Bandas Brasil – anos 80

|




Se lembrarmos do som do Brasil nos anos 70 (reveja aqui) aquela foi uma época marcada pela ditadura e fora a Jovem Guarda, Rita Lee e Raul Seixas, os outros artistas faziam músicas politizadas, contestadoras, o que recebeu o nome de música “panfletária” e nos anos 80 os jovens pediam por novidades e assim surgiram as novas bandas.

Decidi nesse post não colocar os vídeos, mas as coloquei os links nos nomes das músicas, se tiver tempo e curiosidade de rever, clique e veja o vídeo.




Ira: A banda lançou seu primeiro álbum em 1985 e a cada lançamento emplacava inúmeros sucessos, incluindo uma música para abertura da novela da Globo: O OutroFlores em você.

A banda nunca parou totalmente, entre trabalhos individuais do guitarrista Edgar Scandurra e do vocalista Nasi, a banda sempre surpreende os fãs de tempos em tempos.





RPM: Vamos esclarecer de uma vez por todas o que significa o nome da banda pelo menos pra mim que sempre confundo, foi inspirada em 45 rpm (rotações por minuto), entretanto o rotações foi substituído por revoluções, então o nome da banda é Revoluções Por Minuto.

A banda é de 1985 e seu primeiro disco foi tocado a exaustão com os sucessos: Olhar 43, Rádio Pirata, Louras geladas. Em 1986 já eram considerados megastars e se tornaram rapidamente um recorde na indústria fonográfica.

Cansados de toda a loucura o RPM resolveu dar um tempo, voltou em 1988 sem o mesmo sucesso de antes e após esse álbum a banda encerrou seus trabalhos e só voltaram em 2002 para um CD ao vivo.





Titãs: A banda foi formada em 1982, porém o primeiro disco veio em 1984 com o sucesso Sonífera Ilha. Em 1986 se consagraram como banda e compositores com o disco Cabeça Dinossauro.

A música flores em 1989 ganhou um prêmio da MTV Americana como o melhor vídeo de rock da América Latina.

A banda nunca parou, entre as saídas de seus componentes para trabalhos solos, continuam na ativa como uma banda consagrada do rock nacional.





Ultraje a Rigor: Uma banda com letras bem humoradas e de influências como surf music e jovem guarda dos anos 60, emplacou inúmeros sucessos como Inútil, Ciúmes, Marilou, entre muitas outras.

A banda surgiu em 1983 e seguiu com inúmeros sucessos até o início dos anos 90 quando passou por algumas mudanças como troca de integrantes e mudança de gravadoras, entretanto a banda continua na ativa até hoje.





Barão Vermelho: A banda é de 1981, entretanto ganhou projeção com o álbum de 1983 com a música Pro dia nascer feliz e seguiu com sucesso nos próximos discos como: Bete Balanço e Maior Abandonado.

Em 1985 se apresentaram no Rock in Rio e em seguida o vocalista Cazuza deixou a banda para se dedicar à carreira solo. Quem assumiu os vocais foi o guitarrista Frejat que seguiu com outros sucessos como Pense Dance. O Barão segue firme na estrada até hoje.

Cazuza: Seguiu com inúmeros sucessos entre eles: Exagerado, Codinome Beija-Flor, Ideologia e Brasil consagrada na voz da Gal Costa. Cazuza continuou gravando e se apresentando até a sua morte em 1990.





Blitz: O primeiro disco de 1982 já saiu com um grande sucesso: Você não soube me amar e uma curiosidade – o disco teve duas músicas censuradas e a gravadora para não perder a prensagem dos mais de 10.000 LPs, riscou as duas últimas faixas e assim elas não puderam ser tocadas.

A banda seguiu firme e forte até 1984 quando a banda se desfez e Evandro Mesquita seguiu carreira solo e retomou a profissão de ator e Fernanda Abreu também seguiu carreira solo.





Kid Abelha: Banda de 1982 surgiu com o nome Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. O primeiro álbum trouxe o sucesso Pintura íntima, Fixação, Como eu quero, entre outros.

Em 1985 o baixista Leoni deixou o grupo para formar outra banda: Heróis da Resistência. Em 1991 a banda simplificou o nome e ficou como conhecemos hoje, apenas Kid Abelha.

A banda esta na ativa até hoje.





Paralamas do Sucesso: Banda formada em 1982 tinha no vocal Ronel e Naldo, Herbert só tocava guitarra. 

Tempos depois os dois vocalistas saíram e Herbert assumiu os vocais e seguiram com inúmeros sucessos entre eles: Óculos, Meu erro, Romance ideal, Alagados, Melô do marinheiro e Você – regravação de Tim Maia.

A banda continua na ativa até hoje.





Legião Urbana: Difícil falar da minha banda de rock nacional favorita, vou tentar ser sucinta. O primeiro álbum é de 1985 com os sucessos: Será, Geração Coca-Cola e Ainda é cedo. Depois do primeiro lançaram mais 3 álbuns que são considerados clássicos do rock nacional.

O álbum Dois de 1986 (meu favorito) trouxe os sucessos Eduardo e Mônica, Tempo perdido e índios. Depois vieram outros hinos como: Que país é esse, Faroeste caboclo, Eu sei, Há tempos, Pais e filhos, Meninos e meninas.

Infelizmente a banda terminou com a morte precoce de seu vocalista Renato Russo em 1996, mas continua viva na memória de uma geração inteira, por ser a maior e mais incrível banda dos anos 80. #prontofalei.





Sepultura: Surgiu em 1983 e colocou o Brasil no mapa do metal. A partir do segundo disco a banda começou a ganhar espaço fora do país e em 1989 assinaram com um selo holandês e se estabeleceu nos anos 90 como uma das melhores bandas de metal da década.

Em 1991, a banda tocou no Rock in Rio II e logo depois, lançam o álbum Arise, que vendeu cerca de 160 mil cópias nas primeiras oito semanas. Esse é considerado o melhor momento do Sepultura.


Apesar de alguns desentendimentos entre os membros da banda, o Sepultura segue firme e forte até hoje.




Outros artistas: Lobão, Lulu Santos, Marina Lima, Rosana, Sandra de Sá, Sidney Magal, Wando, Guilherme Arantes, Silvinho, Leo Jaime, Pepeu Gomes, Roupa Nova, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Fabio Junior, Biafra, Gilliard, Djavan, Fagner, Joana, Tetê Espindola, Zizi Possi, José Augusto e Fausto Fawcet.


Deixei vários artistas e bandas de fora, uma pena, o post já esta enorme, mas entendo que o tempo de quem visita blogs é diferente de quem está fazendo uma pesquisa profunda sobre o assunto.

Espero ter passado a essência das bandas brasileiras nesta década.


Até semana que vem com mais história da moda, os principais modismos e lançadores de moda no Brasil e no mundo.



PS.: Lembrei dessa música aqui, me diga se você conhecia ou lembrava dela, kkk.













Referências: Livro, Almanaque do Rock, Kid Vinil, Ediouro. Site: pt.wikipedia.org

55 comentários:

  1. Ai eu nem era nascida ainda, mas lembro de muitas músicas dessas na minha infância hehe
    adorei o post!
    Beijinhos, Rê
    www.garotasurbanas.wordpress.com
    www.twitter.com/garotasurbanas1

    ResponderExcluir
  2. Amo o rock nacional
    ele nasceu e cresceu nos anos 80
    ainda podem ter bandas boas
    e tem, mas são todas pontuais, nada como aquela decada

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafaela.
    Lembro-me de alguns e gostava de ouvir. Lembro bem de Roupa nova e fafa de belem entre outros. Boa musica nessa época.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Rafa eu piro com essas postagens do rock nacional! Essas bandas são tão vivas no meu coração, esculto todas e mais as que você citou. Cada banda que passava dizia: essa é perfeita... não, mas essa é mais perfeita... não, mais a composição desse cara é demais! Heheheh. Assim eu piro.

    Até hoje os anos 80 é presente na minha vida, em forma musical!

    Beijos no ♥!
    Um lindo e iluminado mês.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Que saudade né?!Musicalmente falando, os anos 80 era bem melhor que hoje em dia.
    Por nostalgia irei me jogar em Paralamas, kid abelha, ira e titãs hoje.
    Boa semana. Beijos!
    http://www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
  6. Amo cada uma das bandas... muitas fizeram parte da minha adolescência e me trazem ótimas memórias : )

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoravaaa sepultura quando era sepultura :D (sem nenhum dos cavalera não é mais sepultura... rs) :D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
  8. Rafa com certeza essas foram as bandas da minha adolescência que foi até os 25...rs

    Acho que a que mais curtia era os Paralamas!

    Mudando de assunto...amiga vc é uma linda obrigada por estra sempre lá no blog e pelo comentário de que emagreci...ganhei meu dia...kkkkk

    bjks

    ResponderExcluir
  9. Adoreiii, muita coisa boaa né *---*
    Beijos/DDC♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa!

    Nossa, qto banda boa! A maioria delas ouço até hj, principalmente o Kid Abelha!
    Olha, acho que esse época foi extremamente frutífera pra música nacional, pois muitas dessas bandas continuam firmes e fortes até hoje!

    Beijão e bom início de semana!

    http://izabellaniquito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu curto o gosto musical dos anos 80. Não sei mas pra mim o Kid Abelha era dos anos 70. Pelo visto estou errada, mas ainda tenho umas músicas deles por aqui

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. gosto de todas... fui ao show de algumas delas!!

    boa semana!
    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,
    Nasci no finalzinho da década de 80, mas acabei curtindo barão vermelho por conta do cazuza, e a blitz por ser bem engraçada. Mas os anos 80 aqui no Brasil, foi a década da rock hein! E sou fã de titãs até hj!
    ótimo post,
    Bjos,
    Thá

    ResponderExcluir
  14. Legiao urbana, minha banda referida. çque falta faz o Renato Russo.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Conheço todas e adorooo, SHow do titãs e paralamas é mt bommm.
    Bjs
    http://www.queromoda.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, mulher!
    tirando o Sepultura, que não sou muito fã, o restante me marcou muito e marcou minha adolesc~encia e fase adulta e marca até hoje porque todos eles sobreviveram, e muito bem, e ainda fazem sucesso!!!
    AMO!

    ResponderExcluir
  17. Uoool, começar a segunda-feira já ouvindo esses sucessos é maravilhoso.
    Sou hiper fã do RPM, graças a minha mãe. Nasci um pouquinho atrasada, sou de 95 então não sei BEM como era essa época, mas minha mãe mim conta muita coisa... sério. Adorei o post rafa, amei amei amei!

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa... só coisa boa heim.. até hoje escuto muito Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso.

    Bjos

    www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
  19. e algumas delas fazem sucesso até hoje!

    ResponderExcluir
  20. rafaa *-* eu sempre sou distraida também ;s aahuahuha

    adoro essas coisas de recordar e música então, é muito bom :DD

    é esquisito, essa música do IRA, não é tão diferente, eu já ouvi em algum lugar ;s ahuahua
    Ahh, mas RPM é demais :DD (mesmo eu só sabendo o significado da siga agora ahuahua), eu adorava Olhar 43 (que eu ouvia pelo KLB ;s), rádio pirata eu conhecia, e to ouvindo Louras geladas, é demais *---------*

    Titãs é bom também em ? :D sonífera ilha é demais, mas eu não conhecia essa cabeça dinossauro ;s

    Ultraje a rigor, eu sei quem é, mas só conhecia essa música ciúme :D

    Não sabia que o cazuza era de uma banda antes de ser solo :D e essa bete balanço, eu já ouvi muito ;s acho que a minha mãe ouvia ahuahuaa
    e cazuza sensacional né? :D exagerado e codinome beija-flor é muito lindo :D


    ahh, blitz!!!! e kid abelha já é da minha "época" ahuahua não sou tão velha, mas eu lembro :D
    Você não soube me amar, eu canto até hoje e fico enlouquecida quando toca em formaturas ahuahuahua

    e kid abelha, com a música como eu quero era demais!
    Paralamas do sucesso eu ouvia algumas músicas e Legião Urbana também ouvia algumas músicas!
    Sepultura eu nunca ouvi ;s

    Capital inicial, Djavan e Roupa nova, são os que eu mais ouvia, quando eu tinha idade, minha mãe tem até um cd dos anos 80 :D ahuahuah

    adorei o post rafa! me delicie ouvindo as músicas, acho que vou lembrar um pouco de Olhar 43 :DD

    beijinho :*

    ResponderExcluir
  21. Nem sou tão fã da época oitentista brasileira, das bandas que você citou gosto do Capital e demasiadamente do Sepultura. Acredita que tenho o primeiro CD deles que é uma versão rara e com faixas bônus? u.u

    Baci!

    Cowgirls from Hell

    ResponderExcluir
  22. Noossaaa Legião (preferida) era uma banda que fez parte da época de faculdade, só lembranças boas, apesar das letras serem muitas vezes melancólicas!! Barão Vermelho, adooro até hoje! E as baladinhas do rpm e paralamas??? muito bom. O pessoal quer que o Paulo Ricardo venha para uma das festas dos anos 80 que rola aqui uma vez por mês, mas eles só quer vir se for pra cantar músicas do álbum novo??!!! ele não tá entendendo, kkkk.
    Kid Abelha, ouvi muiiito, mas me decepcionei no show que fui, eles eram muito frios com o público.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  23. Muita banda boa e que até hoje fazem muito sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  24. tem mta bada forte brasileira dos anos 80 ne?? adoooro!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Adoro várias, Titãs, Kid Abelha...

    beijos.

    ResponderExcluir
  26. AMEI esse post! Sou fã de quase todas as bandas, em especial, dos Paralamas! Boa semanaa!!!

    ResponderExcluir
  27. Rafa que nostalgia boa, apesar de nascer no fim dos anos 80 ainda lembro de algumas coisas que passaram na minha infância-- você não soube me amar, nossa muito bom-blitz! Amo titãs, delícia de escutar, kid abelha, amei seu post, beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Não nasci na época mas curto muito essas bandas, não existe mais rock hoje como antes! adoro legião, raul seixas, titãs , capital inicial nos dias de hoje!! adorei o post! bjus http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adoro todas, sou apaixonada por rock nacional dos anos 80, é bom deeeemais :) Mas, claro que tenho uma predileta... Legião Urbana é amor.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  30. Rafa, os anos 80 foram o auge do rock nacional. Adoro todas as que vc mencionou, menos o sepultura porque é hard demais pra mim! Rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  31. Eu tive que escutar a música do Afrodite, não conhecia, mas gostei, tem uma menina parecida com a Debora Falabella no vídeo O.o
    Das bandas dos anos 80, ou final deles eu sou fã até hoje de barão vermelho, Legião, paralamas s e Capital!
    Toda vez que escuto Blitz eu me divirto hehe
    Mas nunca gostei de Ira, Titãs....=s
    Sei lá, eu sei que eles são ótimos, mas não me atingem sentimentalmente jauhauhauhaua

    Adorei o post, como sempre uma aula de históriA!!!!

    Beijos e uma semana iluminada!
    Vivi Becker
    http://maniadeguria.com.br

    https://www.facebook.com/pages/Mania-de-Guria-por-Vivi-Becker/128315517238626?fref=ts

    ResponderExcluir
  32. Ahhh deu saudade dessas bandas maravilhosas:) Adorava a Blitz;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  33. OMG! Só banda boa. Das citadas acima, só não curto Sepultura, mas curto Cavalera hehehe, fazer o que, moda né? Renato Russo e Cazuza *.* meus deuses....Beijão <3

    ResponderExcluir
  34. Oi Rafa,

    curti demais todas essas bandas, essa década foi muito rica e até hoje não se repetiu tempos assim. O quê que ela tem que eu não tenho, uru.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  35. Só conheço Titãs e Sepultura... mas estes posts são muito bons porque assim posso aprender ainda mais sobre o Brasil e neste caso a música brasileira dos anos 80 :)

    ResponderExcluir
  36. Nossa eu lembro que quando tinha uns 13 ou 15 anos hahaha fui em um show do RPM kkk, faz tempoooooo .. oh god!
    Muitos grupos são sucesso até hoje, clássicos :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderExcluir
  37. Cara tem a Legião Urbana e o Titãs na época precisa de alguém mais? Adoro várias do post!
    Beijos Rafa.

    famaandmoda.com

    ResponderExcluir
  38. Tem uns aí que eu gosto muuuuito! :D São músicas que te desligam de tudo! Amo!
    Beijos, beijos.

    Visite: Querida G.A.

    ResponderExcluir
  39. Gosto de todos, minha infância foi escutando muito eles. O unico que eu tiro que não aguento mais escutar é o Blitz... rsrs! Beijão, beauty-habits.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Melhor eu assumir... não conhecia nenhum!
    Poxa estou mesmo por fora dos melhores sons :(

    ResponderExcluir
  41. Vou confessar conheço todas !!!!!!
    Foi um auge nos anos 80 e até hoje são sucesso absoluto....bjs
    Patrícia
    patriciajorge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. GOsteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :D \o musica <3
    Onw blog linda hein :D Eu aqui de novo, porque amo esta aqui, reparou rs

    Eai anjo qual é a nova? e o final de semana??

    Hoje tenho entrevista fofo, com um menino lindo lá no blog bora ver??
    http://estilloetendencias.blogspot.com.br/2012/12/entrevista-exclusiva-com-vitor-amoretti.html

    Anjo preciso da sua ajuda, se caso você já curtiu bacana muito obrigada se não por favor curtir a Page do blog?
    Preciso conseguir 600 curtinda para fecha um videolog para o blog, bora me ajuda por favor?
    curta https://www.facebook.com/pages/Blog-Maah-Music/143057999137491?ref=hl

    Obrigad apor fazar parte do meu sonho e do meu blog, espero sempre te ve lá porque sempre estarei aqui <3

    ResponderExcluir
  43. Apesar de ser do final dos anos 80 e não ter vivido essa época, adoro absolutamente TODAS essas bandas que você postou!

    Beijos!
    Viva Beleza
    Fan Page Viva Beleza

    ResponderExcluir
  44. Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
  45. Eu curto muitas musicas desta época.
    bjos

    ResponderExcluir
  46. Muita coisa boa!!! Ouço até hoje muitas dessas bandas!

    ResponderExcluir
  47. Essa década foi muito boa. Gosto demais até hoje de légião e kid abelha. Eles não passam nunca.
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. (comentei antes mas acho que não foi pq a net aqui não tá mto boa hahaha)

    essa época é super da minha mãe, então eu conheço várias músicas dos anos 80 pq ela ouve até hoje!! hahahaha
    beijos :*

    ResponderExcluir
  49. Peguei bem o finzinho ( e claro não lembro, mas algumas tocam até hoje!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/2012/12/mais-selinhos-uobaaaaa.html

    ResponderExcluir
  50. Como as musicas eram boas antigamente neh!

    Beijos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  51. Ai pra mim foi uma das melhores épocas músicais no brasil, as bandas eram diferentes uma das outras, não era mais do mesmo como hoje!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  52. Eeeeei Anos 80... adoro estou sempre ouvindo alguma música dessa época, acho que porque marcou muito minha vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  53. Acho que uma geração igual a dos anos 80 nunca mais existirá! Apesar de não ter vivido essa época, percebo que essa foi a melhor, época de grandes artistas, grandes ídolos, música de qualidade, juventude antenada, inteligente, que lutava pelo que acreditava e tal, muuito diferente do que vivenciamos hoje! Tai, você citou tantas bandas que meu Deus, que saudades! Algumas ainda estão ai mas, outras infelizmente já não existem mais como Legião ( esses dias fiz um post no meu blog sobre um show que fui de Detonuatas e comentei isso lá no post, que só fico triste de saber que não terei como assitir a um show de legião e do saudoso Renato Russo)! Todas essas bandas que você citou eu conheçoo e adorooo! Todas bandas de músicas de qualidade! Diferente de hoje onde a maioria curte é o : Tchê, tchererê, tchê, tchê tchererê, tchê, tchê...


    Viva os anos 80!!!!!!

    Rolando sorteio lá no blog Rafa, passa lá depois>
    http://achadosdabrunna.blogspot.com.br/2012/12/super-sorteio-de-1-ano-do-blog.html

    ResponderExcluir
  54. Adoro quando vc relembra as músicas antigas, rs.. eu era super fã da banda IRA, amei o post! beijos'

    ResponderExcluir
  55. Cresci com meu irmão fã da maioria dessas bandas, e com ele, virei fã deles tb, como do Legião Urbana. Som bom! bjsss

    ResponderExcluir

Comentários serão respondidos em seu site ou e-mail.
Propagandas de blogs e sorteios serão excluídos.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Rafaela. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger