ENQUANTO ISSO NO BRASIL

|


Ahhh os anos 80 (suspiro). Década que só pude aproveitar mais tarde, graças à herança dos meus irmãos nascidos antes de mim. Nasci no finzinho, em 87, mas sinto como se eu tivesse vivido cada momento dela. 

Vamos falar de algo que vai deixar muita gente mais nostálgica ainda? Vem comigo e vamos ouvir (de novo) o Brasil dos anos 80.




Anos 80: MPB se consolidava junto com bandas/cantores do pop e do rock nacional, pudemos apreciar Legião Urbana, RPM, Engenheiros do Hawaii, Ultraje a Rigor, Titãs... e a lista segue.  

Em se tratando de artistas solo, tivemos o fenômeno chamado Simone, a maior vendedora de discos de toda a década e a primeira cantora a lotar sozinha um estádio (Maracanãzinho, 1981). 

E também a primeira cantora a lançar um disco com tema natalino no país, em 1995 (e foi aqui que eu conheci Simone e seu 25 de Dezembro). Quase a nossa Madonna hein (falando em números e recordes) [risos].


 


Mas vamos seguindo que a lista é para mais de mês. Nessa década iluminada, tivemos o prazer de ter em nossas rádios, ela, a maravilhosa Elis Regina, considerada a melhor cantora brasileira de todos os tempos. 

Elis se aventurou por muitos estilos, MPB, Bossa Nova, Rock, Samba e Jazz, mas sua voz, presença de palco e personalidade eram o que mais chamavam a atenção.



Num especial reprisado na TV Cultura, lá estava ela, sentada e cantando, assim mesmo, em preto e branco. Não precisava de mais nada, minha atenção havia sido capturada e quando me dei conta, passaram-se horas e lá estava eu pedindo para ouvir tudo de novo.  

Ela nem faz força para cantar, a voz simplesmente sai. Como nossos pais, O bêbado e a equilibrista e Casa no campo figuram entre as minhas favoritas, mas sempre que ouço seu nome, vem à mente essa interpretação:



E quem aqui curtia Elba Ramalho? Uma representante do Frevo, Xote, Baião, Forró... o Nordeste em música.

Devo confessar que a única música que ouvi por muito tempo, foi dos anos 90, tema de um casal numa novela em que ela cantava “Sou rosa vermelha, ai meu bem querer, beija-flor sou sua rosa, ei de amar-te até morrer”. 



E também sempre lembro de “estou de volta pro meu aconchego”... ah as novelas antigas também era legais. O que eu mais gosto mesmo, é dessa Elba “locona”:



E quem nunca foi chamado de “cabelo de Elba”? Eu já, graças aos meus cachos super juba de rei leão.

Agora é falar da minha querida Maria Bethânia, cuja voz doce me enfeitiça e me faz querer ouvi-la mesmo se cantasse “atirei o pau no gato”.


Quando criança, eu fui encantado com a faixa Brincar de Viver lançada em um LP de 1983, Plunct, Plact, Zuuum, um programa musical infantil. Nunca esqueço quando na primeira série do fundamental, analisamos essa música em uma matéria que agora eu não vou lembrar o nome. 

Fecha o olho e vem comigo!


 

Já que agora estamos nesse clima infantil, que tal relembrar da Turma do Balão Mágico?! Programa infantil liderado por Simony, Fofão, Cascatinha, Tob, Mike, Jairzinho, Luciana, Marcelinho, Marcinho e Ricardinho. Os mais famosos, claro, Simony, Mike, Tob e Jairzinho. 

Êta saudade!



“Canta canta essa canção, são quadrinhas e um refrão”





E como não falar da ousada Gal Costa?! 



Jamais me esquecerei de quando essa doida cantou “Brasil, mostra a sua cara” e nisso ela tira os seios pra fora e só faltou rodopiar.



É claro que nem todos os citados acima surgiram nos anos 80, são artistas que tiveram o seu auge ou ao menos muita repercussão na década. Principalmente porque antes disso, tivemos a Ditadura Militar, que não permitiu que muitos se expressarem como deveriam desde o começo, mas que deu muito caldo para saírem berrando aos quatro ventos tudo o que estava preso. 

A citar, o seu LP Profana, lançado em 1984 e com um baita selo na capa avisando de faixas censuradas, e eu como adoro um bafão, tratei de ouvir o LP quando tive a chance.


Com uma capa que eu acho esquisita e simplesmente linda, o disco traz hits como Chuva de Prata, Nada mais e a censurada Vaca profana.



Muita coisa (boa) ficou de fora, mas nosso tempo é curto para fazer uma varredura completa pela década de 80. Citei poucos (e alguns dos meus favoritos), e desculpem se deixei os seus de fora, mas podem comentar à vontade sobre os que eu não citei aqui. 

Com essa pérola eu me despeço.




Nos vemos na semana que vem com mais mundo Pop, que como vocês bem sabem, não para de girar, eu é que resolvo fazer uma pausa para que a gente não fique tonto.


Aproveite o feriado, o blog volta segunda-feira totalmente curado da ressaca pós-feriado, ou não.


Divirta-se!



P.S.: Acharam que eu esqueci da DEUSA-MOR?! Claro que não, dá o play e tenha uma ótima semana e feriado!














Referência: pt.wikipedia.org Imagens: biografiasimone.blogspot.com/ musicabrasileira.org/ passeandopelocotidiano.blogspot.com/ cifrantiga2.blogspot.com.br/ onordeste.com/ musicasinfantis80.xpg.com.br/ kboing.com.br/ siricutico.wordpress.com/ lobal.com.br

49 comentários:

  1. Gente, que saudades do balão mágico! :D


    Beijão!

    izabellaniquito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu piro com essa postagem! Minha alma musical é da década de 80... cada banda, artista, música que vinha sendo citado, eu suspirava e corro pra minha play list pra escutar. Demais hoje!!!

    Tudo que foi citado acima, eu assino embaixo. Não tem nada que eu modifique... vozes presentes na história e no meu coração.

    Beijo no coração!
    Muita paz em sua vida...
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, acompanhei mais as músicas internacionais do que as nacionais dos anos 80! Lembro (claro!) de todos estes, acompanhei várias músicas, mas como nasci da metade pro final dos anos 80 acho que não era muito meu gosto musical! hehe

    Beeeijooos e ótimo feriado!

    re-becah. blogspot.com. br

    www.youtube. com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  4. Porque eu não nasci nessa época? kkkkkkk adoro os cantores e bandas, muitos talentos =)
    Bjs

    www.mademoisellebahia.com

    ResponderExcluir
  5. Ahh nasci no fim tbm, em 89, entao n curti mt isso ai..
    Bjs
    http://www.queromoda.com/

    ResponderExcluir
  6. Meu queridinhos da época: Elis e balão mágico!!!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rober,

    que legal, amei rever tudo isso, como sou cinquentona vivi tudo isso intensamente. Seu post está excelente.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, ótimas recordações e músicas lindas;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bom eu era nova nasci em 82.o que eu lembro e gostava muito era balão magico...já os outros não sou muito fã não!
    Lembro que minha tia gostava da Simone,mas eu nunca gostei muito dela.Eu acho chiq quem gosta dessas musicas,mas não consigo gostar.

    ResponderExcluir
  10. Eu nasci em 86, mas consigo me lembrar do balão mágico, era fã da simoninha hahaha
    A outra Simone, eu lembro daquela música de Natal dela, meu deus como tocava final de ano, fala sério hahauhauaa
    Adorei o post, lembranças boas e ruins rsrs
    Beijos!
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não nasci em 80 mas como música boa nunca morrerá, quem nasceu bem depois hoje também curte as músicas daquela época! E que época boa, verdadeiros músicos eram lançados e músicas boas existiam de verdade. Hoje são poucos que salvam.

    Beijinhos!
    http://meiosdiasgastos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MeiosDiasGastos

    ResponderExcluir
  12. Como não amar os anos 80 hein... gente revivi muitas lembranças com essas músicas, claro algumas por terem sido praticamente eternizadas. hahaha quando vi balão mágico, no auge da minha infancia, fui num show deles que teve aqui na cidade, foi no estádio de futebol, ficou marcado pra mim!!!Minha prima foi no hotel onde eles estavam hospedados e conseguiu um autografo da Simoni, eu copiei a assinatura na capa do meu disco, inveja branca, rsrsrs. Ah, e a Rosana, eu cantei muito essa música, kkkk. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  13. Sou muito, muito fã da voz de Elis Regina. Melhor intérprete do país, sem dúvida!! Balão Mágico...saudade eterna!! Gal e Bethania embalaram muitos domingos meus porque meus pais eram fascinados por MPB!!! Tudo de bom o seu post!!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ser dos anos 90, já ouvi alguns dos que você citou! :D
    Beijos, beijos.

    http://queridaga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi e gosto de alguns, apesar de ter nascido um pouco depois!
    minha Mamãe vai gostar deste post, vou mostrar a ela!

    Beijos, bom feriado!
    http://sobremakesebalancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro seus resumos...
    Daí conheço todos de nome, mas não me apeguei a nenhum! Curto Balão Mágico =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nasci bem depois, aliais no final já dos anos 80! Não sei quase nada da vida de nenhum cantor, acho q só tinha uns 2 lp´s do balão mágico! Beijos, apostacertablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bem legal!
    Desses, eu ouvia Elba, super animada!
    Adorava Legião Urbana, RPM, Engenheiros do Hawaii, Ultraje a Rigor, Titãs.
    Adorei a resenha!
    Beijo!

    http://tengavolantes.blogspot.com.br
    http://tengadocumentacion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Até peguei uma parte dessa época, mas não cheguei a me apegar muito a nenhum desses aí não... rs
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. COMO UMA DEEEEUSAAA.. hsuahusa Tenho um vídeo de um amigo meu cantando isso!

    Simone (pelo menos no Natal) e Balão Mágico marcaram minha infância. Gostava de ouvir as minhas FITAS deles.

    Baci!
    Cowgirls from Hell

    ResponderExcluir
  21. Nosso lindo balão azul. Adorava o balão mágico. abraço e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  22. Também peguei um pouco de tudo *-*

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  23. Legião Urbana e RPM, nossa já ouvi muuuuito, amava!!!
    Adooro seus pots! :)
    "Como uma deeeeusa, vc me mantéeeem... e as coisas que vc me diz, me levam aléeeem!" (8) HAHAHA, nossa ooouvi muuuuuuuuuito também!
    Beijos.
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Como é bom reemlembrar os anos 80, nada atual pareceu com o que tinha nessa época.Excelente post..beijos
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  25. Pimentinha...Fiz um documentário sobre a Elis o ano passado, que fase boa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Desses o que mais gosto é Elba, adoro escutar suas musicas antigas!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  27. Só conheço as musicas do balão mágico, que era o vicio da minha mãe! haha.. bjj

    ResponderExcluir
  28. Nasci no início da década e tive asorte de ter um irmão mais velho que me influenciou muito... Meu favorito da era 80 foi cazuza!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir
  29. Pior, olha os cortes de cabelo! super Armado. rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Hehehehe acho divertido esses posts pq a gente vê o estilo, os penteados e tudo mais da época hahahahha. Muito bom! Bjo!

    ResponderExcluir
  31. Muito boas recordações dessa musicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  32. boa tarde!
    que maximooo, adorei esse post haha
    beijos, bom feriadao!

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de ter nascido nos anos 80..
    Adoro a Maria Bethânia e Gal Costa.

    Beijos, Rafa!

    ResponderExcluir
  34. Balão Mágico <3
    Ótimo post!
    Beijos Rafa.

    famaandmoda.com

    ResponderExcluir
  35. Adorei relembrar os anos 80 rs (:
    Excelente post!

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  36. Balão mágico a gente houve até hoje né?!
    haha adoro voltar ao tempo e lembrar de tudo isso :)

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  37. Nossa, nem peguei essa época, nem era um espermatozoide ainda =x
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Os anos 80 consagrou o Brasil !

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Adorei o post, balão mágico, escutava o vinil deles, pulando :) adorei, como uma deusa você me mantém e as coisas que vc me diz, me levam alééém, musica muuuito boa

    ResponderExcluir
  40. Viva os anos 80. Ainda me lembro bem, rs.
    Olha o balão mágico aí,rs. E que cabelo era esse da Elba Ramalho.

    Rafa eu descobri, a atualização do seu blog foi para o spam. Agora já tá tudo certo
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Não participei dessa década,mas assim como vc,tive a sorte dos meus irmãos me passarem ;)
    kiss kiss ♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. minha mae conhece todas shaueasuehasu

    beijo
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Realmente só vejo falar bem dessa época.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  44. Balão mágico eu ainda escutei um pouco hahahaha

    Post novo no blog,com vestido de coração, passa lá *-*

    Bjooos!

    www.blogdamaanuh.com

    ResponderExcluir
  45. Infelizmente não peguei nada dessa época, mas essas músicas e cantores devem ser apreciados até hoje. Olhando esses posts é que a gente se pergunta o que aconteceu com a música?! Nos anos 80 tão boa... e hoje em dia...

    Beijoos,
    Fashionista Loves

    ResponderExcluir
  46. Muito bom conhecer um pouco mais dessa década falando em Brasil!
    Também me sinto meio Elba as vezes, graças aos meus cachos! ...hehe

    ResponderExcluir
  47. Que saudade de Balão Mágico ahahahahahahahaha

    =*
    bom fds!

    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger