, suas lindas =)

      Excluir
  20. Aaa e quem nunca se inspirou em uma novela hein? hehehe
    Sempre fazendo a cabeça dos brasileiros!!!
    Concordo com a colega aí em cima, seu blog é shoow!
    Bjoos

    http://www.annemartins.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post!
    O que foi moda uma vez, sempre volta!
    One Esmalte
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, esse ciclo da moda está voltando tudo!
    Acho bem legal, Bjs, Bia.
    Woman-decides | Já curtiu?
    @womandecides

    ResponderExcluir
  23. Ta voltando tudo, nunca mais vou doar minhas roupas rs.

    Ótima semana, beijos Marina!

    www.pararderoerunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nossa que post incrivel! Quanto mundou tudo né, ainda mais para melhor, principalmente a moda, mas daqui a 50 anos vamos dizer o mesmo e olhar p/ trás e achar tudo velho e até feio, rsrs! Beijão, beauty-habits.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafa, como foi o feriado?
    Ouvia minha mãe falar pra mim: quando eu era jovem eu tinha esse jeans, ou essa bolsa... eu sempre falava, por que não guardou pra mim, rsrs. Acho que é isso mesmo, moda inventa moda, e se o tempo mínimo é 20 anos a tendencia é eu falar a mesma coisa pra Aimêe ;) Boa semana Rafa.

    ResponderExcluir
  26. Oi Rafa, adorava a XUXA e a Mara Maravilha... ah saudade dessa epoca.

    http://garotadeconteudo.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Adoro essas postagens de volta o meu passado. Nasci em 78, portanto a década de 80 é muito presente na minha vida. Sobre as novelas amei a novela Brega e Chique, vc lembra? E Vereda Tropical. É claro que Roque Santeiro, Ti ti ti tb foram demais. Sobre as apresentadoras a Mara era a menos pior, porque a Xuxa só amordaçada. Que macumba é essa infantil, rainha dos baixinhos que nem pra lar como mulher fala. Deu pra notar que eu a odeio? Kkkkkkkkkkkkk como apresentador curtia o Sérgio Mallandro, mas aí a gente entra na década de 90? Não sei....só sei que ele era o melhor e inda tinha o topo Gigio....que eu amava. As revistas, me lembro dessa tb. Cláudia, super marcantes as capas ainda mais quando aparecia aquela modelo que morreu de overdose, Adriana Oliveira? Achava ela linda! E essas roupas coladas, calças coloridas ando vendo isso por aí....pleno 2012, além D engordar acho cafona demais, só aceito em crianças.
    Beijos,
    Lle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ela era linda mesmo! Agora foi vc que me fez ir mais fundo no túnel do tempo, rs.

      Excluir
  28. Amiga, parei de receber suas postagens por e-mail, poxa :(
    Mesmo assim vou continuar por aqui.
    Enfim hoje a Ingrid assistiu na escola uma apresentação de uma turma falando sobre a moda dos anos 80 (legal as crianças estarem estudando sobre isso, né?)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu não peguei essa época, mas certamente o que eu mais iria gosta era a moda cropper e as calças estampadas, fazem muito meu gosto!

    ResponderExcluir
  30. IFUDSOAHIFUSADH EU TINHA MUITAS ROUPINHAS DO BICHO COMEU!! Ok, mas eu nao sou dos anos 80 :~

    www.fashionforwho.com

    ResponderExcluir
  31. São mudas as neblinas nesta ilha
    É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
    Oiço o mar com os meus próprios dedos
    Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

    Parti e deixei no cais mil dúvidas
    Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
    Nesses dias bebi sofregamente a vida
    Nesses dias a minha alegria era incontida

    Uma radiosa semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  32. adoreiu
    tudo que esta relacionado aos anos oitenta me agrada

    mas a moda hein
    poderia ter falado mais d emusica rsrrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música fica para semana que vem, aguarde ;)

      Excluir
  33. Rfaelaaaaaaaaa menina do céu , eu viajo sabe , no tempo com tua pesquisa , minah infancia , ai que deliciaaaaaaa!

    quero sua visita

    www.adoro-pin-up.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Que saudades das novelas!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  35. Nossa é impressionante como a moda volta! adorei as calças floridas de novo por aqui..
    Beijos
    Tati
    www.romantiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Rafa, e ai conseguiu ver o filme???

    A moda nos anos 80 era um barato neh rs...

    Beijos
    www.chadatarde.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim... e se eu contar que choreeeeei sozinha, minha cara =)

      Excluir
  37. O bom é que nada sai de moda, tudo se renova :)
    Eu amo moda :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá Rafa! Faz um tempão que não passo por aqui! kkkk Nossa a Xuxa está parecendo o cão chupando manga, muito estranha. E muito interessante essa teoria de que a moda volta depois de um tempo. Curti.

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, senti sua falta, que bom que voltou ;)

      Excluir
  39. Adorei o post! A moda é assim, vai e volta...
    Beijos Rafa.

    famaandmoda.com

    ResponderExcluir
  40. Ahhh meninaaa! Eu sou uma grande apaixonada pelos anos 80!
    Morro de inveja de quem pode viver essa década maravilhosa na adolescencia!
    Nasci em 88, então não fiz grande proveito! =(
    Seu blog é realmente um looshoo! Ameeeei e já estou te seguindo! <3

    Beijinhooooos!

    www.makedamotociclista.blogspot.com.br

    www.facebook.com/Cat343

    www.youtube.com/tamiyasulista

    ResponderExcluir
  41. Ah Rafela vc está arrasando nos post anos 80 , lembro de muitas coisas e adorava Roque Santeiro a viuva Porcina era tudo !!!
    Beijos Patricia
    patriciajorge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Ainda não era viva, mas conheço bastante coisa ai do post!
    Adorei =)

    beijão
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  43. Adorava o programa da Mara Maravilha.

    E top cropped e calça estampada- olha a fonte anos 80.
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Rafaela bom dia!!! Passando para conhecer seu blog,gostei muito vou ficar por aqui,me faça uma visita e tbm me siga.Trabalho com enxovais bordados em ponto cruz. http://enxovaisempontocruz.blogspot.com.br/

    Gostei muito desse post aqui sobre os anos 80,parabéns!!

    bjkss

    ResponderExcluir
  45. Rafaela,
    Xuxa nessa época era o auge!
    Como eu gostava!! Minha mãe conta que todo dia quando a Xuxa ia embora e entrava naquela nave eu chorava. Todo dia!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  46. Me lembro de usar a marca da Xuxa!! Queria ter nascido no final dos anos 70 e vivido essas décadas....

    ResponderExcluir
  47. Saudades da minha infância...
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir
  48. Cresci nos anos oitenta e adorei a recordação. Lembra do Balão Mágico? abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  49. Humm anos 80. Acho a década bem extravagante.
    Mas até que eu gosto, sabe?
    Viúva Porcina, clássica.
    Beijos e boa semana <3

    ResponderExcluir
  50. A melhor época, né?? Deu muita nostalgia lendo este post. E olha o tanto de coisa voltando a moda. É tudo cíclico mesmo. bjuus

    ResponderExcluir
  51. Foi a melhor época que já teve ate hoje,tinha cores!Hoje e tudo cinza!!
    Trago o que posso de la para nossa época
    Bjoo
    Tais Martins

    ResponderExcluir
  52. Bom acabei de comentar aqui...
    Mas não apareceu p mim se ele foi ou não...
    Vai esse para confirmar...
    Bjoo
    Tais Martins

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger